RESUMO
Objetivos:
descrever a montagem de simulador de paracentese de baixo custo e avaliar eficácia, aceitação e impacto no aprendizado de acadêmicos do curso de medicina.
Método:
um simulador de paracentese foi construído a partir de manequim e de materiais como garrafas plásticas, velcro, folhas de policloreto de vinila e silicone. Foi feito estudo transversal com estudantes da graduação do curso de medicina sem experiência real prévia com paracentese, que buscou validar o modelo, por meio da análise de benefícios no aprendizado e na obtenção de habilidades técnicas.
Resultados:
após o uso do simulador, observou-se aumento de 82,4% no nível de segurança na realização da paracentese em paciente, 98% dos pesquisados consideraram que o uso do modelo cumpriu com satisfação a função de simulador e 100% definiram-no útil como ferramenta de ensino.
Conclusão:
a montagem do simulador mostrou-se factível e eficaz como recurso educacional. Serviu como alternativa aos modelos comerciais de alto custo e permitiu maior acessibilidade do uso dessa ferramenta na educação médica.
Palavras-chave:
Treinamento por Simulação; Tecnologia de Baixo Custo; Paracentese; Ascite; Educação Médica