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Aplicação de modelagem física na avaliação da segurança e eficiência de sistemas de amarração de navios

RESUMO

Para que a movimentação de carga seja realizada de forma segura e eficiente, os terminais portuários devem proporcionar condições favoráveis de abrigo, evitando assim a movimentação excessiva das embarcações atracadas e mitigando os esforços sobre os cabos de amarração. No entanto, terminais, nos quais a influência de ondas, ventos ou correntes proporcionam condições adversas para manter uma embarcação atracada, precisam dar atenção especial ao sistema de amarração dos navios, por meio de estudos que garantam a eficácia do sistema. Neste âmbito, os modelos físicos hidráulicos em escala reduzida se apresentam como a ferramenta mais precisa para simulação de planos de amarração de navios, pois são capazes de reproduzir fielmente toda a complexidade das ações hidrodinâmicas e sua interação com a embarcação. Este artigo apresenta a técnica da modelagem física em estudos de amarração de navios e sua aplicação em um estudo de caso desenvolvido para o Terminal Portuário Ponta da Madeira, para o qual, em um modelo físico na escala 1:170, foi realizada uma comparação de dois planos de amarração para o navio graneleiro da classe Valemax, cujos resultados permitiram definir uma alternativa segura e que tornou viável a operação do berço de atracação durante 100% do tempo.

Palavras-chave:
Engenharia portuária; Planos de amarração de navios; Modelos físicos reduzidos

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