Estratégias para enfrentamento (Colaborado-res e clientes) |
Gestão de marketing |
Relacionamento e negociação com clientes |
A gente começou a manter um relacionamento melhor com o cliente [...] criou ferramentas, materiais que possam motivar a não cancelar [...] falo o máximo possível com o cliente (Empresa N). |
A,B,C,D,H,I, L,N |
40% dos pacotes, a gente conseguiu manter remarcação para o segundo semestre, data em aberto ou para manter o crédito durante um ano (Empresa B). |
Promoção em canais virtuais e/ou tradicionais |
Agora a gente tem nosso aplicativo [...] (fazemos) promoções na rádio [...] estão dando certo (Empresa I). |
E,F,G, I,L,N |
Temos uma rede social bem ativa: o Instagram [...] investimos um pouco mais nas redes sociais. Criei canal no YouTube, playlist no Spotify para os clientes [...] minha própria hashtag (Empresa L). |
Prestação de serviços a novos públicos |
Estamos atendendo profissionais da saúde [...] quem mora com muitas pessoas em casa, começa a ter sintomas e [...] faz a quarentena lá [...] profissionais do interior (Empresa F). |
C,D,F |
Vendas de pacotes promocionais |
A gente cadastrou tarifa promocional para profissionais da Saúde [...] valor mensalista e de uma diária residencial para quem precisa ficar curto espaço de tempo (Empresa F). |
B,F |
Inovação de produtos e serviços |
Acho que o principal é a questão de novos produtos [...] Páscoa, criamos ovo de sushi [...] datas comemorativas, a gente está fazendo algo novo, diferenciado. |
I |
Gestão financeira |
Gestão de custos |
Reduzimos nosso custo operacional para ¼ [...] contratos de mão de obra suspensos (Empresa F). |
A,C,D,E,F,G,H,I,J,K,L,M,N |
A gente enxugou um pouco nosso cardápio [...] 60% a 70% dos custos (Empresa I). |
Tivemos que fechar o escritório porque não tinha como manter o aluguel [...] cortando custos e minimizando o prejuízo (Empresa M). |
Capital de terceiros |
O Banco do Nordeste está sendo um parceiro, conseguindo financiamento com taxa de juros muito baixa e carência de 12 meses (Empresa H). |
C,D,H |
Gestão operacional |
Adoção de protocolos sanitários |
A gente começou a pesquisar protocolos de segurança adotados na hotelaria hospitalar no Brasil todo [...] identificou muitos processos que poderíamos adotar [...] hoje, temos um manual [...] de boas práticas de produtos de higiene e de limpeza, mas também de [...] atendimento ao cliente (Empresa F). |
D,F,G,H |
Home office e atendimento online |
Todo mundo home office [...] o contato com nossos clientes que já tendia a ser virtual, está se tornando, cada vez mais, virtual [...] antes da pandemia, 95% disso era presencial (Empresa A). |
A,L,N |
Fortalecer o delivery/take away
|
Essa crise nos mostrou que um negócio tem que estar disponível em vários canais de venda [...] o delivery era venda complementar e o drive-thru, praticamente, não existia ou take away [...] o delivery agora é um caminho sem volta (Empresa H). |
H,I |
Gestão de pessoas |
Apoio motivacional |
A gente tem feito algumas ações de encantamento com as nossas equipes [...] para poder minimizar o impacto psicológico, que realmente é muito pesado (Empresa F). |
D,F,J |
|
|
Cargos e salários |
Demos férias sem vencimentos para boa parte da equipe. Dei horas extras [...] reduzi jornada de trabalho (Empresa A). |
A,I |
Apoio técnico a terceirizados |
A gente foi direcionando algumas coisas que foram aparecendo, de incentivo de governo que eles poderiam estar recorrendo, porque a maioria [...] é autônomo (Empresa J). |
I,J |