0 a 4 meses |
Para o desenvolvimento do controle cervical, visual e cognitivo sugere-se que o bebê seja colocado de bruços e de costas, por até 4 minutos algumas vezes por dia. Os adultos podem segurar um brinquedo ao nível dos olhos do bebê para, respectivamente, estimular o levantar da cabeça, a fixação visual e a atenção. Para a coordenação motora fina e preensão palmar indica-se colocar um dos dedos em cada uma das mãos do bebê, ou brinquedos macios e leves, estimulando que o bebê faça o movimento de segurar. Para estimulação cognitiva e da linguagem, recomenda-se conversar, cantar, brincar e imitar os sons do bebê. |
4 a 9 meses |
Continuidade do deitar o bebê de bruços e de costas mostrando um brinquedo na altura dos olhos, o brinquedo deve ser movido para estimular que o bebê realize o seguimento visual vertical e horizontal, enquanto se fortalece o controle cervical. Continuar a oferta de brinquedos para que os bebês os segurem e criar momentos para a junção das mãos, para a estimulação da preensão palmar e do trazer membros superiores à linha média. Iniciar o posicionamento do bebê na posição vertical com os pés apoiados no chão, estimulando coordenação de membros inferiores e motora global. Indicação de brincadeiras de esconde-esconde, de leitura de livros com figuras coloridas, de nomeação de figuras e de formas de incentivar o bebê no balbuciar, para estimulação cognitiva e da linguagem.. |
9 a 12 meses |
Continuidade do deitar o bebê de barriga para baixo ou de costas sendo recomendado que os brinquedos sejam colocados fora do alcance estimulando o bebê a rolar, além do controle cervical e seguimentos visuais. Indica-se formas de brincar de bater palmas e de sentar com apoio para estimulo da coordenação motora fina e global, do controle de tronco e equilíbrio. Para estimulação cognitiva e da linguagem, sugere-se a continuidade da leitura de livros com desenhos, apontando-os, nomeando e descrevendo, e formas de incentivar o bebê a verbalizar. |
1 ano a 1 ano e 6 meses |
São fornecidas várias opções para estimulação motora fina, do esquema corporal, cognitiva e da linguagem da criança como o desenhar com giz ou lápis; o procurar brinquedos por meio de dicas sobre o tamanho, cor, formato; na leitura de livros pedir que a criança vire as páginas, reproduza sons das imagens desenhadas e tente verbalizar o que é que está sendo apontado; mostrar fotos e nomear as pessoas e os lugares que são familiares e significativos; identificar e nomear partes do corpo na hora do banho, ao vestir e durante as refeições. Recomenda-se motivar a realização dos comportamentos desejados e uma rotina para dormir para prevenção de relutâncias ou despertares noturnos. |
1 ano e 6 meses a 2 anos |
Para a coordenação motora fina e cognitiva recomenda-se blocos para construir torres; colocar miçanga/canudo grandes em um cordão; montagem de quebra-cabeças de 4, 6 e até 8 peças com formas, cores, animais, frutas ou transportes; brinquedos/objetos para apertar/empurrar/puxar/girar um botão ou uma alavanca; desenhar e pintar com giz de cera e lápis grossos ou a dedo com tinta guache. Para a cognição e linguagem mantém a indicação da leitura de livros todos os dias, sendo pedido que as crianças falem o nome dos animais, cores, formas, tamanhos e partes do corpo. Sugere-se solicitar que a criança ajude nas tarefas simples em casa, permanecendo a recomendação do reforço positivo para estimulo e manutenção dos bons comportamentos |
2 anos a 2 anos e 6 meses |
Para estimular a coordenação motora global e esquema corporal, indica-se brincadeiras como “Meu Mestre Mandou” com pedido de ações com as partes do corpo; de pegar bolas de diferentes tipos e tamanhos; de subir e descer degraus. Para a estimulação cognitiva e da linguagem, recomenda-se junto com a leitura de livro pedir que as crianças descrevam os detalhes das figuras/desenhos; ensinar o conceito/número “um” usando objetos, ensinar o conceito “eu”, “meu”, “você” e “seu” por meio de perguntas “quem”. A coordenação motora fina e preensão de pinça podem ser estimulados com o desenhar e pintar com giz de cera e lápis, treinando o segurar com o dedo indicador e o polegar. |
2 anos e 6 meses a 3 anos |
Indica-se para estimulo da motricidade fina e cognição o desenhar linhas e formas; colorir dentro das figuras; empilhar argolas, caixas ou blocos de acordo com o tamanho; colocar miçangas/canudos grandes em um cordão. Para estimulação cognitiva e da linguagem, indica-se a continuidade da leitura de livros com o apontamento das figuras e pedido para nomear e descrever o que vê; o ensinar o conceito “dois” usando objetos; o encontrar cores e imagens idênticas; o brincar de “faz-de-conta”. Para a coordenação motora global e equilíbrio, recomenda-se o brincar de ultrapassar obstáculos. |
3 a 4 anos |
Há a indicação de várias atividades para estímulo da cognição e linguagem como a continuidade na leitura de livros com adição das crianças repetirem as palavras depois do familiar que lê, e de contarem com as próprias palavras o que veem no livro. Em conjunto, incluir nas conversas com os filhos pedidos para dizer o nome, sobrenome, o nome da mãe/pai/irmão/irmã, o uso dos pronomes “ele” e “ela”, o pensar e explicar no por que e como das coisas, ensinar opostos por meio do uso de objeto/ações; classificação de cores e de imagens semelhantes mas não exatamente iguais. Para a coordenação motora global e equilíbrio, recomenda-se jogar bolas sentados e em pé usando as mãos e/ou os pés; andar e ultrapassar um caminho de obstáculos. A indicação para estimulação da coordenação motora fina e do refinamento da preensão de pinça ocorre por meio de desenhos para colorir e com pontilhados para completar. |
4 a 5 anos |
Para a cognição e linguagem, permanece a recomendação da leitura de livros incluindo a criança no contar o que aconteceu na história, pensar e dizer o que pode acontecer em novas histórias. Para estimulação da organização temporal e espacial, cognição e coordenação motora, sugere-se a construção de um calendário com as atividades de cada dia ao longo de uma semana; brincar de “Meu mestre mandou” para praticar “dentro, fora, baixo, alto, desligado, ligado, próximo, longe”; jogos de encaixe e de montar coisas; desenhar com lápis as primeiras letras e figuras humanas com 2 a 4 partes do corpo. |