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Educação em saúde mental no trabalho: protagonismo dos trabalhadores no contexto sindical

Mental health education at work: worker’s protagonism within unions

Resumo

Objetivo:

relatar a experiência de uma atividade de extensão sobre saúde mental no trabalho, utilizando a estratégia de Educação em Saúde, desenvolvida por docentes de uma universidade pública federal, por demanda do Sindicato dos Metalúrgicos e trabalhadores de uma empresa do interior do Estado de São Paulo.

Métodos:

a atividade foi planejada conjuntamente por docentes e trabalhadores. Foram desenvolvidos cinco encontros com base em estratégias participativas de Educação em Saúde de forma a provocar a reflexão dos participantes a partir das experiências vivenciadas. Foram feitos ajustes ao longo do processo direcionados às demandas que surgiam nos encontros.

Resultados:

as discussões versaram sobre os tópicos: (a) temas emergentes em saúde mental; (b) depressão, ansiedade e uso de álcool/drogas; (c) Rede de Atenção Psicossocial municipal; (d) saúde mental no trabalho. Além disso, partindo das experiências prévias vivenciadas no cotidiano do trabalho, foram feitas reflexões sobre a importância da identificação precoce das situações de sofrimento, da rede de suporte entre trabalhadores e da organização do fluxo de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial municipal.

Conclusão:

a parceria entre trabalhadores, sindicato e universidade se mostrou potente para ações de Educação em Saúde e fortalecimento do protagonismo do trabalhador no contexto do trabalho.

Palavras-chave:
saúde do trabalhador; sindicatos; educação em saúde; saúde mental; trabalho

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