Acessibilidade / Reportar erro

Técnica modificada do sling pubovaginal no tratamento cirúrgico da incontinência urinária de esforço feminina

Objetivo:

avaliar a aplicação de faixa aponeurótica por técnica modificada com visibilização direta das agulhas em pacientes com incontinência urinária de esforço.

Métodos:

foi aplicado o questionário Kings Health Questionaire (KHQ) de qualidade de vida, exame ginecológico, exame de urina I e urocultura aproximadamente sete dias antes da realização do estudo urodinâmico (EUD) e PAD test de uma hora submetidas à confecção de faixa aponeurótica com passagem de faixa pela via retropúbica, com agulha sob visibilização direta, PAD test e King´s Helth Questionaire, no pré e pós operatórios.

Resultados:

a média de idade foi 50,6 anos, 89% da cor branca, IMC de 28 e PPE de 58,5cm de H2O. Quarenta e seis delas tiveram acompanhamento de três e seis meses, 43 de 12 meses. A taxa de cura objetiva, em 12 meses de pós-operatório foi aproximadamente 93,5%. Ao avaliarmos a qualidade de vida das pacientes, observamos a melhora significante em 12 meses de pós-operatório, quando comparada ao pré-operatório. Não foi observada nenhuma lesão uretral/vesical. Como resultados adversos tivemos uma retenção urinária persistente (2,3%), sendo submetida à uretrolíse, estando atualmente sem perda.

Conclusão:

a operação proposta é segura quanto ao risco de lesões vesicais ou uretrais, promovendo melhora acentuada na qualidade de vida e cura objetiva.

Incontinência urinária/cirurgia; Slings suburetrais; Procedimentos cirúrgicos urológicos/métodos


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br