Acessibilidade / Reportar erro

Oportunidades perdidas no tratamento de parceiros sexuais de gestantes com sífilis: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivos:

compilar estudos na literatura que tratem de oportunidades perdidas relacionadas ao tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis.

Métodos:

trata-se de uma revisão sistemática nas bases de dados SciELO, PUBMED, Lilacs e BVS, utilizando artigos publicados entre 2008 a 2018. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril a agosto 2019 e a busca aos artigos seguiu a recomendação da diretriz PRISMA.

Resultados:

foram identificados 56.686 títulos e extraídos 53 que abordavam aspectos relacionados ao tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis. A maioria dos estudos foi nacional representando 60,7% dos artigos pesquisados. 51% utilizaram como base de dados os Sistemas de Informação de Agravos Notificados (SINAN), seguido da utilização de Questionários/Entrevista (33,9%) e consulta aos prontuários de pacientes (15,1%). Os fatores mais associados ao não tratamento dos parceiros de gestantes com sífilis foram: estruturação/qualidade dos serviços sob o aspecto relacionado a falhas na assistência prénatal, características das gestantes que interferem no tratamento dos mesmos e aos aspectos ligados as particularidades culturais que envolvem a assistência à saúde do homem.

Conclusão:

em todos os continentes o principal aspecto relacionado às falhas no tratamento dos parceiros/ gestantes com sífilis esteve associado a baixa qualidade da assistência pré-natal

Palavras-chave
Sífilis; Parceiros sexuais; Terapêutica

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br