Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, Volume: 18, Publicado: 2024
  • As fronteiras científicas da pesquisa em Turismo: dicotomias e dualidades Editorial

    Brusadin, Leandro Benedini
  • Especialização em turismo e qualidade de vida nas jurisdições argentinas Artigos – Gestão Do Turismo

    Romero, Agustina; Porto, Natalia; Garbero, Noelia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho é caracterizar a especialização turística e analisar sua relação com a qualidade de vida nas jurisdições argentinas no período 2009-2019. É realizada uma revisão da literatura nacional e internacional sobre este tema para identificar uma seleção adequada de variáveis que conceituem estes termos, que tenham fundamentação teórica e que se adaptem ao caso em estudo. A metodologia combina o levantamento, a mensuração de variáveis-chave, a construção de indicadores e a elaboração de índices baseados na análise fatorial com o método de extração de componentes principais. Os dados utilizados provêm da Pesquisa de Ocupação Hoteleira do Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina e de dados fornecidos pelos ministérios nacionais. Os resultados dos índices desenvolvidos mostram que as jurisdições argentinas com maior especialização turística apresentaram maior qualidade de vida durante o período 2009-2019.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este trabajo es caracterizar la especialización turística y analizar su relación con la calidad de vida en las jurisdicciones argentinas para el período 2009-2019. Se realiza una revisión de la literatura nacional e internacional en esta temática para identificar una adecuada selección de variables que conceptualicen estos términos, que tengan un fundamento teórico, y que se adapte al caso bajo estudio. La metodología combina el relevamiento, la medición de las variables claves, la construcción de indicadores y la elaboración de índices a partir del Análisis Factorial con método de extracción de Componentes Principales. Los datos utilizados provienen de la Encuesta de Ocupación Hotelera del Instituto Nacional de Estadísticas y Censos de Argentina, y datos provistos por Ministerios Públicos nacionales. Los resultados de los índices elaborados muestran que las jurisdicciones argentinas con mayor especialización turística tienen una mayor calidad de vida durante el período 2009-2019.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aims to characterize tourism specialization and analyze the relationship with quality of life in Argentine jurisdictions between 2009-2019. A review of the national and international literature on this subject is carried out to identify an adequate selection of variables that conceptualize these terms with a theoretical foundation and adapted to the case under study. The applied methodology combines the survey, the measurement of the key variables, the construction of indicators and the elaboration of indexes from the Factorial Analysis with the Principal Components extraction method. The data used is from the Hotel Occupation Survey (National Institute of Statistics and Censuses of Argentina) and from National public ministries. The results show that the Argentine jurisdictions with the highest tourist specialization have a better quality of life from 2009 until 2019.
  • Práticas de green marketing em resorts do litoral do Estado de Santa Catarina Artigos – Gestão Do Turismo

    Ocke, Marco Antonio Moraes; Teixeira, Francielly Santos

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discorre sobre práticas de green marketing no âmbito do turismo e hospitalidade e tem como objetivo discutir a presença, a efetivação e os resultados advindos dessas práticas em três resorts do litoral do Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa exploratória-descritiva, foi adotado o método de estudo de casos múltiplos contando com cinco entrevistas em profundidade apoiadas por documentação como instrumentos de coleta de dados. Para análise dos casos, a técnica de proposições teóricas e análises cruzadas (Yin, 2015) embasou a discussão dos resultados. O cenário observado permitiu identificar a ocorrência de vantagem competitiva para as organizações investigadas por meio de práticas de green marketing e proposições de valor verde presentes em seus posicionamentos, indicando alinhamento entre sua aplicação e o comportamento do consumidor no turismo. Apesar disso, observou-se que a marca verde e a utilização de selos e certificações na comunicação de marketing não podem ser considerados ativos estratégicos capazes de influenciar decisões de consumo. Assim, o presente artigo propõe estimular pesquisadores e instigar gestores sobre a presença do green marketing em decisões mercadológicas de meios de hospedagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza las prácticas de green marketing en el campo del turismo y la hospitalidad y tiene como objetivo discutir la presencia, la eficacia y los resultados derivados de estas prácticas en tres balnearios en la costa del Estado de Santa Catarina. Para el desarrollo de la investigación cualitativa exploratoria-descriptiva, se adoptó el método de estudio de casos múltiples, con cinco entrevistas en profundidad apoyadas en documentación como instrumentos de recolección de datos. Para el análisis de los casos, la técnica de proposiciones teóricas y análisis cruzado (Yin, 2015) apoyó la discusión de los resultados. El escenario observado permitió identificar la ocurrencia de ventaja competitiva a través de prácticas de green marketing y propuestas de valor verdes presentes en el posicionamiento de las organizaciones investigadas, indicando la alineación entre su aplicación y el comportamiento del consumidor en turismo. A pesar de ello, se identificó que la marca verde y el uso de etiquetas y certificaciones en las actividades de comunicación y posicionamiento no son considerados activos estratégicos capaces de influir en las decisiones de consumo. Así, este artículo se propone estimular a los investigadores e instigar a los gestores sobre la presencia del green marketing en las decisiones de marketing de los medios de alojamiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses green marketing practices in the field of tourism and hospitality and aims to discuss the presence, effectiveness and results arising from these practices in three resorts on the coast of the State of Santa Catarina. For the development of the exploratory-descriptive qualitative research, the multiple case study method was adopted, with five in-depth interviews supported by documentation as data collection instruments. For the analysis of the cases, the technique of theoretical propositions and cross-analysis (Yin, 2015) supported the discussion of the results. The observed scenario allowed identifying the occurrence of competitive advantage through green marketing practices and green value propositions present in the positioning of the investigated organizations, indicating alignment between its application and consumer behavior in tourism. Despite this, it was verified that the green brand and the use of labels and certifications in communication materials are not considered strategic assets capable of influencing consumption decisions. Thus, this article proposes to stimulate researchers and instigate managers about the presence of green marketing in the market decisions among means of accommodation.
  • A interdependência produtiva das atividades turísticas no Brasil Artigos – Gestão Do Turismo

    Santos, Fernanda Rodrigues dos; Ribeiro, Luiz Carlos de Santana; Takasago, Milene

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os encadeamentos produtivos das Atividades Características do Turismo na economia brasileira e decompõe a variação do produto dessas atividades em mudanças tecnológicas e efeitos de demanda final. Para tanto, foram utilizados os métodos de extração hipotética e decomposição estrutural baseados nas matrizes brasileiras de insumo-produto de 2010 e 2015. Os principais resultados mostram que a ausência de atividades turísticas causaria uma redução de 0,83% na produção total da economia brasileira e os impactos causados pela retirada das estruturas de compra e venda destas atividades foram relativamente baixos, o que pode ser parcialmente explicado pelo fato das atividades turísticas estarem orientadas para a demanda final. Além disso, as variações na produção das atividades turísticas são predominantemente explicadas pelo comportamento da demanda final, com impacto reduzido do progresso técnico. O consumo das famílias e as exportações foram os que mais contribuíram para as variações do produto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo examina los vínculos de producción de las actividades características del turismo en la economía brasileña y desglosa la variación de la producción de estas actividades en cambios tecnológicos y efectos de la demanda final. Para ello, utilizamos los métodos de extracción hipotética y descomposición estructural basados en las matrices input-output brasileñas de 2010 y 2015. Los principales resultados muestran que la ausencia de actividades turísticas causaría una reducción del 0,83% en la producción total de la economía brasileña. y los impactos causados por la ausencia de estructuras de compra y venta de estas actividades fueron relativamente bajos, lo que puede explicarse en parte por el hecho de que las actividades turísticas están orientadas a la demanda final. Además, las variaciones en la producción de las actividades turísticas se explican predominantemente por el comportamiento de la demanda final, con un reducido impacto del progreso técnico. El consumo de los hogares y las exportaciones son los que más contribuyeron a las variaciones del producto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper examines the production linkages of Tourism Characteristic Activities in the Brazilian economy and breaks down the output variation of these activities into technological change and final demand effects. To do so, we use the hypothetical extraction and structural decomposition methods based on the Brazilian input-output matrices of 2010 and 2015. The main results show that the absence of tourist activities would cause a 0.83% reduction in the total output in Brazilian economy, and the impacts caused by the absence of the purchasing and selling structures of these activities were relatively low, which can be partially explained by the fact that tourist activities are oriented towards final demand. Furthermore, variations in the output of tourist activities are predominantly explained by the behavior of final demand, with a reduced impact of technical progress. Household consumption and exports are the ones that contributed the most to the variations in output.
  • Inteligência artificial nos estudos e pesquisas em Turismo no Brasil Artigos – Gestão Do Turismo

    Santos, Valdislene Silva dos; Sousa, Sara Jane Almeida de; Santos, Layrane Mayara Lino; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Porte, Marcelo de Santana; Taveira, Marcelo da Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Pesquisas acadêmicas sobre Inteligência Artificial (IA) ainda são incipientes nas pesquisas em Turismo realizadas no Brasil. A literatura científica de Turismo identifica a difusão do uso da IA em diversas aplicações de mercado, como para a previsão de demanda, análise de Big Data, automação e robótica na hotelaria. No entanto, o uso da IA para pesquisa científica em Turismo é um tema pouco explorado de acordo com as buscas realizadas no Portal de Periódicos da Capes que reúne as bases de dados para o Turismo. O objetivo do estudo é compreender o que representa o uso da IA para pesquisa científica investigando a percepção de discentes de programas de pós-graduação em Turismo em nível de doutorado. Metodologicamente, constitui-se um estudo de natureza qualitativa com suporte na pesquisa empírica, em que se realizou 31 entrevistas estruturadas com pós-graduandos em eventos acadêmicos e remotamente, respaldado pela análise de conteúdo. Utilizou-se o método de amostragem não-probabilístico bola de neve considerando o alcance de saturação dos dados como critério. Os resultados ratificam os benefícios de estímulo da criatividade e da imaginação, e economia de tempo e esforço em investigações científicas, identificam as principais ferramentas utilizadas para pesquisa, demonstram sugestões para o uso ético e responsável da IA na pesquisa. e evidenciam que a pesquisa científica é uma das áreas mais sensíveis para a adoção da IA, em que critério e rigor são indispensáveis. Evidenciou-se o fator apreensão em relação à academia sobre o uso ético e responsável desses mecanismos, além da incipiência de debate científico no campo do Turismo e regulamentação sobre o tema. Sugere-se que estudos futuros mapeiem as implicações legais do uso da IA em pesquisas e expandam a pesquisa com pós-graduandos dos Estados Unidos e Europa a fim de comparar o nível de uso dessas ferramentas em relação ao Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Investigaciones académicas sobre Inteligencia Artificial (IA) aún son incipientes en las investigaciones en Turismo realizadas en Brasil. La literatura científica de Turismo identifica la difusión del uso de la IA en diversas aplicaciones de mercado, como para la previsión de demanda, análisis de Big Data, automatización y robótica en la hotelería. Sin embargo, el uso de la IA para investigación científica en Turismo es un tema poco explorado de acuerdo con las búsquedas realizadas en el Portal de Revistas de la Capes que reúne las bases de datos para el Turismo. El objetivo del estudio es comprender lo que representa el uso de la IA para la investigación científica investigando la percepción de los estudiantes de los programas de posgrado en Turismo a nivel de doctorado. Metodológicamente, se constituye un estudio de naturaleza cualitativa con soporte en la investigación empírica, en el que se realizaron 31 entrevistas estructuradas con posgraduados en eventos académicos y remotamente, respaldado por el análisis de contenido. Se utilizó como criterio el método de muestreo no probabilístico de bola de nieve teniendo en cuenta el alcance de saturación de los datos. Los resultados ratifican los beneficios de estimular la creatividad y la imaginación, y el ahorro de tiempo y esfuerzo en investigaciones científicas, identifican las principales herramientas utilizadas para la investigación, demuestran sugerencias para el uso ético y responsable de la IA en la investigación. y evidencian que la investigación científica es una de las áreas más sensibles para la adopción de la IA, en que criterio y rigor son indispensables. Se evidenció el factor aprensión en relación a la academia sobre el uso ético y responsable de esos mecanismos, además de la incipiencia de debate científico en el campo del Turismo y regulación sobre el tema. Se sugiere que estudios futuros mapeen las implicaciones legales del uso de la IA en investigaciones y expandan la investigación con posgraduados de Estados Unidos y Europa a fin de comparar el nivel de uso de esas herramientas en relación a Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Academic research on Artificial Intelligence (AI) remains incipient in the context of tourism studies in Brazil. The scientific literature in tourism acknowledges the widespread adoption of AI across various market applications, such as demand forecasting, big data analysis, and automation and robotics in the hotel industry. However, the application of AI specifically for scientific research in tourism is an underexplored theme, as evidenced by searches conducted on Capes Periodicals Portal, which aggregates relevant databases to tourism. The objective of this study is to comprehend the implications of employing AI in scientific research by investigating the perceptions of doctoral-level postgraduate students in tourism programs. Methodologically, it constitutes a qualitative study supported by empirical research, involving 31 structured interviews with postgraduate students conducted at academic events and remotely, guided by content analysis. The non-probabilistic snowball sampling method was employed, with data saturation as the criterion. The findings validate the benefits of stimulating creativity and imagination, as well as the efficiency gains in time and effort allocation for scientific investigations. They identify the primary tools employed in research, offer suggestions for the ethical and responsible use of AI in research, and highlight the nuanced nature of scientific research as a particularly sensitive domain for the integration of AI, where criteria and rigor are indispensable. Apprehensions within the academic community regarding the ethical and responsible use of AI are highlighted, emphasizing the incipient stage of scientific discourse and regulation in the field of tourism. Future studies are suggested to map the legal implications of AI use in research and to expand the research scope by including postgraduate students from the United States and Europe, facilitating a comparative analysis of the utilization of these tools in comparison to Brazil.
  • A Participação Plural no Contexto da Governança do Turismo de Curitiba/PR Artigos – Turismo E Sociedade

    Feger, Jose Elmar; Kaizer, Everton Felipe; Minasi, Sarah Marroni; Fratucci, Aguinaldo Cesar

    Resumo em Português:

    Resumo A governança em turismo entendida como um processo, e não como um modelo de gestão, deve buscar a participação plural, ou seja, aquela em que incluem a participação mediata e a imediata dos stakeholders envolvidos. O objetivo deste estudo é compreender a participação (mediata e imediata) de moradores no desenvolvimento do turismo em Curitiba influenciada pelas políticas de descentralização e participação social no Brasil, ocorridas após a Constituição de 1988. Para atingir tal objetivo, o estudo de caso com abordagem qualitativa e descritivo foi conduzido por uma pesquisa bibliográfica e documental nos canais de comunicação com a população do município de Curitiba: Central 156, página do Facebook da Prefeitura Municipal, Fale Conosco do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Programa Fala Curitiba e Conselho Municipal de Turismo de Curitiba. Os resultados obtidos evidenciam a disponibilidade dos canais de comunicação para o processo de governança em turismo em Curitiba. Todavia, verifica-se que nem todos os atores impactados pelo turismo participam das deliberações ocorridas no COMTUR. Observa-se que o cidadão curitibano se importa com o turismo da cidade e critica situações, bem como, sugere melhorias nos atrativos e pontos de informação turística. E neste sentido, as participações por meio dos diversos canais podem qualificar as políticas e programas de desenvolvimento do turismo no município.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La gobernanza turística entendida como un proceso, y no como un modelo de gestión, debe buscar la participación plural, es decir, incluyendo la participación mediata e inmediata de los actores involucrados. El objetivo de este estudio es comprender la participación (mediata e inmediata) de los residentes en el desarrollo del turismo en Curitiba, influenciado por las políticas de descentralización y participación social en Brasil, ocurridas después de la Constitución de 1988. Para lograr este objetivo, se utilizaron criterios cualitativos y descriptivo con enfoque de estudio de caso a través de investigación bibliográfica y documental en canales de comunicación con la población de la ciudad de Curitiba: Central 156, página Facebook de la Municipalidad, Fale Conosco del Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Programa Fala Curitiba y Consejo Municipal de Turismo de Curitiba. Los resultados obtenidos resaltan la disponibilidad de canales de comunicación para el proceso de gobernanza turística en Curitiba. Sin embargo, parece que no todos los actores impactados por el turismo participan en las deliberaciones que se llevan a cabo en COMTUR. Se observa que los curitibanos están preocupados por el turismo de la ciudad y critican situaciones, además de sugerir mejoras a los atractivos y puntos de información turística. Y en este sentido, la participación a través de sus diversos canales puede calificar las políticas y programas de desarrollo turístico en el municipio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Tourism governance understood as a process, and not as a management model, must seek plural participation, that is, one that includes the mediate and immediate participation of the stakeholders involved. The objective of this study is to understand the participation (mediate and immediate) of residents in the development of tourism in Curitiba, influenced by the decentralization and social participation policies in Brazil, which occurred after the 1988 Constitution. To achieve this objective, the qualitative and descriptive research (with a case study approach) was conducted through bibliographical and documentary research in the communication channels with the population of the city of Curitiba: Central 156, Facebook page of the City Hall, Fale Conosco of the Municipal Tourism Institute of Curitiba, Fala Curitiba Program and Municipal Council of Curitiba Tourism. The results obtained highlight the availability of communication channels for the tourism governance process in Curitiba. However, it appears that not all actors impacted by tourism participate in the deliberations that take place at COMTUR. It is observed that Curitiba citizens care about the city's tourism and criticize situations, as well as suggesting improvements in attractions and tourist information centers. Thus, participation through their various channels can qualify tourism development policies and programs in the municipality.
  • O turismo como agente promotor e protagonista de aprendizagens em cidades educadoras (AICE): perspectivando caminhos para a efetivação de seus princípios Artigos – Turismo E Sociedade

    Lima, Francielle de; Ferreira, Luciane Todeschini

    Resumo em Português:

    Resumo Na busca por avançar teórica e pragmaticamente resultados da dissertação de mestrado, em que se realizou incursões reflexivas sobre o binômio “Turismo pedagógico”, as quais conduziram à construção de um conceito de turismo perspectivado pedagogicamente, ou seja, em que a dimensão pedagógica é constitutiva da essência do turismo, buscou-se associar o conceito de Turismo Essencialmente Pedagógico (TEP) a Cidades Educadoras (CE) – entendidas sob o escopo da Carta das Cidades Educadoras e da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), a fim de questionar se essa dimensão pedagógica intrínseca ao turismo poderia vir a ampliar a própria concepção de CE na efetivação de seus princípios. O presente artigo tem como objetivo analisar a perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no conceito de CE (no escopo delimitado), apresentando caminhos possíveis. A pesquisa se define, em forma e conteúdo, como ensaio no que tange às teorizações e aproximações interpretativas pretendidas. Entre outras razões, no âmbito do escopo da pesquisa e de seus limites teóricos e metodológicos, a essencialidade pedagógica intrínseca ao turismo permite-lhe ser promotor e protagonista de aprendizagens em CEs e, com isso, ampliar a abrangência de público atingindo (não mais restrito ao escolar e ao cidadão) e melhor atender ao princípio de inclusão expresso na Carta. E um caminho possível para a efetivação desses objetivos poderia ser via políticas públicas de turismo com viés pedagógico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la búsqueda de avanzar teórica y pragmáticamente en los resultados de la tesis de maestría, en las que se hicieron incursiones reflexivas sobre el binomio “Turismo Pedagógico”, lo que llevó a la construcción de un concepto de turismo con perspectiva pedagógica, es decir, en el que la dimensión pedagógica es constitutiva de la esencia del turismo, se buscó asociar el concepto de Turismo Esencialmente Pedagógico (TEP) con Ciudades Educadoras (CE) – entendidas bajo el ámbito de la Carta de Ciudades Educadoras y la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), con el fin de cuestionar si esta dimensión pedagógica intrínseca al turismo podría ampliar la concepción misma de la CE en la realización de sus principios. Este artículo tiene como objetivo proponer y analizar la perspectiva de la dimensión pedagógica intrínseca al turismo en el concepto de CE (en el ámbito delimitado), presentando posibles caminos. La investigación se define, en forma y contenido, como un ensayo sobre las teorizaciones y aproximaciones interpretativas pretendidas. Entre otras razones, dentro del ámbito de la investigación y de sus límites teóricos y metodológicos, la esencialidad pedagógica intrínseca al turismo le permite ser promotor y protagonista del aprendizaje en las CE y, con ello, ampliar el alcance del alcance público (ya no restringido a la escuela y al ciudadano) y cumplir mejor con el principio de inclusión expresado en la Carta. Y una posible vía para lograr estos objetivos podría ser a través de políticas públicas de turismo con un sesgo pedagógico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the search to theoretically and pragmatically advance beyond the results of the master's thesis, in which reflective inroads were made on the binomial “Pedagogical Tourism”, which led to the construction of a concept of tourism pedagogically perspective, that is, in which the pedagogical dimension is constitutive of the essence of tourism, we sought to associate the concept of Essentially Pedagogical Tourism (TEP) with Educating Cities (CE) – understood under the scope of the Letter of Educating Cities and the Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), in order to question whether this pedagogical dimension intrinsic to tourism could expand the very conception of CE in the achievement of its principles. This article aims at proposing and analyzing the perspective of the pedagogical dimension intrinsic to tourism in the concept of CE (in the delimited scope), presenting possible paths. The research is defined, in form and content, as an essay regarding the intended theorizations and interpretative approximations. Among other reasons, within the scope of the research and its theoretical and methodological limits, the pedagogical essentiality intrinsic to tourism allows it to be a protagonist and promoter of learning in Educating Cities and, with this, expand the scope of the reached audience (no longer restricted to school) and better meet the principle of inclusion expressed in the Letter. And a possible way to achieve these objectives could be through public tourism policies with a pedagogical bias.
  • Segmentação turística: conceitos e realidades Artigos – Revisões Didáticas

    Barbosa, José William de Queiroz

    Resumo em Português:

    Resumo A segmentação do mercado turístico é importante para agrupar os diferentes tipos de consumidores em segmentos e, com isso, oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades. Portanto, compreender as dinâmicas envolvidas no processo de segmentação turística é relevante para a definição das estratégias de marketing que estejam direcionadas a grupos específicos de clientes, além de auxiliar na formulação de políticas públicas de turismo e no planejamento de destinos e/ou espaços de interesse turístico. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão didática acerca dos principais conceitos e tipologias relacionados à segmentação do mercado turístico. Para tanto, foram discutidos os aspectos elementares da segmentação e suas abordagens; as principais bases utilizadas para segmentar o mercado; e onze tipologias de segmentação turística, além de elencar alguns segmentos emergentes no turismo. A presente pesquisa pode ser útil aos acadêmicos e profissionais do âmbito turístico, sobretudo àqueles que desejam maior entendimento sobre segmentação na área. Em termos teóricos, o estudo fornece conhecimentos essenciais para orientar a compreensão do tema. Em termos práticos, o estudo auxilia na otimização da oferta turística de acordo com diferentes segmentos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La segmentación del mercado turístico es importante para agrupar en segmentos a distintos tipos de consumidores y, por tanto, ofrecerles productos y servicios que satisfagan sus necesidades. Por lo tanto, comprender la dinámica implicada en el proceso de segmentación turística es relevante para definir estrategias de marketing dirigidas a grupos específicos de clientes, así como para ayudar a formular políticas públicas de turismo y planificar destinos y/o espacios de interés turístico. Por ello, este estudio presenta una revisión didáctica sobre los principales conceptos y tipologías relacionadas con la segmentación del mercado turístico. Para ello, se discutieron los aspectos elementales de la segmentación y sus enfoques; las principales bases utilizadas para segmentar el mercado; y once tipologías de segmentación turística, además de enumerar algunos segmentos emergentes en el turismo. Esta investigación puede ser útil para académicos y profesionales en el campo del turismo, especialmente aquellos que desean una mejor comprensión de la segmentación en el área. En términos teóricos, el estudio proporciona conocimientos esenciales para orientar la comprensión del tema. En términos prácticos, el estudio ayuda a optimizar la oferta turística según diferentes segmentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The segmentation of the tourist market is important to group different types of consumers into segments thus offering products and services that meet their needs. However, understanding the dynamics involved in the tourism segmentation process is relevant for defining marketing strategies that target specific customer groups, as well as helping to formulate public tourism policies and plan destinations and/or areas of tourist interest. So, this study presents a didactic review about the main concepts and typologies related to the segmentation of the tourist market. To this end, the elementary aspects of segmentation and their approaches were discussed; the main bases used to segment the market; and eleven typologies of tourist segmentation, in addition to listing some emerging segments in tourism. This research can be useful to academics and professionals in the field of tourism, especially those who want a better understanding of segmentation in the area. In theoretical terms, the study provides essential knowledge to guide the understanding of the theme. In practical terms, the study helps to optimize the tourist offer according to different segments.
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com