Acessibilidade / Reportar erro

Desfechos e fatores associados em pacientes submetidos ao abdome aberto após laparotomia de urgência em um Hospital Universitário no sul do Brasil: um estudo retrospectivo

RESUMO

Introdução:

A técnica de abdome aberto refere-se a um procedimento cirúrgico que envolve deixar deliberadamente uma abertura na parede abdominal. Este estudo teve como objetivo avaliar o desfecho clínico, mortalidade e morbidade de pacientes submetidos ao abdome aberto em um hospital público do Brasil e investigar fatores de risco associados ao desfecho.

Métodos:

Dados a partir de prontuários eletrônicos foram coletados de 2017 a 2022. As variáveis foram utilizadas para análises descritivas, análise de associação e de sobrevivência pela curva Kaplan-Meier.

Resultados:

A amostra correspondeu a 104 pacientes, sendo 84 por abdome agudo e 20 por trauma, com idade e número de comorbidades variados. A peritonite e a necessidade de reabordagem precoce foram as causas mais comuns para a indicação do procedimento, 34% cada, e a terapia de pressão negativa foi a mais utilizada neste estudo, seguindo a técnica de Barker. Fístula é a complicação mais frequente (41%), sendo que a maioria se formou nos primeiros dias após a realização da cirurgia. O número de intervenções e o tempo de abdome aberto obtiveram significância estatística na comparação com o desfecho. A mortalidade geral foi de 62,5%.

Conclusão:

Apesar de o abdome aberto ser uma técnica que pode trazer benefícios no controle da contaminação intra-abdominal e prevenção de síndrome compartimental abdominal, sua realização está associada a complicações. A taxa de mortalidade e morbidade foram elevadas nesta amostra. A decisão para uso da técnica deve ser individualizada e baseada em vários fatores, incluindo as indicações e o estado clínico do paciente.

Palavras-chave:
Técnicas de Abdome Aberto; Laparotomia; Abdome Agudo; Tratamento de Ferimentos com Pressão Negativa

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br