Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos sobre a biologia de Tonatia bidens (Spix) no estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil (Mammalia, Chiroptera, Phyllostomidae)

Biological aspects of Tonatia bidens (Spix) in Rio de Janeiro State, southeastern Brazil (Mammalia, Chiroptera, Phyllostomidae)

A biologia de Tonatia bidens (Spix, 1823) foi estudada no Estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Um total de 76 morcegos foi capturado usando redes de neblina e redes manuais para insetos em refúgios diurnos. Algumas observações dos morcegos em cativeiro foram incluídas. Machos compreenderam 47% das capturas. Fêmeas prenhas foram observadas em novembro e maio, e fêmeas lactantes em janeiro, abril e maio. Animais subadultos foram registrados em dezembro, fevereiro, maio e julho. Os restos de presas observadas em refúgios de alimentação demonstram a dieta insetívora e carnívora deste morcego. O comportamento alimentar é similar a de outras espécies carnívoras de morcegos Phyllostomidae.

Atividade diária; comportamento alimentar; ocorrência; reprodução


Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: sbz@bio.ufpr.br