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Inteligência artificial nos estudos e pesquisas em Turismo no Brasil

Artificial intelligence in Tourism studies and research in Brazil

La inteligencia artificial en los estudios e investigaciones sobre turismo en Brasil

Resumo

Pesquisas acadêmicas sobre Inteligência Artificial (IA) ainda são incipientes nas pesquisas em Turismo realizadas no Brasil. A literatura científica de Turismo identifica a difusão do uso da IA em diversas aplicações de mercado, como para a previsão de demanda, análise de Big Data, automação e robótica na hotelaria. No entanto, o uso da IA para pesquisa científica em Turismo é um tema pouco explorado de acordo com as buscas realizadas no Portal de Periódicos da Capes que reúne as bases de dados para o Turismo. O objetivo do estudo é compreender o que representa o uso da IA para pesquisa científica investigando a percepção de discentes de programas de pós-graduação em Turismo em nível de doutorado. Metodologicamente, constitui-se um estudo de natureza qualitativa com suporte na pesquisa empírica, em que se realizou 31 entrevistas estruturadas com pós-graduandos em eventos acadêmicos e remotamente, respaldado pela análise de conteúdo. Utilizou-se o método de amostragem não-probabilístico bola de neve considerando o alcance de saturação dos dados como critério. Os resultados ratificam os benefícios de estímulo da criatividade e da imaginação, e economia de tempo e esforço em investigações científicas, identificam as principais ferramentas utilizadas para pesquisa, demonstram sugestões para o uso ético e responsável da IA na pesquisa. e evidenciam que a pesquisa científica é uma das áreas mais sensíveis para a adoção da IA, em que critério e rigor são indispensáveis. Evidenciou-se o fator apreensão em relação à academia sobre o uso ético e responsável desses mecanismos, além da incipiência de debate científico no campo do Turismo e regulamentação sobre o tema. Sugere-se que estudos futuros mapeiem as implicações legais do uso da IA em pesquisas e expandam a pesquisa com pós-graduandos dos Estados Unidos e Europa a fim de comparar o nível de uso dessas ferramentas em relação ao Brasil.

Palavras-chave
Inteligência Artificial; Turismo; Pesquisa Acadêmica

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