RESUMO
Introdução:
a formação médica baseada em competências é bem estabelecida, mas há uma escassez mundial de instrumentos capazes de avaliar esses médicos em formação.
Objetivo:
validar o instrumento The Otolaryngology - Head and Neck Surgery Milestone Project para uso nos Programas de Residência em Otorrinolaringologia no Brasil.
Método:
o estudo conteve 5 etapas. Na etapa I foram realizadas duas traduções independentes do Projeto Milestones em otorrinolaringologia. Na etapa II, foi realizada uma síntese das traduções. Posteriormente foram acrescentadas as competências que a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia exige para formação do otorrinolaringologista no Brasil. Na etapa III foi realizada uma retro tradução do instrumento e enviado para os autores originais. Em seguida, o instrumento foi enviado para ser avaliado por um comitê com 8 experts. Na etapa IV, cada expert fez comentários acerca de cada um dos itens, e após análise das sugestões foi criado um novo instrumento. Na etapa V, este instrumento foi enviado para apreciação de otorrinolaringologistas de todo o país.
Resultados:
após as traduções e apreciação dos experts foi criado um instrumento com 19 itens. O instrumento foi submetido à análise de Otorrinolaringologistas de todo Brasil. As percentagens de aceitação foram: aplicabilidade (99,25%), fidedignidade (99,5%), reprodutibilidade (98,6%), confiabilidade (93,84%), relevância (93,15%).
Conclusão:
o instrumento criado foi considerado aplicável, reprodutível, relevante, confiável e fidedigno, apresentando validade de conteúdo.
Palavras-chave:
Otolarrinolaringologia; Internato e Residência; Avaliação Educacional; Educação Baseada em Competências; Estudo de Validação