Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das propriedades de medida da versão em português do “International Consultation on Incontinence Questionnaire Female Sexual Matters Associated with Lower Urinary Tract Symptoms Module” (ICIQ-FLUTSsex)

Resumo

Objetivos:

avaliar a consistência interna e a confiabilidade e disponibilizar a versão em português do International Consultation on Incontinence Questionnaire Female Sexual Matters Associated with Lower Urinary Tract Symptoms Module (ICIQ-FLUTSsex).

Métodos:

estudo de validação, realizado por meio de questionários em 56 mulheres, maiores de 18 anos, com vida sexual ativa e apresentavam incontinência urinária, excluindo as que tiveram infecção urinária nos últimos 6 meses. Foram utilizados três questionários para coleta, um de identificação pessoal; o International Consultationon Incontinence Questionnaire-Short Form (ICIQ-SF) e o ICIQ-FLUTSsex. Para análise dos dados utilizou-se o software SPSS. Para verificar a confiabilidade dos itens do questionário utilizou o Alfa de Cronbach e para avaliar a concordância entre o questionário aplicado no teste-reteste foi utilizado o coeficiente de Kappa Ponderado.

Resultados:

a idade média foi de 49,1 anos, sendo a maioria parda e casada, com maior prevalência da incontinência urinaria mista. O resultado do Alfa de Cronbach foi de 0,80, considerado bom. O valor de Kappa Ponderado foi moderado, variando de 0,36 a 0,76.

Conclusão:

a consistência interna foi considerada boa e a confiabilidade moderada. A versão do ICIQ-FLUTSsex em português mostrou-se válida para ser utilizada em mulheres com incontinência urinária, contribuindo para a prática clínica, uma vez que fornece uma ferramenta rápida para a pesquisa sobre disfunção sexual.

Palavras-chave:
Validação; Incontinência urinária; Questionário

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br