Resumo
Objetivos: descrever o conhecimento em alimentação infantil sobre aleitamento materno e introdução da alimentação complementar entre mães de menores de um ano em São Luís, MA.
Métodos: estudo descritivo transversal com aplicação de questionário único, padronizado por entrevistadoras treinadas, que visitaram todos os domicílios de 20 comunidades escolhidas por conveniência. Este questionário buscava informações socioe-conômicas, demográficas, assistência recebida durante a gestação e sobre conhecimento em alimentação infantil. A análise consistiu da montagem de escores do conhecimento, listagem de frequências e medidas de tendência central e de dispersão.
Resultados: dentre as 709 entrevistadas, 53,5% apresentaram conhecimento satisfatório. A média em percentual de acertos do escore do conhecimento em alimentação infantil foi de 66,7%. O escore específico da introdução alimentar obteve 60,7% e o do aleitamento materno 71,4%. Os benefícios da amamentação para os bebês foram mais conhecidos do que as vantagens que esta confere às mães. O pior resultado esteve relacionado ao preparo de papas (13,5%).
Conclusões: é elevada a proporção de mães que desconhece ensinamentos básicos sobre alimentação infantil. Isto pode levar à redução do tempo de aleitamento exclusivo, aumentar as taxas de introdução inadequada de alimentos e bebidas e favorecer o desmame precoce.
Palavras-chave: Conhecimento; Mães; Aleitamento materno; Nutrição do lactente