Acessibilidade / Reportar erro

Alterações anatômicas, histoquímicas e fisiológicas durante a maturação de sementes de grão-de-bico (Cicer arietinum L.)

RESUMO

O estádio de maturação das sementes influencia a sua qualidade fisiológica logo após a colheita. O objetivo do trabalho foi avaliar as alterações anatômicas, histoquímicas e fisiológicas em sementes de grão-de-bico ‘BRS Aleppo’ obtidas de vagens em diferentes estádios de maturação. Foram colhidas vagens em cinco estádios de maturação: verde, verde-amarelo, amarelo, amarelo-dourado e marrom. Para caracterização anatômica e histoquímica os cortes foram corados com Azul de Toluidina, Lugol, Xylidine Ponceau (XP), Vermelho de Rutênio. Para avaliação das alterações fisiológicas, as sementes foram secas até 12% de umidade. Foram realizados os seguintes testes: grau de umidade, germinação, porcentagem e índice de velocidade de emergência e condutividade elétrica. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Verificou-se que com o desenvolvimento das sementes de grão-de-bico as camadas mais internas do tegumento sofrem colapso. O acúmulo de amido e proteína já está em andamento nas sementes de vagens verdes. A pectina se destaca dentre os compostos constituintes de parede celular dos esclereídes do tegumento. Em geral, sementes obtidas de vagens com coloração externa amarela, amarelo-dourado e marrom apresentam maior germinação e vigor.

Palavras-chave:
Anatomia; Histoquímica; Qualidade fisiológica; Pulse; Desenvolvimento de semente

Universidade Federal do Ceará Av. Mister Hull, 2977 - Bloco 487, Campus do Pici, 60356-000 - Fortaleza - CE - Brasil, Tel.: (55 85) 3366-9702 / 3366-9732, Fax: (55 85) 3366-9417 - Fortaleza - CE - Brazil
E-mail: ccarev@ufc.br