Acessibilidade / Reportar erro

Consumo alimentar e sua associação com estado nutricional, atividade física e fatores sociodemográficos de candidatos à cirurgia bariátrica.

RESUMO

Objetivo:

avaliar a associação do consumo alimentar com estado nutricional, atividade física e fatores sociodemográficos no pré-operatório de cirurgia bariátrica.

Métodos:

estudo transversal, realizado no período de 2018 a 2019, com pacientes internados para a cirurgia bariátrica no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade Federal de Pernambuco. Foram obtidos dados sociodemográficos, estado nutricional pelo índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura, maior peso e peso pré-cirúrgico, consumo alimentar obtido pelo questionário de frequência alimentar baseado na pirâmide alimentar adaptada para o paciente bariátrico e atividade física.

Resultados:

participaram do estudo 60 pacientes, sendo 78,3% do sexo feminino, com idades de 38,8±9,6 anos, 53,3% casados e 70% dos indivíduos com mais de 12 anos de estudo. Na prática de atividade física, 31,7% eram sedentários. Sobre o estado nutricional, a média de IMC observada foi de 47,3±6,96kg/m2. O peso pré-operatório, maior peso atingido antes da cirurgia e circunferência da cintura foi maior no sexo masculino (p<0,05). Houve associação entre atividade física e consumo alimentar, sendo que indivíduos sedentários consumiam mais carboidratos (p=0,041). Por outro lado, dados sociodemográficos e estado nutricional não apresentaram associações com o consumo.

Conclusão:

o nível de atividade física evidenciou associação significativa apenas com o consumo de carboidratos.

Descritores:
Cirurgia Bariátrica; Obesidade; Consumo de Alimentos; Estado Nutricional; Período Pré-Operatório.

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br