Artigo 1) Young Choi; Naohisa Okamoto (Cabi Leisure Tourism) |
A atual situação de stakeholders internos para o place branding no Japão – Municípios de Kanto e Koshin-etsu |
Objetivo: investigar a atual situação dos stakeholders internos (governo local, indústria e residentes) para atividades de place branding no Japão, com ênfase nos municípios de Kanto e Koshin-Etsu |
Métodos utilizados: 256 municípios estudados a partir de questionário distribuído à encarregados de governos locais, agências de turismo, câmaras de comércio e indústria. A taxa de retorno foi de 34%, bem como análise DEMATEL. |
Principais resultados revelam tendencias globais:
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➢ tendências de reconhecimento de recursos locais para stakeholders internos são visíveis para cada área; |
➢ problemas de estruturas central identificados: “escassez de penhora de governo local”, “ausência de existência de um líder que generaliza a atividade dentro da área” e, a “falta de uma estratégia sistemática”. Este último ponto implica que os papéis de stakeholders internos, governos locais, empresários, organizações afins, e os residentes devem ser mutuamente ligados em atividades. |
Artigo 2) George M. Korres (Cabi Leisure Tourism |
O Papel das Atividades de Inovação no Turismo e Crescimento Regional na Europa
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Objetivo: demonstrar por que a inovação tecnológica é considerada como uma força importante na indústria do turismo e como seu impacto gera implicações no crescimento regional dos Estados membros da União Europeia (EU). |
Métodos utilizados: ensaio teórico. |
Principais análises revelam que:
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➢ a inovação é um processo sistematizado e requer investimento; |
➢ a política de turismo voltada para inovação requer a adaptação de instrumentos; |
➢ a viagem internacional e indústria de turismo fazem uso de estratégias globais para tirar o melhor proveito dos potenciais locais; |
➢ o impacto de uma inovação tecnológica em geral depende não só de seus inventores, mas também da criatividade do usuário eventual da nova tecnologia; |
➢ quanto aos decisores políticos, o objetivo é incentivar todos os parceiros (como, por exemplo, regiões, municípios e comunidade empresarial) a cooperar de forma mais proativa. Para os governos, isso significa que uma política de turismo inovadora tem de promover a coerência e sinergia. |
Artigo 3) Mohammed I. Eraqui (Cabi Leisure Tourism) |
TI como um meio de se melhorar Vantagem Competitiva |
Objetivo: destacar a importância da TI para ganhar uma vantagem competitiva. A pesquisa também procura identificar as atividades de turismo em que as aplicações de TI podem ser aplicadas com sucesso. Além disso, o trabalho tenta fornecer uma série de sugestões para desenvolver o uso da TI no setor de turismo de negócios no Egito. |
Métodos:survey aplicado a 100 gestores de marketing turístico. Entrevistas foram realizadas em profundidade com especialistas em marketing do escritório egípcio Egypt Tourism Authority ETA. |
Principais análises revelam que:
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➢ a maior organização de turismo usa a TI principalmente como ferramenta de comunicação; |
➢ poucas organizações desenvolveram sites e um percentual muito pequeno estabeleceu uma estratégia de TI abrangente para ser apresentada online.; |
➢ os gestores na indústria do turismo egípcio acreditam na tecnologia, mas ainda não estão prontos para investir na construção de estratégias de TI.; |
➢ o papel das autoridades públicas é muito importante, o governo deveria fornecer apoio financeiro para o organizações de turismo que adotam novas aplicações de TI e incentivar investimentos privados com o intuito de aproveitar as oportunidades fornecidas pelo setor de tecnologia na busca por vantagens competitivas. |
Artigo 4) Josep A. Ivars Baidal; J. Fernando Vera Rebollo; Alejandro Acebal Fernández (Cabi Leisure Tourism) |
Política de inovação em turismo e desenvolvimento de clusters: a percepção gerencial no programa parcerias empresariais e inovadoras (Agrupaciones Empresariales Innovadoras - AEIS) |
Objetivo: o trabalho analisa a aplicação da política de cluster, configuração de cluster e iniciativas planejadas, centrando-se na análise do turismo Programa AEIS em Espanha. |
Métodos utilizados: Entrevista semiestrutura à 28 responsáveis do AEIS. Utilizou-se da gravação de audio, transcrição da mesma e análise de conteúdo seguindo o processo de codificação aberta e axial (Strauss e Corbin, 1990) com o software ATLAS. |
Principais análises revelam que:
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➢ os gestores entrevistados citam que os principais tipos de inovação desenvolvidos são de gestão ou processos e tecnologia; |
➢ o mercado de turismo atual exige compromisso com a inovação em empresas e destinos - viajar para manter e melhorar a sua competitividade justifica, portanto, a existência de incentivos públicos e medidas para promover a inovação; |
➢ o programa fomenta a sinergia de atividades e negócios a partir de clusters em prol da inovação. |
Artigo 5) Wagner Amaral e Silva; ivanda Meira Teixeira (Cabi Leisure Tourism |
Adoção de Tecnologia da Informação pelas Micro e Pequenas Empresas do Setor Hoteleiro de Sergipe |
Objetivo: analisar os fatores que afetam a adoção de TI pelas MPEs do setor hoteleiro do estado de Sergipe. |
Métodos utilizados: abordagem qualitativa e utiliza como estratégia de pesquisa a de estudo de casos múltiplos – entrevistas semiestruturadas aplicadas em três empresas. |
Principais análises revelam que:
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➢ as empresas hoteleiras que participaram do estudo possuem computadores e todos são conectados à Internet; |
➢ verificou-se também que a indisponibilidade da TI tem impacto negativo nos negócios; |
➢ identificou-se diferentes perfis de gestores e observou-se que o conhecimento em informática dos funcionários é indispensável; |
➢ O marketing digital tem desempenhado um papel importante na promoção do turismo. |
Artigo 6) José L. Leiva; Antonio Guevara; |
Realidade aumentada e sistemas de recomendação em grupo: |
Carlos Rossi; Andrés Aguayo (Cabi Leisure Tourism) |
uma nova perspectiva sobre os destinos de sistemas |
Objetivo: analisa o conceito de realidade aumentada aplicada ao turismo com base no contexto, usando técnicas de recomendação para visitas de grupo em um sistema integrado de gestão de destino (CBDMS). |
Métodos utilizados: de cunho técnico – aplica técnicas computacionais voltadas para a realidade aumentada a partir de um sistema integrado de gestão de destino. |
Principais análises revelam que:
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➢ a interoperabilidade dos diferentes sistemas permite que um destino turístico seja sustentável e com um nível de qualidade satisfatório, o que irá beneficiar as empresas, destinos turísticos e usuários (boa gestão da informação); a atual demanda turística cada vez mais adaptada às suas preferências tem exigido que empresas e instituições de gestão do turismo e destinos forneçam ferramentas para a obtenção de melhores serviços e produtos. |
Artigo 7) Damir Pavlović (Cabi Leisure Tourism) |
O curso na aplicação da tecnologia da informação na industria do turismo e da hotelaria como parte do estudo de turismo e gestão de hotel |
Objetivo: analisa a aplicação de tecnologias de informação no Turismo e Indústria Hoteleira.Métodos utilizados: discussão teórica- relatório. |
Principais análises revelam que:
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➢ a aplicação da TI propicia um turismo moderno capacitando os gerentes de hotéis que colocam em prática a teoria aprendida na universidade; |
➢ a ciência da computação enquanto área de conhecimento é dinâmica e está sujeita a mudanças em termos de melhorias tecnológicas, o que faz com que seus alunos mantenham-se atentos; os futuros gestores, os alunos serão capazes de avaliar de forma racional e otimizar a aplicação da TI na sua empresa. |
Artigo 8) Huaidong Wang; Ming LI; Lazhu Hao; Maoyue GE (Cabi Leisure Tourism) |
Prática e exploração de lazer na agricultura do interior da Mongólia a partir de um parque tecnológico |
Objetivo: apresentar experiências e construir sugestões para desenvolver a prática do lazer no setor da agricultura e pecuária no interior da Mongólia a partir de um parque tecnológico. |
Métodos utilizados: relato científico. |
Principais análises revelam que:
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➢ algumas ideias apresentam-se necessárias para construção e desenvolvimento da nova concepção do lazer na agricultura a partir do parque tecnológico, tais quais: layout unificado e planejamento racional; integração de recursos turísticos locais, para estabelecer o sistema de lazer agricultura; criação de recursos de agricultura de lazer no parque; instituição da marca da base de formação orientada para o lazer no parque científico e tecnológico; realização de exploração em modo de operação da agricultura de lazer no parque. |
Artigo 9) Kozeta Sevrani; Liljana Elmazi |
TIC e a mudança da paisagem de distribuição do turismo - uma nova dimensão do turismo nas condições globais |
Objetivo: analisar a relação entre TICs e o turismo. |
Métodos utilizados: ensaio teórico |
Principais análises revelam que: o futuro da concorrência no mercado de turismo caracteriza-se por os esforços dos players para explorar tecnologia, a fim de facilitar a capacidade organizacional, de resposta, de aprendizagem, etc. E, isso ocorrerá: |
➢ usando a infraestrutura para execução de esforços de marketing, gerando o interesse do usuário por serviços específicos; |
➢ sendo capaz de se adaptar rapidamente às demandas da indústria de redes, encontrando equilíbrio entre cooperação e competição; |
➢ desenvolvendo uma estratégia para a gestão do conhecimento gestão e aprendizagem permanente; |
➢ adotando/utilizando o desenvolvimentos tecnológicos; |
➢ mantendo relacionamentos com os clientes, com base em ferramentas de usuário e interface sofisticados e acompanhando tendências em curso, contando com ferramentas de Inteligência Artificial avançada para o desenvolvimento de produtos e inovação. |
Artigo 10) Eder Danilo Bezerra; Maria Conceição Silva Melo Luft; Antonio Luiz Dacorso (Cabi Leisure Tourism) |
O turismo na sociedade da informação: uma abordagem conceitual sobre o “pós-turismo” |
Objetivo: é compreender os efeitos da tecnologia da informação e comunicação (TIC) no setor do turismo, e mais, apresentar um modelo dinâmico de inovação no turismo baseado no modelo original da dinâmica da inovação na indústria proposto por Utterback & Abernathy (1975). |
Métodos utilizados: ensaio teórico. |
Principais análises revelam que:
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➢ o paradigma pós-turismo reúne ideias relacionadas ao fator de aumento de imersão de tecnologia nas relações humanas e representa uma ruptura com os paradigmas anteriores; |
➢ necessidade de repensar o turismo do futuro, já que com a automação, novas tecnologias/empregos reduzirão e aumentarão as demandas por profissionais capacitados; |
➢ o modelo de dinâmicas de inovação utilizado pode ser usado para orientar a política e planejamento do turismo em equilibrado com a necessidade de gerir a inovação e as mudanças no turismo por novas tecnologias. |
Artigo 11) Efstratios Papanis; Eleni Kitrinou (Cabi Leisure Tourism |
O papel das formas alternativas de turismo e estratégias de TICs para a indústria do turismo |
Objetivo: sugere que, a utilização das TIC pode afetar positivamente o setor de turismo em áreas insulares. Por isso, analisa esta questão para a ilha de Lesbos, onde se considera o agroturismo como um setor de turismo chave para seu desenvolvimento econômico. |
Métodos utilizados: aplicação de questionário à 500 participantes, sendo 250 visitantes gregos da ilha de Lesbos e 250 visitantes não gregos. |
Principais análises revelam que:
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➢ as tecnologias da comunicação e informação são fatores-chave para promover o crescimento econômico, pois geram profundos efeitos sobre a melhoria de vantagem competitiva, especialmente para o turismo; |
➢ o desenvolvimento da internet trouxe alterações revolucionárias para a estrutura da indústria turística, fornecendo autoridade à companhias aéreas e aos proprietários de hotéis, uma oportunidade para vender diretamente seus produtos. Devido a isso, os intermediários de viagens que ligavam fornecedores e consumidores têm de se confrontar com um risco de serem cortados ou substituídos; |
➢ o agroturismo tem apresentado um papel crítico para o desenvolvimento do turismo na ilha. Além disso, percebese que a utilização das TIC afeta positivamente o setor do turismo e tem potencial para estender o período de turismo na ilha; |
➢ o desenvolvimento de agroturismo, como um tipo alternativo de turismo, juntamente com melhorias no sistema de telecomunicações da ilha, poderiam tornar-se os principais fatores para alcançar uma vantagem competitiva sustentável da ilha, contribuindo para o desenvolvimento da economia da ilha e o desenvolvimento regional. |
Artigo 12) Aramendia-Muneta, M. Elena; Ollo-Lopez, Andrea (EBSCO) |
Impacto das TIC na indústria do turismo |
Objetivo: analisar os efeitos das TIC na competitividade das empresas, bem como sobre o seu nível de inovação, produtividade e na parte de mercado, dependendo da área do turismo: alojamento, gastronomia e agências de viagens. |
Métodos utilizados: entrevistas telefónicas e aplicação de questionários a decisores de empresas de 29 países; a taxa de retorno foi de 18,95%. Uso do software STATA 11. |
Principais análises revelam que:
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➢ a utilização de diversas TIC’s tem pouco efeito sobre o nível de competição, bem como no aumento da produtividade, enquanto que, em geral, têm um efeito positivo sobre o aumento da quota de mercado das empresas. uso de TIC parece favorecer a inovação nas empresas, a inovação como o lançamento de novos produtos /serviços para o mercado, bem como a melhoria ou a introdução de novos processos. |
Artigo 13) Ana Isabel Polo Peña; Dolores María Frías Jamilena (EBSCO) |
A relação entre as características de negócios e implantação de TIC no setor de turismo rural: o caso da Espanha |
Objetivo: Este trabalho determina quais características estão relacionadas com a implantação das TIC. |
Métodos utilizados: análise de correlação/dependência entre variáveis com uso de algoritmo CHAID, o nível de significância foi de 5%. |
Principais análises revelam que:
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➢ poucos estudos consideram a relação entre a características de negócios e implantação das TIC’s no setor rural; ➢ pelo lado empírico, há uma relação positiva entre o tamanho do negócio e implantação das TIC’s, no entanto esta relação não é determinante para o setor de turismo rural; variáveis tipo de negócio e categoria tem mais importância para a previsão de comportamento de empresas de turismo rural em relação a página web e implantação de e-mail. |
Artigo 14) Robert Govers (EBSCO) |
Impacto da Tecnologia no Turismo Cultural |
Objetivo: discutir os impactos das TIC’s no turismo cultural seus efeitos no século 21. |
Métodos utilizados: relatório de conferência |
Principais análises revelam que:
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➢ as TIC’s devem ser usadas para proteger o patrimônio cultural e educar as pessoas, podendo ser melhor sucedida, caso os turistas entendam como usá-la; |
➢ a importância da qualidade do produto turístico e todos os seus componentes, pois imperfeições e desilusões são facilmente comunicadas nos dias atuais; |
➢ o turismo é cada vez mais baseado no conhecimento, que será um desafio para a indústria de TI; |
➢ a partir de 1998, nasce o “new academic jornal on information technology and tourism”: aplicações, metodologias, técnicas (ITT), uma revista trimestral dedicada a este impulso das pesquisas. A revista ITT publicou uma edição especial que teve por base o impacto da tecnologia sobre o turismo cultural nos anos 2000. Para esta edição especial foram convidados o Dr. Dimitrios Buhalis e Dr Valeria Minghetti; |
Embora, se espere do turismo a entrega de benefícios econômicos regionais, também se espera ameaças ao meio ambiente, às culturas locais, e sistemas religiosos ou sociais, e suas crenças (Turquia). |
Artigo 15) France Bourgouin (EBSCO |
Tecnologia da Informação e Comunicação e o potencial de desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas do turismo rural: o caso da Costa Selvagem |
Objetivos: explora como as TICs podem ajudar o turismo baseados em micro, pequenas e médias empresas (MPME) a resolverem as suas limitações para o crescimento e desenvolvimento rural na África do Sul, mais especificamente, na região da Costa Selvagem. |
Métodos utilizados: entrevistas semiestruturadas aplicadas à pessoas consideradas chaves do setor privado, Ongs, governo provincial, envolvidos no desenvolvimento das MPME’s. |
Principais análises revelam que:
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➢ a popularidade atual das TIC’s como ferramenta potencializadora de inovação pode desenhar iniciativas ao longo de uma única faixa, que é limitada a preocupações do acesso às TIC, conhecimentos de informática e desenvolvimento de competências técnicas. Em vez disso, iniciativas de implementação das TIC’s devem ser guiadas por uma abordagem mais abrangente para incutir comunicação, aptidões acionadas por aplicativos que complementam as redes existentes de comunicação e troca de informações; |
➢ as TIC’s facilitam a superação de obstáculos espaciais em áreas rurais descentralizadas. Este foco em desenvolvimento de MPME habilitados para as TIC podem contribuir para a extensão da própria empresa, além de suas fronteiras tradicionais; |
➢ para as TIC’s fornecerem um meio eficaz de desenvolvimento regional, sua infraestrutura em relação ao fornecimento de apoio as MPME’s devem contar com o apoio de mecanismos. |
Artigo 16) Catherine Keske; Steve Smutko (EBSCO) |
Consultando comunidades: usando a tecnologia do sistema de resposta público (ARS) para avaliar as preferências da comunidade para recreação sustentável e desenvolvimento do turismo |
Objetivos: descrever como a tecnologia ARS funciona e como ela pode ser utilizada em pesquisas para avaliar as preferências da comunidade de desenvolvimento do turismo. |
Métodos utilizados: entrevista a 58 líderes comunitários, profissionais de desenvolvimento econômico, estadual e representantes de agências federais e moradores dos municípios Park County e Lake County. |
Principais análises revelam que: a avaliação do uso de Tecnologia ARS mostrou altos níveis de satisfação dos participantes, tanto com a tecnologia e os procedimentos de avaliação da situação, e o surgimento de potencial turístico ações de desenvolvimento. |
Artigo 17) Drd.ec Roxana-Mirela GĂZDAC (EBSCO) |
Turismo e Tecnologia |
Objetivos: salientar a ligação entre o turismo e tecnologia. |
Métodos utilizados: ensaio teórico. |
Principais análises revelam que: em um período relativamente curto de tempo o turismo ganhou “campo” com a ajuda da internet, sistemas globais de reservas, o interesse dos pesquisadores da área e o uso de inovações. |