RESUMO
Objetivos:
descrever a construção de um simulador de treinamento de videocirurgia de baixo custo e avaliar, por meio de sua aplicação, o nível de aceitação, de impacto no aprendizado e de desenvolvimento de habilidades em acadêmicos do curso de medicina.
Método:
foi construído um simulador, de videotreinamento com uso de materiais de baixo custo. Realizou-se um estudo transversal com a utilização de questionário aplicado a acadêmicos do curso de medicina.
Resultados:
a pesquisa contou com a participação de 51 acadêmicos de medicina. Após o uso do simulador 76,47% dos pesquisados adquiriram confiança em relação à videocirurgia, 100% afirmaram que o modelo treinou com satisfação as habilidades de coordenação motora e campo visoespacial bidimensional, além de possibilitar maior compreensão da videocirurgia. Todos concordaram que o simulador deveria ser utilizado antes da situação real.
Conclusão:
a construção do simulador de treinamento em videocirurgia descrito mostrou-se factível e eficaz como recurso educacional. Obteve boa aceitação pelos acadêmicos, com fácil manuseio, capaz de fomentar o desenvolvimento das habilidades motoras e visuais em videocirurgia.
Palavras-chave:
Treinamento por Simulação; Tecnologia de Baixo Custo; Laparoscopia; Educação Médica; Cirurgia Geral