Open-access Qualidade de vida em mulheres com HPV e a acurácia da inspeção visual anal direta com ácido acético e lugol comparada à anuscopia de alta resolução para diagnóstico da lesão intraepitelial anal

Resumo

Objetivos:  descrever a qualidade de vida das mulheres com HPVe analisar aacurácia da inspeção visual anal com ácido acético e lugol comparada à anuscopia de alta resolução para detecção de lesão intraepitelial anal.

Métodos:  estudo de avaliação diagnostica realizado com mulheres adultas transplantadas de órgãos sólidos e/ou diagnosticadas com HIV e/ou com antecedente de neoplasia anogenital, atendidas no ambulatório de AAR entre abril e dezembro de 2018. Para cálculo dos parâmetros de acurácia, participaram 87 mulheres: 44 com lesões e 43 sem lesões. Das 44 mulheres com lesão, também foi realizado um estudo descritivo para a avaliar a qualidade de vida utilizando-seo questionário SF-36.

Resultados:  Observou-se que quase metade das mulheres do estudo são adeptas ao intercurso vaginal, anal e oralesem preservativo. Os antecedentes de infecção pelo HPV e neoplasia anogenital foram os mais prevalentes com valores de 81% e 72, 7% respectivamente. Cinco, dos oito domínios do SF-36, não apresentaram boa performance em relação à qualidade de vida. A inspeção visual com ácido acético e lugol apresentou sensibilidade de 22,7%o e especificidade de 100,0%o.

Conclusão:  evidenciou-se qualidade de vida insatisfatória. A inspeção visual anal direta com ácido acético e lugol não deve ser usada na triagem de lesões intraepiteliais por HPV, pois apresenta baixa sensibilidade.

Palavras-chave: Infecção por HPV; Rastreamento; Neoplasias do ânus; Qualidade de vida

location_on
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro