Lage (1992)Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Revista Turismo em Análise, 3(2), 61-74. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v3i2p61-74 https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867....
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A segmentação traz as seguintes vantagens: 1) economia de escala; 2) aumento do bem-estar da população; 3) competição mercadológica; 4) maior número de pesquisas; 5) promoção específica; e 6) criação de políticas de preços. |
Gerais |
Mazanec (1992)Mazanec, J. A. (1992). Classifying Tourists into Market Segments: A Neural Network Approach. Journal of Travel & Tourism Marketing, 1(1), 39-60. https://doi.org/10.1300/J073v01n01_04 https://doi.org/10.1300/J073v01n01_04...
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A segmentação deve levar em conta as características do cliente e a relação dele com o produto. |
Dolnicar (2004)Dolnicar, S. (2004). Beyond “commonsense segmentation”: A systematics of segmentation approaches in tourism. Journal of Travel Research, 42(3), 244-250. https://doi.org/10.1177/0047287503258830 https://doi.org/10.1177/0047287503258830...
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As necessidades dos diferentes segmentos precisam estar alinhadas com as fortalezas do destino ou empresa. |
Dias e Cassar (2005)Dias, R., & Cassar, M. (2005). Segmentação do mercado turístico. In Fundamentos do marketing turístico. (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
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A segmentação melhora o entendimento das necessidades do cliente, otimizando a oferta de produtos que satisfaçam suas expectativas. |
Ansarah e Panosso Netto (2010)Ansarah, M. G. R., & Panosso Netto, A. (2010, setembro). A Segmentação dos Mercados como Objeto de Estudo do Turismo. Anais do VII Seminário Anptur, São Paulo/SP, Brasil. https://www.anptur.org.br/anais/anais/files/7/25.pdf https://www.anptur.org.br/anais/anais/fi...
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A segmentação relaciona-se com o mercado e marketing, pois tem a ver com a comercialização do produto turístico. |
Dolnicar et al. (2018)Dolnicar, S., Grün, B., & Leisch, F. (2018). Market Segmentation Analysis: Understanding it, Doing it, and Making it Useful. Springer, New York, NY. https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-10-8818-6 https://link.springer.com/book/10.1007/9...
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A segmentação turística é o processo de agrupar consumidores com preferências ou características semelhantes. |
Dolnicar (2020)Dolnicar, S. (2020). Market segmentation analysis in tourism: a perspective paper. Tourism Review, 75(1), 45-48. https://doi.org/10.1108/TR-02-2019-0041 https://doi.org/10.1108/TR-02-2019-0041...
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A segmentação é inerente ao turismo, pois os destinos e empresas não podem mudar suas ofertas. |
Dolnicar (2004)Dolnicar, S. (2004). Beyond “commonsense segmentation”: A systematics of segmentation approaches in tourism. Journal of Travel Research, 42(3), 244-250. https://doi.org/10.1177/0047287503258830 https://doi.org/10.1177/0047287503258830...
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Na segmentação a priori, os segmentos são definidos com base no senso comum. |
Abordagens |
Dolnicar (2008)Dolnicar, S. (2008). Market segmentation in tourism. Tourism management: analysis, behaviour and strategy, 129-150. https://doi.org/10.1079/9781845933234.0129 https://doi.org/10.1079/9781845933234.01...
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Na segmentação a posteriori, os segmentos são baseados em dados mais precisos. |
Hernández et al. (2018)Hernández, J. M., Kirilenko, A. P., & Stepchenkova, S. (2018). Network approach to tourist segmentation via user generated content. Annals of Tourism Research, 73, 35-47. https://doi.org/10.1016/j.annals.2018.09.002 https://doi.org/10.1016/j.annals.2018.09...
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A segmentação de abordagem mista oferece mais possibilidades de comunicação personalizada entre destinos e visitantes. |