Passo 1: "Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses" |
Instruir acerca do aleitamento materno até 2 anos ou mais E orientar que o aleitamento seja exclusivo até os 6 meses. |
Orientar o aleitamento materno até 2 anos ou mais OU orientar o oferecimento somente do leite materno até 6 meses. |
Recomendar o aleitamento materno exclusivo por tempo maior ou menor que 6 meses E/OU Recomendar o aleitamento materno continuado por tempo menor que 2 anos. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |
Passo 2: "Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses" |
Instruir sobre a introdução de diversos grupos alimentares a partir dos 6 meses, sendo eles alimentos in natura ou minimamente processados. |
Orientar a introdução de alimentos limitando grupos alimentares OU Orientar sobre a introdução a partir dos 6 meses, mas não especificar sobre quais alimentos. |
Recomendar o consumo de alimentos antes ou depois dos 6 meses, salvo situações específicas E/OU Recomendar o consumo de alimentos que não os in natura ou minimamente processados. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |
Passo 3: "Oferecer água própria para o consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas" |
Instruir prioritariamente acerca da oferta de água, citando exemplos de bebidas a serem evitadas e/ ou o termo "bebidas açucaradas". |
Orientar apenas que se evite sucos, chás, refrigerantes ou outras bebidas açucaradas. |
Recomendar a oferta de outras bebidas além da água, deixando de priorizar esta. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |
Passo 4: "Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite materno" |
Instruir sobre a consistência com textura adequada a idade, indicando papa com o uso de garfo ou consistência amassada. |
Orientar sobre a consistência correta por meio de exemplos de alimentos/ preparações OU Mencionar papa como sinônimo de consistência. |
Recomendar bater no liquidificador e/ou, passar na peneira E/OU Indicar sopas, caldos e purês como sinônimo de consistência. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |
Passo 5: "Não oferecer açúcar nem preparações ou produtos que contenham açúcar à criança até 2 anos de idade" |
Instruir acerca da exclusão de preparações e produtos que contenham açúcar à criança até os 2 anos de idade. |
Orientar sobre exclusão de produto/preparação específico que contenha açúcar OU Orientar sobre prejuízos do açúcar à saúde, mas não recomendar a exclusão na dieta da criança até os 2 anos OU Orientar redução do consumo de açúcar à criança de até 2 anos, mas não a sua exclusão. |
Recomendar a utilização de açúcar (qualquer tipo), mel, adoçantes à criança de até 2 anos E/ OU Recomendar a exclusão de açúcar e preparações ou produtos que contenham açúcar até 1 ano apenas. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |
Passo 6: "Não oferecer alimentos ultraprocessados para a criança" |
Instruir quanto a exclusão de ultraprocessados. |
Orientar a exclusão de apenas um ou alguns alimentos ultraprocessados OU Orientar sobre os malefícios, mas não recomendar sua exclusão OU Orientar redução do consumo de ultraprocessados, mas não a sua exclusão. |
Recomendar qualquer alimento ultraprocessado incluindo compostos lácteos e excluindo fórmulas infantis. |
Apresentar informações em acordo e desacordo sobre uma mesma recomendação. |
Ausência da informação. |