Acessibilidade / Reportar erro

Readmissão no pronto socorro, um problema evitável? Análise e estratificação de readmissões em um centro de referência para trauma

RESUMO

Introdução:

A readmissão hospitalar é uma maneira comum de se avaliar a qualidade do atendimento prestado em um serviço de emergência. O objetivo deste estudo foi quantificar, estratificar e buscar possíveis fatores associados às readmissões de um serviço de emergência referência para atendimento ao trauma.

Métodos:

Estudo longitudinal retrospectivo com pacientes admitidos, duas vezes ou mais, no pronto-socorro em um período máximo de 30 dias da admissão inicial - tendo sido internados ou não. Dados clínicos e demográficos foram obtidos a partir de prontuários eletrônicos.

Resultados:

A taxa de readmissão do serviço foi de 4,11% para todas as readmissões e 2,23% para as readmissões evitáveis. Dentro desse grupo, 61,19% foram provavelmente evitáveis, 19,47% possivelmente evitáveis e 19,34% eventualmente evitáveis. Quanto ao tempo, 48,16% ocorreram em menos de uma semana da readmissão inicial. Além disso, não foi encontrada associação estatisticamente significativa na análise do sexo biológico, dos acidentes de trabalho e das comorbidades. Foi encontrada associação estatisticamente significativa na análise da idade e do transporte por ambulância (OR 1,37; IC 95% 1,17-1,59).

Conclusão:

O estudo explicitou que há readmissões em pronto-socorro que poderiam ser evitadas, além de ter sido observada uma relação significativa entre as readmissões e a faixa etária, e o transporte por ambulância.

Palavras-chave:
Acidentes de Trabalho; Centros de Traumatologia; Grupos Etários; Readmissão do Paciente; Serviços Médicos de Emergência

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br