Acessibilidade / Reportar erro

Microscopias óptica e eletrônica dos estágios embrionários do caracol Limicolaria flammea (Müller) (Pulmonata, Achatinidae)

Os estágios finais da embriogênese do caracol Limicolariaflammea (Müller, 1774) foram descritos por meio de observações a partir de microscopia óptica e eletrônica. Embriões em vários estágios de desenvolvimento estavam presentes em ovos durante a primeira hora ou logo após a desova, de blástulas tetra celulares a mórulas e estágios avançados. Embriões avançados, totalmente desenvolvidos no segundo dia, apresentaram uma longa base cefálica, a primeira a desenvolver-se, aderida ao embrião e um podocisto aderido ao pé do embrião. Ambas estruturas reduziram de tamanho à medida que a embriogênese progrediu, até finalmente desaparecer próximo do sétimo dia após a oviposição. A concha embriogênica foi evidenciada no segundo dia e o enrolamento espiral foi aparente próximo ao quinto. A concha espiralada possuia uma volta quando formada e mais espirais foram adicionadas e assim, quando da eclosão, o jovem tinha três voltas.

Bolsa cefálica; concha embrionária; embrião; pé; podocisto


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br