Resumo
Objetivos:
avaliar o aprendizado de cegas sobre anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino mediante o uso de manual educativo.
Métodos:
estudo de desenvolvimento metodológico, realizado com mulheres cegas. As participantes responderam o pré-teste para avaliação do conhecimento sobre saúde sexual e reprodutiva, e receberam o manual sobre anatomia e fisiologia da reprodução. Após leitura individual, em prazo que variou entre três e quinze dias, responderam o pós-teste.
Resultados:
houve aumento de respostas corretas no pós-teste em todos os itens com relação às categorias O Corpo da Mulher e Como se Engravida, sendo significativo os seguintes conhecimentos “clitóris aumenta com a mulher excitada” (p=0,009), “função da vagina na relação sexual” (p<0,001), “como ocorre a fecundação” (p<0,001) e “período da ovulação” (p<0,001).
Conclusões:
o manual permitiu aprendizado das participantes quanto à anatomia feminina e à fisiologia da fecundação após utilização da tecnologia educativa assistiva.
Palavras-chave
Pessoas com deficiência visual; Sexualidade; Equipamentos de autoajuda; Educação em enfermagem; Cuidados de enfermagem