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Gestão da qualidade em cirurgia: melhorando os resultados clínico-cirúrgicos

RESUMO

Qualidade é um termo utilizado por diversos especialistas, sob diferentes perspectivas, tendo como ponto comum identificar focos que promovam seu desenvolvimento na gestão institucional. Os processos de qualidade permitem melhorias na assistência, reduzindo taxas de complicações e óbitos e reduzindo os custos. Outros benefícios dos procedimentos de qualidade são a uniformidade do atendimento, a melhoria na comunicação e a oportunidade de educação em saúde. Gerando uma experiência positiva do paciente que é altamente valorizada e deve ser buscada por todas as instituições. Há necessidade de investimento financeiro por parte das instituições, mas que será revertida futuramente. A ideia de que são apenas passos burocráticos deve ser combatida, pois atitudes individualistas já não fazem mais parte de uma medicina segura. Para o sucesso de um processo de qualidade é necessária interdisciplinaridade, integração com os escritórios da qualidade para uma comunicação efetiva. Deve-se buscar a implementação de atitudes factíveis, com alta taxa de aderência para buscar a satisfação e segurança do paciente. Abordaremos aspectos históricos, os requisitos para a implementação de um programa de qualidade, os conceitos de indicadores e os aspectos que influenciam a qualidade em cirurgia, além de apresentar benefícios que um programa como este pode oferecer ao cirurgião e à instituição.

Palavras chave:
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde; Gestão da Qualidade; Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde

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