Resumo
Objetivos:
identificar escores de conhecimento de gestantes sobre os sinais de alerta e de trabalho de parto e correlacionar escores de acerto com a idade materna, o número de filhos e o recebimento de orientações durante a gestação.
Métodos:
trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, transversal, sobre o conhecimento prévio acerca dos sinais de alerta e de trabalho de parto realizado com 100 gestantes, a partir da 30ª semana gestacional, no Hospital de Clínicas da UFTM. A coleta de dados foi realizada no período de abril a junho de 2016 por meio de instrumento semiestruturado, testado mediante estudo piloto.
Resultados:
apenas 21% das gestantes relataram a participação em grupo de gestantes e 61% referiram não ter recebido nenhum tipo de informação sobre os sinais de alerta e de trabalho de parto. Verificou-se uma associação estatisticamente significante entre o número de acertos e as orientações recebidas durante o pré-natal. Entretanto, não houve correlação entre escores de acerto e a idade materna e o número de filhos.
Conclusões:
gestantes que não receberam orientações tiveram escores de acertos mais baixos o que demonstra a importância da Educação em Saúde durante o pré-natal.
Palavras-chave
Cuidado pré-natal; Parto obstétrico; Trabalho de parto; Educação em saúde