Acessibilidade / Reportar erro

Descrição de duas espécies novas de Taperinha Linnavuori, 1959 (Homoptera, Cicadellidae, Deltocephalinae)

Descrição de duas espécies novas de Taperinha Linnavuori, 1959 (Homoptera, Cicadellidae, Deltocephalinae)1 1 Contribuição nº. 627 do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná

Keti Maria Rocha Zanol

Centro de Identificação de Insetos Fitófagos da Universidade Federal do Paraná. CP. 19030, 81504 Curitiba, Paraná, Brasil

ABSTRACT

Two new species of Taperinha Linnavuori are described: T. maculata and T. excavata, from Peru and Guiana respectively.

Taperinha maculata sp. n. (Figs 1-5)


Holótipo macho. Cabeça, em vista dorsal, mais longa medianamente, mais larga que o pronoto. Região frontal levemente elevada com microesculturações. Ocelos grandes, situados na margem anterior, perto dos olhos, visíveis de cima. Área ocelo-ocular estreita, aproximadamente cinco vezes menor que o diâmetro dos ocelos. Sutura coronal longa, ultrapassando a metade do vértice. Coloração geral amarelo-pálida com seis manchas, sendo: quatro alaranjadas, duas maiores sobre o disco de contorno irregular e duas na margem anterior, medianas, e duas junto aos ocelos, marrons. Face mais ou menos achatada e de coloração marrom. Genas com bordos sinuosos e uma reentrância abaixo dos olhos. Frontoclípeo levemente túmido. Anteclípeo mais largo apicalmente. Pronoto convexo, superfície lisa de coloração amarela com manchas irregulares sobre o disco e na margem anterior, amarelo-ouro. Escutelo com triângulos basais e uma mancha abaixo da sutura, amarelo-ouro; seis manchas arredondadas: duas sobre o disco e duas, de cada lado, nas margens, marrons. Tegminas claras, semitransparentes, com três células anteapicais. Veias extranumerárias na margem costal, nas células anteapical central e interna e no clavo. Coloração geral esbranquiçada com uma grande mancha mais ou menos triangular com sua base na margem anal e o ápice na altura da segunda célula discal, mancha esta formada por pontos marrom-escuros e esparsos, coalescentes nos bordos e duas pequenas áreas arredondadas, destituídas de pontos, junto à margem anal; margem costal com triângulos marrons; célula anteapical central e interna, pontuadas de marrom; terceira, quarta e quinta células apicais marrom-claras. Fórmula setal das tíbias anteriores 1 + 4 e dos fêmures posteriores 2 + 2 + 1. Valva triangular. Placas subgenitais triangulares. Pigóforo com um par de apêndices ventrais, de cada lado, partindo um próximo do outro, voltados para trás: o interno mais delgado, de largura mais ou menos uniforme, levemente curvo, mais ou menos achatado, com ápice truncado e o externo mais achatado, a metade basal mais larga e estreitando-se apicalmente, serreada na margem superior e pontiaguda. Estilos robustos; apófise curvada para fora, bilobada apicalmente com o lobo externo mais longo e estreito. Edeado simétrico, tubular, pouco mais curto que o conetivo, levemente curvo para cima, com ápice bífido.

Medidas (em mm). Macho. Comprimento total 4,00; Largura da cabeça 1,32; Largura do pronoto 1,22.

Holótipo macho de "Peru, San Jorge, 40mi W. Pucallpa 300m, X.4.54, E. I. Schlinger & E. S. Ross collectors", depositado na coleção da California Academy of Science, California, USA.

Taperinha excavata sp.n. (Figs 6-11)

Holótipo fêmea. Cabeça com seis manchas sendo duas alaranjadas, sobre o disco e quatro marrons, duas junto aos ocelos e duas medianas, na margem anterior. Escutelo com mancha alaranjada, logo após a sutura. Placa subgenital com fenda mediana larga e profunda, não atingindo a metade da placa; margens laterais à fenda levemente sinuosa.

Macho. Valva triangular. Placas subgenitais triangulares. Pigóforo com um par de apêndices ventrais, de cada lado, levemente curvos, voltados para trás e pontiagudos; o interno mais ou menos reto e delgado e o externo com ápice voltado para baixo. Estilos com apófise digitiforme, levemente curva para fora, com ápice truncado, fracamente bilobado. Edeago simétrico, tubular, levemente curvo para cima, com ápice bífido; superfície ventral com pequenas protuberâncias.

Medidas (em mm). Macho/fêmea. Comprimento total 4,20/4,40; Largura da cabeça 1,32/1,32; Largura do pronoto 1,22/1,38.

Holótipo fêmea de "Bri. Guiana, confluence of Orenoque e New Rivers 650ft 15.I.1938. Brit. Mus 1938-319". Parátipos: 1 fêmea da mesma localidade e data; 1 macho de "British Guiana Essequibo R. Moraballi Creek. 27.IX.1929 Oxf. Univ. Expdn BM 1929-485" e 1 macho de "Guyana, Courantyne RV Frederick William IV Falls C. A. Hutson III. 1936. BM 1978-55". Holótipo e um parátipo macho depositados no British Museum (Natural History), Londres e demais parátipos na coleção do Museu Pe. Jesus Santiago Moure do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná.

Discussão: Muito semelhante à espécie anterior, diferindo na coloração geral e aspectos da genitália.

  • 1
    Contribuição nº. 627 do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Ago 2009
    • Data do Fascículo
      1989
    Sociedade Brasileira de Zoologia Caixa Postal 19020, 81531-980 Curitiba PR Brasil, Tel./Fax: +55 41 3266-6823, - Curitiba - PR - Brazil
    E-mail: sbz@bio.ufpr.br