Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento cirúrgico do câncer retal: estudo coorte prospectivo com bons resultados oncológicos e baixas taxas de amputação abdominoperineal

RESUMO

Objetivos:

o objetivo deste estudo foi avaliar os resultados da cirurgia do câncer de reto, em uma unidade que adota os princípios da excisão total do mesorreto (ETM) com baixa taxa de amputação abdominoperineal (AAP).

Métodos:

os pacientes com câncer retal extraperitoneal foram submetidos a ETM ou ETM com amputação abdominoperianeal. Pacientes com tumores de reto médio foram submetidos a EMT e pacientes com tumores de reto inferior e sem critérios para AAP foram submetidos a EMT e ressecção interesfincteriana. Aqueles em que o espaço interesfincteriano foi invadido e naqueles com margem distal livre menor que 1cm ou margem radial livre de tumor foram inatingíveis foram submetidos a AAP ou excisão abdominoperineal extraelevadora (ELAPE). Avaliamos as taxas de recorrência local, sobrevida global e envolvimento da margem radial.

Resultados:

sessenta (89,6%) pacientes realizaram ETM e sete (10,4%) ETM + AAP, dos quais cinco realizaram ELAPE. A recidiva local, em pacientes submetidos a ETM com ressecção anterior baixa, foi de 3,3% e em pacientes submetidos a AAP, 14,3%. A taxa de recorrência local (p=0,286) ou a taxa de recorrência à distância (p=1,000) foi semelhante entre os grupos. Não houve envolvimento das margens radiais. A sobrevida após 120 meses foi semelhante (p=0,239).

Conclusão:

as neoplasias malignas retais, incluindo aquelas localizadas no reto baixo, podem ser tratadas cirurgicamente com baixo índice de AAP, sem comprometer os princípios oncológicos e com baixo índice de recorrência local.

Palavras-chave:
Cirurgia Colorretal; Adenocarcinoma; Terapia Neoadjuvante

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br