Acessibilidade / Reportar erro

CONSÓRCIO DE CENOURA X CAUPI-HORTALIÇA: AVALIAÇÃO DE COMBINAÇÕES DE CULTIVARES ADUBADAS COM FLOR-DE-SEDA

RESUMO

Este estudo teve como objetivo avaliar combinações de cultivares de caupi-horaliça com cultivares de cenoura em sistema consorciado em faixas adubadas com flor-de-seda. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental “Rafael Fernandes” da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), durante o período de setembro de 2013 a março de 2014. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados com 4 repetições e os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4 x 2, resultante da combinação de quatro cultivares de caupi (BRS Tumucumaque, BRS Cauamé, BRS Guariba e BRS Itaim) com duas cultivares de cenoura (Brasília e Alvorada). As características avaliadas no caupi-hortaliça foram: número de vagens verdes por área, produtividade e peso seco de vagens verdes, número de grãos por vagem, produtividade de grãos, peso de 100 grãos e peso seco de grãos verdes. Nas cultivares de cenoura foram avaliadas: as produtividades total, comercial e classificada de raízes. As combinações de cultivares foram avaliadas pelo índice de uso eficiente da terra, índice de eficiência produtiva, escore da variável canônica e pelos indicadores rendas bruta e líquida, taxa de retorno, índice de lucratividade e vantagem monetária corrigida. O sistema de consórcio utilizando as cultivares de caupi BRS Guariba e a de cenoura Alvorada obteve maior eficiência agronômica/biológica. A maior eficiência econômica foi obtida com a combinação de caupi BRS Tumucumaque e cenoura Brasília.

Palavras-chave:
Daucus carota; Vigna unguiculata; Calotropis procera; Associação de culturas; Eficiência agronômica/biológica e econômica.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Avenida Francisco Mota, número 572, Bairro Presidente Costa e Silva, Cep: 5962-5900, Telefone: 55 (84) 3317-8297 - Mossoró - RN - Brazil
E-mail: caatinga@ufersa.edu.br