Acessibilidade / Reportar erro

MORFOLOGIA RADICULAR E CINÉTICA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES POR CLONES DE CEDRO-AUSTRALIANO

RESUMO:

Avaliações da morfologia radicular e de parâmetros cinéticos auxiliam na caracterização de genótipos quanto à eficiência de absorção de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi caracterizar clones de cedro-australiano quanto à capacidade de absorção de nutrientes na fase de muda, por meio da determinação de características morfológicas radiculares e dos parâmetros cinéticos de absorção de P, K, Ca e Mg. O experimento foi conduzido em solução nutritiva em casa de vegetação e câmara de crescimento. Foram testados quatro clones de cedro-australiano (HE, XF, XD e XE), provenientes da empresa Bela Vista Florestal, sendo utilizado o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições, totalizando em vinte parcelas experimentais. Determinou-se o comprimento, volume, área superficial, diâmetro médio e extensão de raízes por classes de diâmetro, bem como os parâmetros de absorção Vmax, Km, Cmin e o influxo estimado para P, K, Ca e Mg. As características morfológicas radiculares variam entre os clones de cedro-australiano, tendo destaque para o clone XD que apresentou um maior desenvolvimento do sistema radicular. A eficiência de absorção de P, K, Ca e Mg varia entre os clones de cedro-australiano. Em condições de variações na disponibilidade, os clones XF e XE apresentam maior plasticidade na absorção de P e K, respectivamente, e o clone HE na absorção de Ca e Mg.

Palavras-chave:
Atributos morfológicos do sistema radicular; Parâmetros cinéticos; Influxos de P, K, Ca e Mg; Absorção de nutrientes; Toona ciliata.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido Avenida Francisco Mota, número 572, Bairro Presidente Costa e Silva, Cep: 5962-5900, Telefone: 55 (84) 3317-8297 - Mossoró - RN - Brazil
E-mail: caatinga@ufersa.edu.br