Resumo
Objetivos:
descrever as etapas de construção e validação de dois folhetos educativos para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar do lactente.
Métodos:
foi realizado um estudo observacional descritivo com oito profissionais de saúde e 60 cuidadores de crianças menores de dois anos divididos em dois grupos de 30 (um para cada folheto) em um Ambulatório de Pediatria de um Hospital de Referência Materno-Infantil. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: levantamento bibliográfico, construção dos folhetos, validação pelos especialistas e público-alvo e adequação dos materiais. O método de validação utilizado foi o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo.
Resultados:
foram elaborados dois folhetos de orientação nutricional para lactentes. O Índice de Validade de Conteúdo obtido pelos especialistas validou o folheto sobre aleitamento materno quanto à relevância e o folheto sobre alimentação complementar quanto à relevância e objetivo. Os outros itens receberam validação, após modificações sugeridas. Em relação ao público-alvo, o índice de concordância encontrado do folheto 1 e 2 foi superior a 75%. O Índice de Validade de Conteúdo Global dos materiais foi superior a 0,78.
Conclusões:
os folhetos foram considerados validados quanto à aparência e conteúdo pelos especialistas e representantes do público-alvo, após a adequação dos materiais.
Palavras-chave
Folhetos; Educação nutricional; Aleitamento materno; Alimentação complementar; Estudo de validação