Estrutura |
Existência de médico coordenador |
(1) médico, neonatologista ou pediatra, responsável técnico com jornada mínima de 4h |
0,4 ponto |
0,4: Sim/ 0: Não |
Razão de médicos diaristas por leito |
(1) médico, neonatologista ou pediatra, diarista (mínimo 4h) para cada 15 leitos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Razão de médicos existentes por turno por leito |
(1) médico assistente, pediatra ou neonatologista, por turno para cada 15 leitos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Existência de enfermeiro coordenador |
(1) enfermeiro coordenador com jornada diária mínima de 4h |
0,4 ponto |
0,4: Sim/ 0: Não |
Razão de enfermeiros existentes por turno por leito |
(1) enfermeiro por turno para cada 15 leitos, |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Razão de fisioterapeutas existentes por turno por leito |
(1) fisioterapeuta por turno para cada 15 leitos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Existência de fonoaudiólogo |
(1) fonoaudiólogo |
0,4 ponto |
0,4: Sim/ 0: Não |
Razão de técnicos de enfermagem por turno por leito |
(1) técnico de enfermagem para cada 5 leitos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Existência de assistência nutricional |
Garantia de acesso ao serviço à beira do leito. |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Existência de assistência psicológica/ terapia ocupacional |
Garantia de acesso ao serviço à beira do leito. |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Existência de enfermaria |
Enfermaria com 5m2 para o conjunto leito/berço |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Existência de sala de ambiência |
Sala de ambiência |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Existência de pia para lavagem das mãos |
Pia para lavagem das mãos em cada sala |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Proporção de leitos para genitora |
(1) Leito por genitora |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção de incubadoras por total de leitos |
Pelo menos 20% dos leitos |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção de berços de acrílico por total de leitos |
Pelo menos 80% dos leitos |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Razão de ressuscitadores manuais por recém-nascido |
(1) para cada 5 recém-nascidos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Existência de balança eletrônica |
(1) Balança eletrônica |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
Razão de materiais para reanimação por leito |
(1) para cada 15 leitos |
0,4 ponto |
0,4: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Razão de estetoscópios por leito |
(1) por leito |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Razão de termômetros por leito |
(1) por leito |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Razão de aspiradores portáteis por leito |
(1) para cada 15 leitos; |
0,3 ponto |
0,3: % Conforme a norma/ 0: Desconforme |
Existência de relógio e calendário de parede |
Relógio e calendário de parede |
0,2 ponto |
0,2: Sim/ 0: Não |
Razão de poltronas removíveis por leito |
(1) por leito; |
0,3 ponto |
0,3: ≥ 90%/ 0,15: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Existência de dispensador de álcool-gel |
Em todas as salas |
0,4 ponto |
0,4: Sim/ 0: Não |
Materiais que podem ser compartilhados com a Unidade de Cuidados Intermediários |
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Neonatal Convencional: |
- (1) Incubadora de transporte |
0,3 ponto |
0,3: Sim/ 0: Não |
- Existência de incubadora de transporte |
- (1) para cada 15 leitos |
0,3 ponto |
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- Razão de otoscópios por leito |
- (1) para cada 15 leitos |
0,3 ponto |
0,3: % Conforme a norma/ |
- Razão de esfigmomanômetro por leito |
- (1) para cada 15 leitos |
0,3 ponto |
0: Desconforme |
- Razão de oftalmoscópio por leito |
- (1) para 4 leitos |
0,3 ponto |
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- Razão de conjunto de nebulizador e máscara por leito |
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Subtotal Estrutura |
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10 pontos |
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Componente - Educação |
Processo |
Proporção dos profissionais que orientam e incentivam pais e cuidadores a manterem a criança em aleitamento materno |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção de profissionais que orientam pais e cuidadores quanto ao aleitamento artificial |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que orientam pais e cuidadores quanto à realização da posição canguru pelo máximo de tempo possível |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que orientam pais e cuidadores sobre o reconhecimento dos sinais de alerta |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que orientam pais e cuidadores quanto seguimento após a alta |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Subtotal |
|
10 pontos |
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Componente - Assistencial |
Processo |
Proporção dos profissionais que realizam o exame físico |
100% dos profissionais responsáveis pelo exame físico |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que avaliam o crescimento e desenvolvimento considerando a idade gestacional corrigida |
100% dos profissionais responsáveis pela avaliação do crescimento e desenvolvimento |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que solicitam exames complementares |
100% dos profissionais responsáveis pela solicitação de exames complementares |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais monitoram as medicações prescritas |
100% dos profissionais responsáveis pela monitoração dos medicamentos |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que utilizam estratégias para manejo da dor e do estresse durante os procedimentos |
100% dos profissionais |
1 ponto |
1: ≥ 90%/ 0,5: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção de prescrição de analgésicos quando indicado |
100% dos profissionais responsáveis por prescrever analgésicos |
1 ponto |
1: ≥ 90%/ 0,5: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que auxiliam a mãe na amamentação e extração de leite |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que auxiliam a mãe na higiene do recém-nascido, troca de fraldas, banho e posicionamento da criança |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que estimulam a visita de familiares e da rede social de apoio |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que estimulam a participação do pai ou outra figura de referência da díade mãe-bebê |
100% dos profissionais |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Proporção dos profissionais que preenchem o resumo de alta |
100% dos médicos |
2 pontos |
2: ≥ 90%/ 1: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Subtotal |
|
20 pontos |
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Componente - Gestão |
Processo |
Existência de treinamentos ou cursos de capacitação quanto ao método canguru aos profissionais da equipe de saúde |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Proporção da equipe que realizou o curso método canguru |
100% da equipe realizou curso método canguru |
1,2 ponto |
1,2 ≥ 90%/ 0,6: < 90 e ≥ 50%/ 0: < 50% |
Existência de comunicação da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru com as secretarias estadual e municipal de saúde, distrito sanitário ou Unidade Básica de Saúde dependendo da realidade local |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Existência da referência e contrarreferência entre maternidade e Unidade Básica de Saúde |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Existência de responsável clínico do seguimento |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Existência de objetivos clínicos, exames e tratamentos compartilhados |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Inexistência de duplicação de consultas, medicamentos e exames |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Existência de oportunização da consulta de seguimento na 3ª etapa |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Existência da regulação da captação do neonato pela atenção primária à saúde, do atendimento pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família e especializado |
Sim |
1,1 ponto |
1,1: Sim/ 0: Não |
Subtotal |
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10 pontos |
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Subtotal Processo |
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40 pontos |
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Total |
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50 pontos |
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