Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do papel do sistema canabidiol em um modelo de lesão renal por isquemia/reperfusão em animais

RESUMO

Objetivo:

Investigar os efeitos da administração de canabidiol em um modelo de isquemia/reperfusão renal em animais.

Métodos:

Foi induzida uma lesão renal, por meio de 45 minutos de isquemia renal seguida por reperfusão. Administrou-se canabidiol (5mg/kg) imediatamente após a reperfusão.

Resultados:

A isquemia/reperfusão aumentou os níveis de interleucina 1 e fator de necrose tumoral, o que foi atenuado pelo tratamento com canabidiol. Além disso, o canabidiol foi capaz de diminuir o dano oxidativo de lipídios e proteínas, mas não os níveis de nitrito/nitrato. A lesão renal após isquemia/reperfusão pareceu ser independente da expressão dos receptores canabidiol-1 e canabidiol-2, já que não houve aumento significante desses receptores após a reperfusão.

Conclusão:

O tratamento com canabidiol teve um efeito protetor contra a inflamação e o dano oxidativo em um modelo de isquemia/reperfusão renal. Esses efeitos parecem não ocorrer via ativação dos receptores canabidiol-1/canabidiol-2.

Descritores:
Canabidiol/uso terapêutico; Receptores de canabinoides; Isquemia/metabolismo; Traumatismo por reperfusão/metabolismo; Rim/lesões; Inflamação

Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB Rua Arminda, 93 - Vila Olímpia, CEP 04545-100 - São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (11) 5089-2642 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbti.artigos@amib.com.br