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A eficiência de molhes guia – corrente curvos na Baía de Santos – SP: modelação numérica

RESUMO

Atualmente o Porto de Santos é o maior da América Latina, e encontra-se em processo de aprofundamento de seu canal de acesso prevendo alcançar a profundidade de 17,0 m como meta final. Especificamente para o trecho da barra marítima que hoje é mantida somente por dragagem, espera-se um incremento significativo no volume de dragagem de manutenção. Neste sentido, este trabalho empregou a modelagem matemática para verificar a eficiência da construção de dois molhes guia – corrente curvos para a transposição da barra marítima do canal do Porto de Santos e avaliar sua eficiência na manutenção das profundidades no canal. Foi utilizado o módulo hidrodinâmico do software Mike 21 para que os resultados pudessem ser comparados aos obtidos em modelação física nas mesmas condições de simulação. Os resultados apontaram que, assim como os resultados obtidos em modelo físico, ocorre incremento das velocidades das correntes com a introdução dos molhes propostos indicando ser plenamente viável a adoção de obras fixas para a transposição da barra marítima do Porto de Santos, podendo configurar-se como uma opção economicamente mais atraente do que a atual, para manter profundidades de 17,0 m.

Palavras-chave:
Engenharia Costeira e Portuária; Molhes guia-corrente; Modelação numérica; Dragagem

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