Acessibilidade / Reportar erro

Internações por condições sensíveis à atenção primária entre crianças e adolescentes em Minas Gerais, 1999-2007

Resumo

Objetivos:

descrever a evolução das taxas das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) em crianças e adolescentes em Minas Gerais, testando a correlação com a cobertura populacional pela Estratégia Saúde da Família (ESF).

Métodos:

estudo ecológico, com análise da evolução temporal e correlação com as taxas de cobertura pela ESF entre 1999 a 2007. Foram realizadas análises para três faixas etárias: 0 a 4 anos, de 5 a 9 anos e de 10 a 19 anos. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Pearson, admitindo-se um nível de significância de 5%.

Resultados:

as taxas de ICSAP mostraram declínio no período estudado. Na população de 0 a 4 anos, o declínio observado foi de 19,1%. Em relação às faixas etárias de 5 a 9 e de 10 a 19 anos, as taxas apresentaram reduções de 0,6% e 18,5%, respectivamente. Não houve correlação significativa do declínio das taxas com aumento da cobertura da ESF. As principais causas de internação em todas as faixas etárias foram gastroenterites infecciosas, pneumonias bacterianas e asma.

Conclusões:

apesar do declínio observado, a falta de correlação entre a cobertura e as taxas de ICSAP alerta para a necessidade de melhoria no acesso e melhor qualificação profissional para a atenção à saúde da criança e do adolescente.

Palavras-chave
Atenção primária à saúde; Hospitalização; Saúde da criança; Adolescente

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br