ELEMENTOS
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CARACTERÍSTICAS DAS CATEGORIAS
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Envolvimento dos Cidadãos World Bank (1992, p. 40); Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Participação da população no planejamento dos projetos e ações de turismo. Participação da população em decisões significativas. |
Transparência World Bank (1992, p. 40); IFAC (2001); Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Como é feita a divulgação dos projetos; todos os atores envolvidos têm acesso às informações e resultados dos programas desenvolvidos. Os impactos são de conhecimento de todos os stakeholders. Transparência na tomada de decisões. |
Prestação de contas IFAC (2001); Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Existe um modelo de prestação de contas profissional; responsabilidade da prestação de contas; qualidade das informações na prestação de contas. |
Agenda de Igualdade e inclusão Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Nível de desigualdade de renda na região. Existência de uma agenda que contenha ações que promovem igualdade e inclusão social (acesso à moradia, segurança pública, educação). |
Comportamento ético e honesto IFAC (2001); Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322).; Barret (2003Barret, P. (2003). Achieving Better Practice Corporate Governance in the Public Sector. AM Auditor General for Australia. Disponível em: <http://www.anao.gov.au/uploads/documents>. Acessed in: 23 nov. 2015. http://www.anao.gov.au/uploads/documents...
). |
Nível de compromisso, responsabilidade e senso de justiça na gestão das instituições; existência de código de ética. |
Capital (procedimentos justos e processo legal) WORLD BANK (1992, p. 40); Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Estrutura e procedimentos justos e equilibrados na alocação de recursos financeiros. |
Capacidade de competir em um ambiente global Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Nível de competitividade; mercados explorados. |
Capacidade de trabalhar eficazmente em parceria Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Nível de cooperação na busca de objetivos compartilhados; padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e pelas fronteiras do sistema econômico. |
Sustentabilidade Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
Ações e indicadores de sustentabilidade que compõem o programa e ações. |
Respeito pelo Estado de direito Bovaird e Löffler (2003Bovaird, T., & Löffler, E. (2003). Evaluating the quality of public governance: indicators, models and methodologies. International Review of Administrative Sciences, 69(3), 313-328., p. 322). |
A regras que determinam as relações e funcionamento do mercado; intervenções corretivas de modo a prover os serviços essenciais. Garantia de que direitos e obrigações assumidas sejam honradas. |
Promovida por instituições centrais em assuntos globais Fayos-Sola, Da Silva e Jafari (2012Fayos-Sola, E., Da Silva, J. A. M., & Jafari, J. (2012). Knowledge Management in Tourism: Policy and Governance Applications: Emerald Group Publishing. , p.17 |
Ações promovidas por organismos internacionais, como por exemplo o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. |
Enquadradas na área da gestão, especialmente relacionadas ao marketing. Silva e Oom do Valle (2013Silva, J. A.; Oom do Valle, P. (2013). A investigação em turismo em Portugal: um contributo para a sua caracterização. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3). Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=504152259003>. Acessed in: 28 mar. 2018. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=50...
) |
“comportamento do consumidor”, “imagem e marca dos destinos” e “governança e políticas de turismo” foram evidenciadas. |