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Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira

Comportamiento del consumidor de turismo: Una revisión sistemática de la producción científica nacional

Resumo

Esse estudo analisou a produção científica brasileira relacionada ao comportamento do consumidor de turismo no período compreendido entre 1996 a 2019, nas bases Spell, Scielo e Scopus, utilizando o protocolo de revisão sistemática difundido por Cronin, Ryan e Coughlan (2008). Ademais, a bibliometria de Araújo e Alvarenga (2011) também foi utilizada como estratégia de investigação. Desse modo, essa pesquisa delineia-se como um estudo descritivo e de abordagem qualitativa. A busca resultou em uma amostra de 109 artigos que foram avaliados a partir de três abordagens: a) geral; b) metodológica e c) teórica. Os artigos foram analisados por intermédio da estatística descritiva, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Entre os achados, identificou-se um interesse progressivo na temática após o ano 2014, sendo o período imediatamente posterior o de maior concentração de artigos. Sob o caráter metodológico, os resultados revelaram a preferência por pesquisas descritivas e quantitativas. O survey e levantamento de opinião foram os métodos mais recorrentes. Das análises CHD e AFC emergiram quatro eixos temáticos associados ao tema e definidos como: “influências internas”, “produtos turísticos”, “processo decisório” e “turismo segmentado”. Destarte, essa investigação traz avanços para a área de turismo ao possibilitar uma fotografia sobre as pesquisas brasileiras e identificar lacunas prolíficas a serem preenchidas por estudos futuros.

Palavras-chave
Consumidor de Turismo; Turista; Consumo

Resumen

Este estudio analizó la producción científica brasileña relacionada con el comportamiento del consumidor turístico en el período de 1996 a 2019, en las bases Spell, Scielo y Scopus, utilizando el protocolo de revisión sistemática difundido por Cronin, Ryan y Coughlan (2008). Además, la bibliometría de Araújo y Alvarenga (2011) también se utilizó como estrategia de investigación. Por lo tanto, esta investigación está diseñada como un estudio descriptivo con un enfoque cualitativo. La búsqueda resultó en una muestra de 109 artículos que fueron evaluados a partir de tres enfoques: a) general; b) metodológico y; c) teórico. Los artículos se analizaron mediante estadística descriptiva, Clasificación Jerárquica Descendente (CJD) y Análisis de Factores de Correspondencia (AFC). Entre los resultados, se identificó un interés progresivo en el tema después del año 2014, y el período inmediatamente posterior fue la mayor concentración de artículos. Em relación con el carácter metodológico, los resultados revelaron la preferencia por la investigación descriptiva y cuantitativa, siendo le survey y la encuesta de opinión los métodos más recurrentes. De los análisis CHD y AFC surgieron cuatro ejes temáticos asociados con el tema y definidos como: "influencias internas", "productos turísticos", "toma de decisiones" y "turismo segmentado". Por lo tanto, esta investigación trae avances al campo de los estudios de turismo al permitir una fotografía de la investigación brasileña y identificar vacíos que se llenarán en futuros estudios.

Palabras clave
Consumidor de Turismo; Turista; Consumo

Abstract

This study aimed to analyze the Brazilian scientific production related to tourism consumer behavior without temporal filter, in the databases Spell, Scielo and Scopus, using the systematic review protocol disseminated by Cronin, Ryan and Coughlan (2008). In addition, the bibliometrics by Araújo and Alvarenga (2011) was also adopted as a research strategy. Thus, this research is designed as a descriptive study and with qualitative approach. The search resulted in a sample of 109 papers which were evaluated from three approaches: a) general; b) methodological and; c) theoretical. The papers were analyzed using descriptive statistics, Descending Hierarchical Classification (DHC) and Correspondence Factor Analysis (CFA). About the findings, we identified a progressive interest in the theme after 2014, with the immediately subsequent period being the one with the highest concentration of papers. In relation to the methodological character, the results revealed the preference for descriptive and quantitative researches. The adoption of survey and opinion research were the most recurrent methods. From the DHC and CFA analysis emerged four thematic axes associated with the theme and defined as: “internal influences”, “tourism products”, “decision making” and “segmented tourism”. Therefore, this investigation brings advances to the tourism studies field by enabling a photograph of the Brazilian research and identifying gaps to be filled by future studies.

Keywords
Tourism Consume; Tourist; Consumption

1 INTRODUÇÃO

A adoção da bibliometria para análise da produção científica nos diferentes campos do conhecimento permite aos pesquisadores visualizar o estágio de desenvolvimento da área e o interesse da academia pela temática (Araújo & Alvarenga, 2011Araújo, R., & Alvarenga, L. (2011). Bibliometrics in Brazilian postgraduate scientific research from 1987 to 2007. Bibli Meetings: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 16(31), 51-70. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p51
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), fornecendo subsídios para as investigações futuras, identificando lacunas de pesquisas a serem preenchidas pelos novos estudos e facilitando o processo de difusão do conhecimento.

O estudo do comportamento do consumidor de turismo emerge como temática relevante por situar os turistas, agentes do destino turístico (Valls, 2002Valls, J.F. (2006). Integral management of sustainable tourist destinations. Cristiano Vasques and Liana Wang (Transl.). Publishing Company FGV, 232p.), como objetos de investigação, considerados por Pechlaner e Osti (2002)Pechlaner, H., & Osti, L. (2002). Reengineering tourism organizations: the case of Italy. Tourism Review, 57(2). elementos-chave para a competitividade dos pontos turísticos, por serem os tomadores de decisão entre as diferentes destinações turísticas, reforçando a disputa no mercado. Outrossim, a OMT – Organização Mundial do Turismo – destaca o papel dos turistas para o alcance dos Objetivos do Milênio que abarcam, entre uma série de objetivos, o desenvolvimento de um turismo mais plural, integrador e responsável (WTO, 2018World Tourism Organization (WTO). (2018). UNWTO Annual Report 2017, UNWTO, Madrid. https://doi.org/10.18111/9789284419807.
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).

Assim sendo, compreender a dinâmica que envolve a relação dos turistas com os territórios e demais elementos do trade turístico é substancial para o progresso do turismo enquanto disciplina interdisciplinar e serviço tradicional do setor de lazer e hospitalidade (Bateson & Hoffman, 2016Bateson, J. E.G., & Hoffman, K.D. (2016). Service marketing principles: Concepts, Strategies and Cases. São Paulo: Cengage Learning.). Além disso, o estudo do comportamento do consumidor emerge como uma das áreas mais pesquisadas na literatura de turismo, no entanto, existem poucas revisões sobre o campo (Cohen, Prayag, & Moital, 2014Cohen, S. A. , Prayag, G., & Moital, M. (2014). Consumer behaviour in tourism: Concepts, influences and opportunities, Current Issues in Tourism, 17(10), 872-909, https://doi.org/10.1080/13683500.2013.850064
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).

Neste ínterim, questiona-se: Em termos nacionais, como as pesquisas têm se desenvolvido na área? Quais os temas mais recorrentes? Quem são e onde estão os pesquisadores mais prolíficos no tema? Quais as contribuições para os novos estudos? Diante dessas e outras inquietações, a presente pesquisa objetiva apresentar um panorama da produção científica nacional, considerando aspectos gerais que agregam os anos de publicação, autores e instituições mais producentes; aspectos metodológicos que categorizam os artigos quanto ao desenho e operacionalização das pesquisas; e abordagem teórica que possibilita a identificação dos principais eixos temáticos emergidos dos artigos.

Essa revisão diferencia-se da desenvolvida por Silva et al. (2012)Silva, P.R.da., Deboçã, L.P., Silva, A.J.H. da., & Veiga, R.T. (2012). An analysis of scientific production in tourism journals on the topic of consumer behavior in tourism. Revista Turismo Visão e Ação, 14(1), 47-66. por categorizar as análises em três abordagens (geral, metodológica e teórica) e utilizar como estratégia de pesquisa a revisão sistemática concomitante à bibliometria. Além disso, o presente estudo avança no período de análise (1996 a 2019), uma vez que o estudo anterior avaliou o período de 2000 a 2010, e, também, na técnica de análise dos dados, por intermédio da CHD (Classificação Hierárquica Descendente) e AFC (Análise Fatorial de Correspondência).

Destarte, a presente investigação contribui com progressos na área do comportamento de consumidor no turismo, por este ser um fenômeno que cria experiências autênticas aos consumidores dos destinos turísticos, sendo a atividade um serviço tradicional do setor de hospitalidade e lazer (Bateson & Hoffman, 2016Bateson, J. E.G., & Hoffman, K.D. (2016). Service marketing principles: Concepts, Strategies and Cases. São Paulo: Cengage Learning.), responsável por 10% do PIB mundial (WTO, 2018World Tourism Organization (WTO). (2018). UNWTO Annual Report 2017, UNWTO, Madrid. https://doi.org/10.18111/9789284419807.
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). Assim sendo, admite-se a relevância do serviço para as sociedades, e a importância de se investigar os comportamentos dos turistas no intuito de promover melhores experiências nas diferentes fases do processo de compra, atentando-se para a sustentabilidade dos ambientes e manutenção dos acervos (Valls, 2006Valls, J.F. (2006). Integral management of sustainable tourist destinations. Cristiano Vasques and Liana Wang (Transl.). Publishing Company FGV, 232p.), e possibilitar a formulação de políticas públicas nas diferentes destinações turísticas.

2 REVISÃO DE LITERATURA

O comportamento do consumidor relaciona-se às análises durante o processo de aquisição de produtos e experiências, abarcando avaliações desde a intenção de consumo até o pós-compra (Schiffman & Wisenblit, 2015Schiffman, L.G & Wisenblit, J. (2015). Consumer Behavior. (11 ed.). New York: Pearson.), não compreendendo somente uma perspectiva mercadológica, embora esta perspectiva seja, em sua maioria, o pontapé inicial para as investigações que se relacionam ao tema. Schiffman e Wisenblit (2015)Schiffman, L.G & Wisenblit, J. (2015). Consumer Behavior. (11 ed.). New York: Pearson. construíram um modelo conceitual que permite extrair informações úteis na compreensão do comportamento dos consumidores. O modelo está representado na Figura 1.

Figura 1
Modelo conceitual sobre comportamento do consumidorFonte: Adaptado de Schiffman e Wisenblit (2015)Schiffman, L.G & Wisenblit, J. (2015). Consumer Behavior. (11 ed.). New York: Pearson..

A partir do modelo é possível compreender as inter-relações nos processos que envolvem o comportamento do consumidor. A construção do autoconceito e estilo de vida dos indivíduos não são autodirigidos, mas resultados de influências internas e externas, sendo as atividades de marketing situadas dentro de uma dinâmica externa formada por uma série de outros fatores influentes. Desse modo, as necessidades e desejos dos consumidores são resultados de diversos aspectos que abarcam dimensões sociais, institucionais, transculturais e psicológicas (Rodrigues, 2013Rodrigues, P. C. (2013). Consumer Behavior: Is it possible to understand the consumer? Lisboa: Lusíada University, 262p.) que vão demandar dos estudiosos na temática esforços interdisciplinares.

Uma das maiores dificuldades no estudo do comportamento do consumidor no turismo reside nas particularidades dos destinos e na complexidade do fenômeno turístico, que exige dos pesquisadores considerar os diferentes contextos (Lee, Jan, & Yang, 2013Lee, T. H., Jan, F.-H. H., & Yang, C.-C. C. (2013). Conceptualizing and measuring environmentally responsible behaviors from the perspective of community-based tourists. Tourism Management, 36, 454–468. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2012.09.012
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), e não apenas replicar instrumentos do marketing pensados, inicialmente, para o a indústria de bens e manufaturados, não atentando-se para as especificidades dos serviços (Bateson & Hoffman, 2016Bateson, J. E.G., & Hoffman, K.D. (2016). Service marketing principles: Concepts, Strategies and Cases. São Paulo: Cengage Learning.).

Por conseguinte, o interesse dos pesquisadores de turismo sobre o comportamento do consumidor desvela diferentes preocupações. Internacionalmente, as investigações norteiam as percepções sobre a imagem do destino, satisfação, qualidade percebida (Ramseook-Munhurrun, Seebaluck, & Naidoo, 2015; Radu & Dobrescu, 2014Radu, A. – C., & Dobrescu, A. I. (2014). A Model for assessing tourists’ satisfaction of the existing information on online environment. Procedia Economics and Finance, 10(14), 16–22. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(14)00273-1
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; Ping, 2011Ping, G. (2011). Analysis the application of e-business for the tourism enterprises’ performance evaluation in china. Energy Procedia, 5, 849–854. https://doi.org/10.1016/j.egypro.2011.03.150
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), dentre outros interesses que afetam as dinâmicas socioeconômicas e objetivam promover os pontos turísticos de diversas regiões.

No Brasil, a tendência segue a agenda internacional ao analisar perfis sociodemográficos dos turistas que influem na decisão de compra dos produtos turísticos (Silva & Mendes-Filho, 2018Silva, G. L. da., & Mendes Filho, L. (2018). Profile and frequency of use of the On-line Travel Agency (OTA) by consumers in hotels in Natal/RN. Revista Acadêmica Observatório de Inovação Do Turismo, 12(1), 22–44.; Silva, Abreu, & Gosling, 2015Silva, J. O. da, Abreu, N. R. de., & Gosling, M. (2015). “Reach of who?!”: A reflection about purchase decision of people with disabilities under the accessibility’s perspective. Economia e Gestão, 15(40), 204–223.; Andrade, 2001Andrade, J. R. (2001). Consumer's behavior and tourist product's choice. Turismo em Análise, 12(1), 7–19.). As pesquisas nacionais também revelam interesses por segmentos de turistas marginalizados, a exemplo do público LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (Hoffman et al., 2018Hoffmann, C., Duarte, R., Traverso, L. D., & Bobsin, D. (2018). Gay-Friendly Tourism: Latent Demand Segment. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 10(4), 798–813. https://doi.org/10.18226/21789061.v10i4p798
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; Sanches, Mancini, & Nascimento, 2011Sanches, T. C., Mancini, L. A., & Nascimento, M. A. N. do. (2011). GLS tourism and the profile of its public consumer in the northern region of Parana. Turismo - Visão e Ação, 13(1), 81–95.), PCD – Pessoas Com Deficiência (Lacerda et al., 2016Lacerda, J. O. da S., Mano, R. F., Abreu, N. R. de., & Baldanza, R. F. (2016). “Respect is Checked In!”: Understanding the Atitudinal and Programmatic Dimension in Hotels from the Vision of Hotel Managers and Consumers with Disabilities. Podium-Sport Leisure and Tourism Review, 5(2), 86–98. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.148
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; Silva, Abreu & Gosling, 2015Silva, J. O. da, Abreu, N. R. de., & Gosling, M. (2015). “Reach of who?!”: A reflection about purchase decision of people with disabilities under the accessibility’s perspective. Economia e Gestão, 15(40), 204–223.; Faria, Souto, & Rocha, 2011Faria, M. D. de, Souto, S. W., & Rocha, A. M. C. da. (2011). Strategic positioning travel services for people with disabilities: the case of the city of Socorro, SP. Caderno Virtual de Turismo, 11(3), 308–324.) e turistas idosos (Moura et al., 2017Moura, A. C. de, Gosling, M. D. S., Christino, J. M. M., & Macedo, S. B. (2017). Acceptance and use of technology for the choice of touristic destina- tions by persons of the third age: a study using UTAUT2. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 11(2), 239. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1277
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; Levrini & Maciel, 2016Levrini, G. R. D., & Maciel, G. (2016). Influence factors in the Elderly buying decision process of Tourism services. Marketing & Tourism Review, 1(1), 1–34. https://doi.org/10.29149/mtr.v1i1.3715
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; Lobuono et al., 2016Lobuono, R., Gosling, M. de S., Gonçalves, C. A., & Medeiros, S. A. (2016). Relationship Between Dimensions of Experience, Satisfaction, Word-of-Mouth and Intention to Returning: The perception of cultural event participants. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, 5(2), 15–37. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.158
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).

Por fim, o forte teor mercadológico, com vistas ao aumento da demanda, baliza as pesquisas nacionais e revela o fomento às práticas de turismo convencionais, adicionando, no entanto, em algumas investigações, inquietações referentes aos impactos negativos do turismo (Costa, Santos, & Aguiar, 2015Costa, C. S. R., Santos, J. G., & Aguiar, E. C. (2015). Sustainability and tourist behavior: a discussion in the light of environmental psychology. Revista de Administração Da UFSM, 8, 35. https://doi.org/10.5902/1983465916393
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; Azevêdo, 2014), uma vez que a exigência dos consumidores por ambientes preservados e autênticos já é uma realidade (Diaz-Christiansen et al., 2016Diaz-Christiansen, S., López-Guzmán, T., Pérez Gálvez, J. C., & Muñoz Fernández, G. A. (2016). Wetland tourism in natural protected areas: Santay Island (Ecuador). Tourism Management Perspectives, 20, 47–54. https://doi.org/10.1016/j.tmp.2016.07.005
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; Brandão, 2014Brandão, J. O. da S. (2014). Community Based Tourism: Redefining the concept of community. In Professional Master's Program in Tourism (p. 230). University of Brasília.). Desse modo, essas pesquisas diferenciam-se dos interesses comuns da maioria dos estudos sobre o comportamento do consumidor, que versam sobre satisfação, lealdade, critérios de compra e processos decisórios.

3 MÉTODO

A pesquisa iniciou-se com buscas sistemáticas nas bases científicas nacionais, a saber: Spell, Scopus e Scielo, utilizando como termos indexadores comportamento, turista, consumidor e experiência, suas respectivas traduções em inglês e combinações com operadores booleanos. O levantamento foi realizado no mês de abril de 2019, e não utilizou filtro temporal. Os resultados das buscas estão descritos na Tabela 1.

Tabela 1
Resultados das buscas nas bases científicas nacionais

Adicionalmente, salienta-se que a escolha das bases decorre da interdisciplinaridade de temas, e pela quantidade de periódicos indexados em cada base. A Spell conta atualmente com mais de 40.000 documentos na plataforma, em 123 periódicos. Scielo com 1654 periódicos e Scopus com mais de 30.000. As buscas com termos em inglês justificam-se pelo processo de internacionalização das revistas nacionais. Sendo assim, e almejando compor maiores retornos nas buscas sobre um tema interdisciplinar, as bases supracitadas foram selecionadas por mostrarem-se aderentes aos objetivos previamente formulados.

Outrossim, esta pesquisa delineia-se como um estudo descritivo (Vieira, 2002Vieira, V. A. (2002). The types, variables and characteristics of marketing research. Revista da FAE, Curitiba, 5 (1): 61-70 ), e de abordagem qualitativa (Minayo, 2001Minayo, M.C.S. (Org.). (2001). Social research: Theory, method and creativity. Petrópolis: Vozes.), sendo o método utilizado a revisão sistemática (Cronin, Ryan, & Coughlan, 2008Cronin, P., Ryan, F., & Coughlan, M. (2008). Undertaking a literature review: a step-by-step approach. British Journal of Nursing, 17(1), 38-43.) e bibliométrica (Araújo & Alvarenga, 2011Araújo, R., & Alvarenga, L. (2011). Bibliometrics in Brazilian postgraduate scientific research from 1987 to 2007. Bibli Meetings: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 16(31), 51-70. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2011v16n31p51
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) por permitir traçar um panorama da produção científica nacional sobre o comportamento do consumidor de turismo.

O protocolo adotado iniciou com (a) formulação do problema de pesquisa; (b) seleção dos critérios de filtragem: artigos duplicados, resumos, títulos e palavras-chaves não aderentes, e documentos diversos que não se enquadravam como artigos nacionais; (c) escolha e acesso da literatura; (d) análise da literatura incluída na revisão; e, (e) avaliação e publicação dos resultados. Os critérios de eliminação dos artigos e os retornos das buscas para composição do corpus final podem ser visualizados na Tabela 2.

Tabela 2
Amostra final de artigos após eliminações

Diante dos resultados e critérios de filtragem acima descritos, a presente revisão procedeu à análise de 109 artigos quanto à: a) informações gerais dos artigos; b) aspectos metodológicos e; c) abordagem teórica. O detalhamento de cada categoria de análise encontra-se relatado na seção seguinte.

Para a análise de conteúdo, utilizou-se o software Iramuteq versão 0.7, sendo realizadas a nuvem de palavras, Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC). A CHD proporciona o agrupamento de elementos semelhantes dos segmentos de texto, identificando as palavras comuns e identificando os clusters (Camargo, 2005Camargo, B. V. (2005) Alceste: A computer program for quantitative analysis of textual data. In A. S. P.Moreira, B. V. Camargo, J. C. Jesuíno & S. M. Nóbrega (Eds.), Theoretical-methodological perspectives on social representations (pp. 511-539). João Pessoa, PB: University Publisher of the Federal University of Paraíba.). A AFC, por sua vez, apresenta as classes em um plano fatorial, proporcionando a visualização das relações entre as palavras e variáveis associadas a cada cluster no eixo cartesiano (Camargo & Justo, 2013Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: free software for analyzing textual data. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16
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). Acrescenta-se que o próprio software, através da estatística Qui-Quadrado (χ2), indica os artigos mais representativos de cada classe.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesta seção estão descritos os principais resultados emergidos das análises. Para melhor visualização, os resultados foram categorizados em três abordagens: geral, metodológica e teórica, conforme indicado na seção metodológica anterior.

As informações foram extraídas dos artigos e organizadas em uma planilha no Excel, onde receberam o primeiro tratamento analítico e, em seguida, foram encaminhadas para o software Iramuteq, no qual receberam tratamento estatístico.

4.1 Abordagem geral

Para a categoria inicial de análise, foram extraídos dos artigos informações referentes aos periódicos científicos, anos de publicação dos artigos, autores e instituições vinculadas.

Dos 27 periódicos científicos (Tabela 3) que emergiram das buscas, os mais producentes sobre o tema são a Revista Turismo em Análise (22 artigos), Turismo – Visão e Ação (21 artigos), Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (14 artigos), Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade (8 artigos), Caderno Virtual de Turismo (5 artigos), Marketing & Tourism Review (5 artigos) e Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo (5 artigos), sendo os três primeiros responsáveis por mais da metade das publicações sobre o comportamento do consumidor no turismo.

Tabela 3
Periódicos científicos emergidos das buscas

Quanto aos anos de publicação dos artigos, verifica-se uma tendência ao aumento no número de artigos publicados (Figura 2). Salienta-se, ainda, que foi considerada apenas a metade do primeiro semestre de 2019 para as buscas, por isso a queda brusca na quantidade de artigos no ano citado.

Figura 2
Representação de frequências e histograma classificado (pareto)

Observa-se no gráfico de frequências disposto na Figura 2 que, embora haja aumentos e quedas constantes ao longo dos períodos temporais, após o ano de 2014 o interesse da academia demonstrou-se progressivo. Isto pode ser observado no histograma classificado, em que as duas classes de 2015 e 2019, referentes aos anos 2013 a 2019, correspondem a quase 80% do percentual cumulativo, revelando que os artigos se concentram nesse período.

Seguindo para a avaliação dos autores e as respectivas instituições vinculadas, os resultados revelaram que os artigos são desenvolvidos por, no máximo, 5 autores, sendo a opção de autoria única verificada em 18 artigos, e de número máximo de autores verificada em apenas 5 artigos. Por outro lado, os resultados revelaram que a preferência é por autoria dupla (34 artigos) ou tripla (35 artigos), correspondendo a 63,30% do total de artigos analisados.

Os autores que mais publicaram no período compreendido de 1996, ano que emergiu a primeira publicação sobre o comportamento do turista, a abril de 2019 estão dispostos na Tabela 4 a seguir, bem como a instituição de vínculo de cada autor. A quantidade de artigos por autor também é apresentada.

Tabela 4
Autores mais prolíficos para a amostra analisada

A autora que mais produziu sobre o tema foi Marlusa de Sevilha Gosling, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com 8 artigos, o dobro atingido pelos autores Glauber Eduardo de Oliveira Santos, da Universidade de São Paulo (USP), e Luiz Mendes Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que dividem a segunda colocação no ranking. Em terceiro lugar ficaram os autores José Manoel Gonçalves Gândara, da Universidade Federal do Paraná, Juliana Maria Magalhães Christino, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marina Dias de Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Sérgio Marques Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), todos com 3 artigos.

Quanto às instituições de vínculo dos autores, verificou-se que a Universidade Federal de Minas Gerais (11,16%, 33 autores), Universidade de São Paulo (10,17%, 30 autores) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (7,8%, 23 autores) representam as entidades com maior número de autores vinculados, sendo, portanto, as universidades que mais produzem sobre o tema.

4.2 Abordagem metodológica

Partindo para as próximas análises, inicia-se a categorização metodológica. Os artigos foram categorizados quanto ao desenho e operacionalização da pesquisa. Para o desenho de pesquisa, as investigações foram classificadas em: a) tipo, se teórico ou teórico-empírico; b) natureza, se exploratória, descritiva, explicativa, ou exploratório-descritiva; c) abordagem, se quantitativa, qualitativa ou multimétodo; d) recorte do estudo, se transversal ou longitudinal; e) ambiente, se em laboratório ou em campo; delineamento, se correlacional, experimental, quase experimental, ou sem delineamento, quando as pesquisas não se enquadram em nenhuma das classificações anteriores; e f) método empregado para consecução da pesquisa, se foi um survey, estudo de caso, etnografia, netnografia, fenomenologia, entre outros.

Um quadro-resumo com a definição das categorias levantadas para o desenho de pesquisa encontra-se sintetizado no Quadro 1.

Quadro 1
Conceituação das categorias para o desenho de pesquisa

A partir das categorias previamente definidas, e respaldadas pelos respectivos autores, os resultados referentes ao desenho de pesquisa encontram-se sintetizados na Figura 3 a seguir.

Figura 3
Descrição do desenho de pesquisa

A grande maioria dos artigos, representada por 82% da amostra, são de cunho teórico-empírico, ou seja, através de um método científico, realizam testes nos locais dos estudos e verificam a relação entre construtos, conceitos e variáveis. Sendo assim, os outros 18% da amostra, onde enquadram-se ensaios teóricos e revisões de literatura que não apresentam uma seção metodológica não compuseram o corpus de análise referente ao recorte, ambiente e delineamento.

Diante do teor dos estudos teóricos avaliados, todos foram categorizados como qualitativos, e de natureza descritiva. Avaliando os artigos teóricos e teórico-empíricos, percebe-se que a natureza descritiva é preponderante em 58% dos artigos, sendo que, desses estudos descritivos, 47,6% não relataram essa classificação no artigo de forma clara, e outros 6,3% dos artigos foram classificados de forma equivocada, sendo necessária uma reclassificação. Os estudos exploratório-descritivos emergem na segunda colocação, sendo responsáveis por 32% da amostra avaliada. Estudos de natureza explicativa não foram representativos para esta amostra, emergindo como sugestão para pesquisas futuras.

Em seguida, os resultados revelaram que a maioria das pesquisas sobre o tema apresenta uma abordagem quantitativa (47%), porém estudos qualitativos (34%) e que utilizam as duas abordagens concomitantemente (19%) apresentaram participações significativas para a amostra analisada, indicando interesse da comunidade científica por estudos que viabilizem novas perspectivas de análise, uma vez que os estudos quantitativos são majoritariamente escolhidos pelos pesquisadores nas investigações sobre o comportamento do consumidor de turismo.

Para os estudos teórico-empíricos, o recorte transversal representa 93% da amostra com investigações sendo realizadas no campo de estudo (100%). Quanto ao delineamento das pesquisas, a maioria dos artigos não relatou o delineamento (62%), em seguida os estudos correlacionais foram os mais representativos (37%). Os delineamentos experimental e quase experimental não foram expressivos para esta amostra, revelando-se um campo fecundo a ser explorado por novos estudos. Por fim, os métodos utilizados para consecução das pesquisas foram identificados e categorizados, sendo o survey (26%) e o levantamento de opinião (24%) os mais recorrentes (Gráfico 1).

Gráfico 1
Descrição dos métodos identificados

Para a próxima categoria metodológica analisada, a de operacionalização da pesquisa, os artigos teórico-empíricos foram classificados quanto a: a) amostragem, se probabilística ou não probabilística; b) tipo de amostragem, se aleatória simples, estratificada, sistemática, por conglomerado, bola de neve ou por conveniência/acessibilidade; c) instrumentos de coleta, se questionários, entrevistas, grupos focais; d) procedimentos de coleta, se virtual ou presencial e; e) análise dos dados, se análise de regressão, fatorial, estatística descritiva, modelagem de equações estruturais, teste t, análise de conteúdo ou do discurso.

A definição das categorias levantadas para a operacionalização das pesquisas encontra-se sintetizado no Quadro 2.

Quadro 2
Conceituação das categorias para a operacionalização da pesquisa

A maioria dos artigos utilizou a amostragem não probabilística (87%) para compor a amostra dos estudos e 11% utilizaram a amostragem probabilística. Cabe salientar que alguns estudos não esclareceram o tipo de amostragem utilizado nas investigações, representando 2% da amostra analisada. Quanto aos tipos de amostragem, a amostra por conveniência ou acessibilidade foi a mais representativa, verificada em 71% dos artigos analisados, em seguida a amostra aleatória simples e a amostra autogerada ou snowball corresponderam à 7% e 5%, respectivamente. O Gráfico 2 ilustra os tipos identificados nos artigos componentes da amostra.

Gráfico 2
Descrição da operacionalização de pesquisa quanto aos tipos de amostragem

Ademais, em decorrência dos métodos (survey e levantamento de opinião) utilizados pelos estudos, de forma majoritária, os instrumentos mais recorrentes foram os questionários, responsáveis por 65% das amostras, convergindo, portanto, o desenho com a operacionalização das pesquisas. Em seguida as entrevistas apresentam-se como mais representativas, em 12% da amostra.

As aplicações dos instrumentos foram realizadas presencialmente (54%), virtualmente (39%) ou de ambas as formas (6%). E, para análise dos dados, várias técnicas emergiram dos artigos, sendo a estatística descritiva e modelagem de equações estruturais as mais representativas, e identificadas em 32 artigos. Acrescenta-se que um percentual expressivo dos artigos (44,95%) não relatou os procedimentos utilizados em alguma etapa do desenho ou operacionalização das investigações, necessitando de inferências ou novas reclassificações. Tal resultado revela-se preocupante no que tange ao rigor metodológico preconizado na academia, convergindo com o entendimento de Silva et al. (2012)Silva, P.R.da., Deboçã, L.P., Silva, A.J.H. da., & Veiga, R.T. (2012). An analysis of scientific production in tourism journals on the topic of consumer behavior in tourism. Revista Turismo Visão e Ação, 14(1), 47-66. ao identificar a fragilidade dos estudos no relato dos métodos.

4.3 Abordagem teórica

Após as análises gerais e metodológicas dos artigos, inicia-se a apreciação teórica das pesquisas componentes da amostra. Para a realização da wordcloud utilizou-se as palavras-chaves dos 109 artigos como corpus textual. A Figura 4 apresenta as formas lexicográficas mais representativas e como elas se distribuem.

Figura 4
Nuvem de palavras

O corpus foi constituído por um texto único, com 22 Segmentos de Texto (STs), das quais emergiram 821 ocorrências, sendo 301 palavras distintas, e 192 palavras-chave com frequência única, estas representativas de 23,39% dos casos.

Diante das palavras-chave mais recorrentes identificadas na wordcloud, verifica-se o forte teor mercadológico nas pesquisas que envolvem o comportamento do consumidor no turismo. As ocorrências revelam as preocupações gerais dos pesquisadores em avaliar as motivações de viagem, relatar as experiências dos turistas e segmentar a demanda turística com vistas ao aumento da satisfação durante as viagens (Silva & Mendes-Filho, 2018Silva, G. L. da., & Mendes Filho, L. (2018). Profile and frequency of use of the On-line Travel Agency (OTA) by consumers in hotels in Natal/RN. Revista Acadêmica Observatório de Inovação Do Turismo, 12(1), 22–44.).

Para a análise dos temas que emergem dos artigos, realizou-se a CHD (Figura 5), através do método Reinert, no qual foram analisados 109 textos, divididos em 519 STs, com aproveitamento de 396 STs (76,30%). Emergiram do corpus textual, 18.539 ocorrências, formadas por vocábulos, formas e demais elementos lexicográficos, sendo 3.677 formas distintas, e 2.076 formas com ocorrência única.

Figura 5
Dendograma da amostra analisada

O conteúdo analisado foi categorizado em 5 clusters: Classe 1, com 83 STs (20,96%); Classe 2, com 60 STs (15,15%); Classe 3, com 86 STs (21,72%); Classe 4, com 79 STs (19,95%); e Classe 5, com 88 STs (22,22%). Foram consideradas para as análises apenas as formas com χ²>3,81 (p<0,005).

A Classe 1 – Influências internas – constituída por 20,96% da amostra, é fortemente representada pelas pesquisas desenvolvidas por Costa, Santos e Aguiar (2015)Costa, C. S. R., Santos, J. G., & Aguiar, E. C. (2015). Sustainability and tourist behavior: a discussion in the light of environmental psychology. Revista de Administração Da UFSM, 8, 35. https://doi.org/10.5902/1983465916393
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com χ² = 19,1, Santos, Ramos e Rey-Maquieira (2012)Santos, G. E. de O., Ramos, V., & Rey-Maquieira, J. (2012). Determinants of multi-destination tourism trips in Brazil. Tourism Economics, 18(6), 1331–1349. https://doi.org/10.5367/te.2012.0170
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, e Valdez-Muñoz (2002)Valdez Muñoz, R. (2002). Choice of tourist destinations: influence of the degree of involvement and previous knowledge of tourists. Revista Turismo Em Análise, 13(2), 17. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v13i2p17-28
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, ambos com χ²=11,4. Tais investigações agregam discussões relacionadas aos consumidores dos destinos sob uma natureza mais interna, avaliando percepções, imagens, nível de conhecimento, estímulos, atitudes, identificadas por Schiffman e Wisenblit (2015)Schiffman, L.G & Wisenblit, J. (2015). Consumer Behavior. (11 ed.). New York: Pearson. como influentes na construção do autoconceito e estilos de vida dos consumidores.

Embora essa classe tenha condensado pesquisas de múltiplos métodos, as discussões emergidas pelos artigos convergem para um caráter mais teórico e de testes empíricos sobre teorias já sólidas do comportamento do consumidor. Por exemplo, nessa primeira classe, foram recorrentes análises que versavam sobre a Teoria da Experiência, Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Motivação e motivadores de compra, e determinantes individuais.

A Classe 2 – Produtos turísticos – constituída por 15,15% da amostra, congrega como formas mais representativas as seguintes palavras: produto (χ²= 36,79, p<0,0001), atividade (χ²=29,08, p<0,0001), souvenir (χ²=28,36, p<0,0001), lugar (χ²=27,6, p<0,0001) e prático (χ²=24,01, p<0,0001), sendo as pesquisas mais representativas desta classe as desenvolvidas por Mariani (2002)Mariani, M. (2002). Perceptions of tourists and inhabitants of the town of Bonito: the place, subjects and tourism. Turismo-Visão e Ação, (11), 27–40. e Almeida e Hostins (2011)Almeida, E. B. de., & Hostins, R. C. L. (2011). Eating Behavior of tourists and food safety in the consumption of corn on the cob and churros on the seafront. Turismo: Visão e Ação, 13(3), 347–361. Retrieved from http://www.spell.org.br/documentos/ver/2127/o-comportamento-alimentar-do-turista-e-sua-seguranca--no-consumo-de-milho-verde-e-churros-a-beira-mar
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, ambos os estudos avaliam produtos turísticos nos destinos ou visualizam as atividades turísticas como resultados da sociedade de consumo.

Sendo assim, esta classe representa os esforços das pesquisas em analisar os produtos turísticos e identificar a percepção dos turistas frente às ofertas. Assim como no primeiro cluster, foram identificadas teorias sólidas no estudo do comportamento do consumidor, como a Teoria da Experiência e da Motivação. No entanto, essa segunda classe apresenta uma abordagem econômica do consumo turístico, e insere novos construtos de análise como a reputação, valores e práticas dos turistas, e debate, também, sobre o espaço percebido.

A Classe 3 – Caminhos metodológicos – representativa de 21,72% da amostra, agrupa os estudos que utilizaram métodos semelhantes para analisar o fenômeno. Esta classe origina todas as demais classes por compreender as estratégias metodológicas para consecução das pesquisas. As investigações de maior representatividade da classe são as de Thomaz et al. (2016)Thomaz, G. M., Biz, A. A., Bettoni, E. M., & Filho, L. M. (2016 Social Media Content Mining: a content analysis of published posts about tourist attractions in Curitiba-PR. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1–22. https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3846
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que utilizaram como método a mineração de conteúdo nas mídias sociais, e Silva e Marques-Júnior (2017)Silva, F. F., & Marques-Júnior, S. M. (2017). Factors affecting customer delight of leisure’s tourism from the theme park’s experience. Turismo - Visão e Ação, 19(1), 103. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n1.p103-127
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que utilizaram a combinação do survey com o grupo focal.

Como a terceira classe não foi considerada para efeitos de definição dos eixos temáticos, uma vez que congregou palavras e segmentos textuais referentes aos procedimentos e técnicas de pesquisa, não foram levantadas as teorias centrais deste cluster. No entanto, em linhas gerais, as pesquisas que integraram esse grupo utilizam teorias usuais no estudo da temática, principalmente a Teoria do Comportamento Planejado e Teoria da Experiência.

A Classe 4 - Processo Decisório – constituída por 19,95% da amostra, as formas de maior representatividade são: decisão (χ²=73, p<0,0001), fator (χ²=39,9%, p<0,0001), compra (χ²=39,6%, p<0,0001) e viagem (χ²=36,88, p<0,0001). Os estudos mais representativos desta classe são os de Esteves et al. (2013)Esteves, P. S., Slongo, L. A., Esteves, C. S., & Barcelos, R. H. (2013). The emotions of elderly consumers in the process of choice of travel destinations. Revista de Administração da UFSM, 6(3), 561–580. https://doi.org/10.5902/198346595581
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e Souza, Melo e Barbosa (2012)Souza, A. G. De, Melo, F. V. S., & Barbosa, M. de L. de A. (2012). Perceived risks in online hotel services acquisition: Determinant factors of reduction strategies and their relation with consumer´s demographical characteristics. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(2), 201–215. que investigam diferentes fatores que influem na decisão de compra dos consumidores. Tais aspectos referem-se à última etapa do modelo conceitual para análise do comportamento do consumidor de Schiffman e Wisenblit (2015)Schiffman, L.G & Wisenblit, J. (2015). Consumer Behavior. (11 ed.). New York: Pearson., estágio no qual as necessidades e desejos não estão mais latentes.

Nesta quarta classe, assim como nas anteriores, foi possível identificar as teorias que balizam as investigações. Além das conhecidas teorias supracitadas e recorrentes, a Teoria da Expectativa, abordagens sobre a decisão de compra, o Sistema de Entrega de Serviço (SES) e avaliações sobre diferentes construtos (emoções, risco percebido e reputação) também foram observados. As grandes áreas do marketing de serviços e da psicologia social apresentaram-se como pano de fundo das análises subsequentes nesse grupo.

Por fim, a Classe 5 – Turismo Segmentado – constituída por 22,22% da amostra, agrega os estudos que segmentam o turismo de alguma forma, seja por características sociodemográficas dos turistas, seja por segmento turístico (sol e praia, ecoturismo, turismo de negócios, entre outros). As formas mais representativas desta classe são: mercado (χ²=59, p<0,0001), deficiência (χ²=30,27), competitivo (χ²=23,68), organização (23,68%, p<0,0001) e acessibilidade (χ²=21,32, p<0,0001).

As pesquisas que mais representam esta classe são as de Lacerda et al. (2016)Lacerda, J. O. da S., Mano, R. F., Abreu, N. R. de., & Baldanza, R. F. (2016). “Respect is Checked In!”: Understanding the Atitudinal and Programmatic Dimension in Hotels from the Vision of Hotel Managers and Consumers with Disabilities. Podium-Sport Leisure and Tourism Review, 5(2), 86–98. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.148
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e Oliveira-Matos et al. (2017)Oliveira-Matos, C. de, Chim-Miki, A. F., Mediana-Brito, P., & Batista-Canino, R. M. (2017). Hiking as a tourism modality: a competitive opportunity for Brazil. Podium Sport, Leisure and Tourism Review, 6(4), 427–449. https://doi.org/10.5585/podium.v6i4.217
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, este apresenta a caminhada como um novo segmento para o desenvolvimento turístico e àquele segmenta em relação às características físicas dos turistas, no caso o turista portador de deficiência.

Discussões levantadas sobre acessibilidade, mercados emergentes e segmentos marginalizados são expressivos neste cluster, sendo evidenciadas diferentes abordagens teóricas. Estas versam sobre o turismo urbano, educação ambiental, atitude de compra, modelo de restrições, lealdade e satisfação, e mobilidade geográfica.

Embora os eixos temáticos tenham emergido dos artigos em diferentes classes, sendo desconsiderado como tema, no entanto, a classe 3 que se relaciona ao método de pesquisa, é possível estabelecer relações entre os clusters no plano fatorial, por intermédio da AFC. O panorama pode ser visualizado na Figura 6 a seguir.

Figura 6
Análise Fatorial de Correspondência

Por outro lado, mesmo que não tenha havido definição de variáveis para identificação das relações por fatores, é possível verificar o quão próximos estão as classes 2 (cor cinza) e 4 (cor azul), e a disposição das classes em cada quadrante, revelando um distanciamento relativamente curto entre as classes 1 (cor vermelha) e 5 (cor rosa), no qual a primeira classe relaciona-se às influências internas dos consumidores e a quinta classe direciona-se mais ao mercado e à fatores externos, como a segmentação dos turistas.

4.3.1 Recomendações para estudos futuros

A literatura revisada evidenciou lacunas de pesquisa que podem ser consideradas em novas investigações, embora a preocupação em identificar uma agenda de pesquisa não tenha sido sumária para todos os autores analisados. Assim sendo, algumas recomendações emergem como zonas prolíficas.

A primeira sugestão é a construção e validação de uma escala para mensuração do grau de satisfação e expectativa dos turistas estrangeiros em relação ao turismo nacional. Além disso, a consideração do fator cultural na formulação dessas escalas é importante (Pérez-Nebra & Torres, 2002Pérez-Nebra, A. R., & Torres, C. V. (2002). The image of Brazil as a tourist destination: a study of consumer psychology. Turismo - Visão e Ação, (10), 101–114.). Os mesmos autores recomendam, ainda, explorar as diferentes necessidades e a preferência dos consumidores frente aos produtos e serviços com diferentes posicionamentos no intuito de buscar generalizações para culturas ou subculturas nacionais com estruturas motivacionais semelhantes.

O turismo de eventos também emerge como temática proeminente a ser explorada (Christino, Silva, & Agostini, 2018Christino, J. M. M., Silva, T. S., & Agostini, C. (2018). Motivational factors and determinants of the choice of Tiradentes as a tourist destination. ReUNA, 23(2), 43–59. http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2018v23n2p43-59
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; Moyano et al., 2015Moyano, C. A. M., Lengler, J. F. B., Angnes, D. L., & Sampaio, F. V. (2015). Strategy for customer loyalty in tourism: the case of the oktoberfest in Brazil. Turismo - Visão e Ação, 17(2), 387. https://doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p387-413
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; Moretti, Hack, & Zucco, 2015Moretti, S. L. do A., Hack, G. N., & Zucco, F. D. (2015). Behavior and Sources of Information for Tourists: an analysis of the participants of the Latin American Poker Tour 2013 (Viña Del Mar, Chile). Revista Turismo Em Análise, 26(2), 244. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p244-261
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). Moretti, Hack e Zucco, (2015)Moretti, S. L. do A., Hack, G. N., & Zucco, F. D. (2015). Behavior and Sources of Information for Tourists: an analysis of the participants of the Latin American Poker Tour 2013 (Viña Del Mar, Chile). Revista Turismo Em Análise, 26(2), 244. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i2p244-261
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recomendam que sejam realizadas pesquisas detalhadas em eventos similares aos eventos de poker no intuito de atestar o uso das redes sociais como importante propagador das mensagens publicitárias. A relevância desse tipo de abordagem relaciona-se à segmentação do mercado dos jogadores de poker cujo potencial de escolha e compra apresenta-se em destaque. Outra sugestão é investigar os fatores motivacionais e os determinantes da escolha dos turistas na cidade de Tiradentes/Minas Gerais durante eventos específicos na localidade (Christino, Silva, & Agostini, 2018Christino, J. M. M., Silva, T. S., & Agostini, C. (2018). Motivational factors and determinants of the choice of Tiradentes as a tourist destination. ReUNA, 23(2), 43–59. http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2018v23n2p43-59
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).

A imagem dos destinos turísticos também é uma seara recomendada pelos pesquisadores (Mayer, Silva, & Bárcia, 2017Mayer, V. F., Silva, A. M. da., & Bárcia, L. C. (2017). The Image of Rio de Janeiro Projected by Tourists in a Social Medium: experience, quality and value. Revista Turismo em Análise, 28(2), 271. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-295
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; Bedran, Strehlau, & Melhado, 2014Bedran, F. N., Strehlau, V. I., & Melhado, T. T. (2014). Cosmopolitanism influences on foreign tourists visiting São Paulo. Revista Interdisciplinar de Marketing, 4(1), 50–62. Retrieved from http://www.spell.org.br/documentos/ver/48739/influencias-do-cosmopolitanismo-no-turista-estrangeiro-que-visita-sao-paulo
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4...
). Mayer, Silva e Bárcia (2017)Mayer, V. F., Silva, A. M. da., & Bárcia, L. C. (2017). The Image of Rio de Janeiro Projected by Tourists in a Social Medium: experience, quality and value. Revista Turismo em Análise, 28(2), 271. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-295
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sugerem o uso de métodos de análise interpretativos que podem explorar o imaginário do público que consome os atrativos da cidade do Rio de Janeiro e de outros destinos, e avaliar como ele vem mudando ao longo do tempo. Além da formação da imagem, Bedran, Strehlau e Melhado (2014)Bedran, F. N., Strehlau, V. I., & Melhado, T. T. (2014). Cosmopolitanism influences on foreign tourists visiting São Paulo. Revista Interdisciplinar de Marketing, 4(1), 50–62. Retrieved from http://www.spell.org.br/documentos/ver/48739/influencias-do-cosmopolitanismo-no-turista-estrangeiro-que-visita-sao-paulo
http://www.spell.org.br/documentos/ver/4...
recomendam relacionar o cosmopolitanismo e a satisfação dos turistas com a cidade de São Paulo enquanto destino turístico.

A satisfação e a mensuração da qualidade percebida, além de recorrente nas investigações (Brasil, 2008Brasil, Vinicius Sittoni. (2006). The impact of distribution channels in the buying behavior in Tourism: an analysis of the relationship between satisfaction, value and loyalty in the purchase of airline tickets through interpersonal channels and technology- based channels. Turismo-Visão e Ação, 8, 361–378. Retrieved from http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/241
http://siaiap32.univali.br/seer/index.ph...
; Vareiro & Pinheiro, 2017Vareiro, L. M. da C., & Pinheiro, T. C. de S. (2017). The influence of economic crisis on consumer choice between travel agencies and online operators. Turismo - Visão e Ação, 19(2), 220. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n2.p220-243
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; Magalhães, Suyama, & Faria, 2017; Valenzuela, 2015Valenzuela, C. M. G. (2015). Interactive Analysis about Tourists’ Valuations and Practices at Museum Egidio Feruglio (Patagonia, Argentina). Revista Turismo Em Análise, 26(1), 139. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p139-164
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), também emergem como sugestões para novos estudos. Por exemplo, Brasil (2008) recomenda explorar com mais detalhes os fatores determinantes da satisfação dos clientes com o sistema de entrega, mais precisamente, os elementos que ampliam a experiência no momento da compra de passagens aéreas. O acompanhamento dos clientes, por intermédio de um banco de dados, para mensuração, controle e melhoria da qualidade dos serviços também é sugerida (Valenzuela, 2015Valenzuela, C. M. G. (2015). Interactive Analysis about Tourists’ Valuations and Practices at Museum Egidio Feruglio (Patagonia, Argentina). Revista Turismo Em Análise, 26(1), 139. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v26i1p139-164
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).

Salienta-se que, além das lacunas identificadas pelos pesquisadores, os autores exploram em suas agendas de pesquisa a replicação de suas investigações ou métodos (Añaña, Anjos, & Pereira, 2016Añaña, E. D. S., Anjos, F. A. dos., & Pereira, M. D. L. (2016). Tourism destinations’ image: assessment vis-à-vis the experience in theory and in the service-centric economy. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 10(2), 309. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1093
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; Ferreira et al., 2012Ferreira, J. B., Freitas, A. S. de, Rosa, J. P. B., Kurtz, R. G. M., & Carvalho, M. L. A. de. (2012). Purchase motivators in Brazilian airports?: A typology of airports consumers. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(1), 32–47.; Moyano, Lengler, & Angnes, 2018Moyano, C. A. M., Lengler, J. F. B., & Angnes, D. L. (2018). Strategic marketing matrix for tourism agencies. Observatório de Inovação Do Turismo, 12(2), 93–113.; Moyano et al, 2015Moyano, C. A. M., Lengler, J. F. B., Angnes, D. L., & Sampaio, F. V. (2015). Strategy for customer loyalty in tourism: the case of the oktoberfest in Brazil. Turismo - Visão e Ação, 17(2), 387. https://doi.org/10.14210/rtva.v17n2.p387-413
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; Bebber, Graciola, & Milan, 2015Bebber, S., Graciola, A. P., & Milan, G. S. (2015). Creating bond with customers as a result of winery visitation. Revista Brasileira de Estratégia, 8(1), 100–115.), a realização de análises comparativas (Schmitt & Moretto Neto, 2007Schmitt, V. G. H., & Moretto Neto, L. (2007). Analysis of the behavior of foreign tourists in Florianópolis: demand for tourist information. RACE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 6(2), 161–174.; Ferreira et al., 2012Ferreira, J. B., Freitas, A. S. de, Rosa, J. P. B., Kurtz, R. G. M., & Carvalho, M. L. A. de. (2012). Purchase motivators in Brazilian airports?: A typology of airports consumers. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(1), 32–47.; Lacerda et al., 2016Lacerda, J. O. da S., Mano, R. F., Abreu, N. R. de., & Baldanza, R. F. (2016). “Respect is Checked In!”: Understanding the Atitudinal and Programmatic Dimension in Hotels from the Vision of Hotel Managers and Consumers with Disabilities. Podium-Sport Leisure and Tourism Review, 5(2), 86–98. https://doi.org/10.5585/podium.v5i2.148
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; Silva, Abreu, & Gosling, 2015Silva, J. O. da, Abreu, N. R. de., & Gosling, M. (2015). “Reach of who?!”: A reflection about purchase decision of people with disabilities under the accessibility’s perspective. Economia e Gestão, 15(40), 204–223.) e de estudos longitudinais (Brasil, 2008Brasil, Vinicius Sittoni. (2006). The impact of distribution channels in the buying behavior in Tourism: an analysis of the relationship between satisfaction, value and loyalty in the purchase of airline tickets through interpersonal channels and technology- based channels. Turismo-Visão e Ação, 8, 361–378. Retrieved from http://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/241
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; Mayer, Silva, & Bárcia, 2017Mayer, V. F., Silva, A. M. da., & Bárcia, L. C. (2017). The Image of Rio de Janeiro Projected by Tourists in a Social Medium: experience, quality and value. Revista Turismo em Análise, 28(2), 271. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-295
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; Schmitt & Moretto Neto, 2007Schmitt, V. G. H., & Moretto Neto, L. (2007). Analysis of the behavior of foreign tourists in Florianópolis: demand for tourist information. RACE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 6(2), 161–174.).

5 CONCLUSÃO

Esta revisão buscou contribuir com a produção científica no campo de conhecimento relativo ao comportamento do consumidor de turismo ao categorizar os achados em três abordagens que permitiram traçar um panorama das pesquisas na área.

As informações gerais possibilitaram visualizar as produções por período e identificar os autores e instituições mais producentes. Essa abordagem disseca informações úteis para estreitar relacionamentos entre produtores da mesma linha temática e facilitar a disseminação do conhecimento.

Em seguida, na abordagem metodológica, foi possível identificar campos frutíferos para as próximas pesquisas, a exemplo de estudos com delineamento experimental e quase experimental, de natureza explicativa e com abordagem multimétodo, cujos resultados não foram expressivos para a amostra analisada nesta revisão. Ainda sobre essa abordagem, estudos desenvolvidos em laboratório e com recorte longitudinal estão carentes de atenção da área, inferências estas advindas dos resultados tímidos das análises realizadas sob esta perspectiva. Desse modo, as investigações futuras encontram um espaço pouco explorado e com possibilidades de contribuições úteis e inovadoras.

A CHD e a AFC deram suporte para as análises referentes à abordagem teórica, nas quais emergiram cinco clusters, identificados como: “Influências Internas”, “Produtos turísticos”, “Caminhos metodológicos”, “Processo Decisório”, e “Turismo segmentado” que discutem, respectivamente, sobre as influências internas que influem no comportamento dos consumidores, percepção dos turistas em relação às ofertas dos produtos turísticos, estratégias metodológicas para consecução dos estudos, fatores influentes na decisão de compra e orientação ao mercado por meio da segmentação turística. Desses cinco, quatro clusters emergem como eixos temáticos relacionados ao tema, excetuando-se “Caminhos metodológicos”.

A abordagem teórica evidenciou a utilização das teorias usuais no campo do comportamento do consumidor, a exemplo da Teoria do Comportamento Planejado, Teoria da Expectativa e Teoria da Experiência. Por outro lado, permitiu traçar uma agenda de pesquisa a partir das sugestões levantadas pelos autores componentes da amostra, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da área.

No entanto, apesar dos avanços, salienta-se que a presente investigação não pretendeu esgotar a literatura científica, embora as bases selecionadas agrupem uma quantidade expressiva de publicações e periódicos indexados, reconhecendo, portanto, fragilidades que podem ser consideradas nas próximas pesquisas.

Assim sendo, recomenda-se que as próximas revisões ampliem as investigações para outras bases e comparem com as publicações internacionais. Além disso, que se considere a combinação de outros termos indexadores com o uso dos operadores booleanos. Por exemplo, o acréscimo do termo “viajante” que não foi considerado nesta pesquisa, e alguns autores têm utilizado em suas investigações sobre o comportamento do consumidor de turismo.

Observou-se, também, uma importante lacuna a ser preenchida que diz respeito ao comportamento do consumidor em modelos alternativos de desenvolvimento turístico, não apenas em segmentos marginalizados, embora esta última surja como campo proeminente a ser investigado. De igual modo ao entendido por Silva e Gândara (2016)Silva, D. S., & Gândara, J. M. G. (2016). Online reputation of spas at Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Marketing & Tourism Review, 1(2), 1–30. https://doi.org/10.29149/mtr.v1i2.3833
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, acredita-se que o planejamento e concepção do turismo deve considerar outros aspectos, além dos elementos de natureza mercadológica e econômica. E tal entendimento pode ser trazido para o comportamento do consumidor de turismo, buscando compreender toda a atmosfera que envolve o fenômeno e as múltiplas formas de abordagem.

Por fim, os resultados advindos desta pesquisa confirmam um interesse recente da academia pela temática e a potencialidade dos eixos temáticos emergidos nas análises do corpus. Além disso, revelam um estágio inicial de aprofundamento teórico, e maior enfoque em testes empíricos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Out 2020
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2020

Histórico

  • Recebido
    10 Dez 2019
  • Aceito
    07 Maio 2020
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