Resumo em Português:
Objetivo: Descrever a situação atual da área Medicina III da Capes e detectar os desafios para o próximo quadriênio de avaliação. Métodos: Os documentos e relatórios de reuniões de área a partir de 2004 até 2013 da Medicina III da Capes foram lidos assim como os relatórios e as fichas de avaliação de cada Programa de Pós Graduação (PPG) da área e a subpágina da área no site da Capes. Os dados referentes ao Processo de Avaliação, à Ficha de Avaliação e aos dados do Corpo Docente, Discente e Produção científica de todos os PPG da Medicina III foram computados e analisados. A partir desses dados foram detectados os desafios da área para o próximo quadriênio (2013-2016). Resultados: Dentre os 3.806 PPG, a Medicina III apresentava 41 PPG durante última avaliação trienal e evoluiu de 18% para 43% de PPG > conceito muito bom (Triênios 2001-2003 e 2010-2012). A maioria dos PPG se localizavam na Região Sudeste (32), três no Sul e dois no Nordeste. Não havia nenhum PPG no Norte ou Centro-Oeste. Em 2013 e 2014 foram aprovadas quatro mestrados profissionais e um mestrado e doutorado acadêmico. A média de docente permanente no triênio foi de 558 docentes com cerca de três alunos titulados/docente. O número de doutores titulados tem aumentado assim como a razão Doutorado/Mestrado. A proporção de publicações em periódicos de maior impacto (A1, A2, B1 e B2) saltou de 30% para 50% demonstrando resposta positiva da comunidade à política da área. Os desafios detectados foram: diminuir assimetria regional, elevar o número de mestres e doutores de excelência, reavaliação das revistas nacionais, estimular e definir indicadores de internacionalização, inclusão de pós-doutores e definição de seus indicadores, análise da nucleação do PPG, PPG 3x3, inclusão ensino médio e fundamental, mestrado profissional e indicadores da produção científico-tecnológica e solidariedade. Conclusão: A Medicina III tem se consolidado cientificamente e seus pesquisadores demonstraram maturidade científica chegando a um patamar elevado e igualado às áreas de maior tradição e história. Para a manutenção e avanço da área alguns desafios e metas foram traçadas para serem desenvolvidas no quadriênio 2013-2016.Resumo em Inglês:
Objective: Describe the current situation of the area Medicine III of CAPES and detect challenges for the next four years of evaluation. Methods: The area's documents and reports of meetings were read from 2004 to 2013 Medicine III Capes as well as reports and evaluation form of each Postgraduate Program (PPG) of the area and the sub-page of the area from the Capes website. The data relating to the evaluation process, the assessment form and faculty, student and scientific production data of all of Post-Graduate Programs of Medicine III were computed and analyzed. From these data were detected the challenges of the area for the next four years (2013-2016). Results: Among the 3,806 PPG, Medicine III had 41 PPG during last triennial evaluation and progressed from 18% to 43% of PPG very good or more concept (triennium 2001-2003 and 2010-2012). Most PPG were located in the South-East region (32), three in the South and two in the North-East. There was no PPG in North or Central-West regions. In 2013 and 2014 there were four approved Professional Master Degree Programs and one Master (M) and Doctorate (PhD). The average of permanent professors was 558 teachers with about three students/professor. The number of PhD graduates has increased as well as the reason PhD/MD. The proportion of in high impact periodicals (A1, A2, B1 and B2) jumped from 30% to 50% demonstrating positive community response to the policy area. The challenges identified were: decrease regional asymmetry, increase the number of masters and doctors of excellence, reassessment of Brazilian journals, stimulate and set internationalization indicators, including post-doctors and definition of its indicators, the PPG nucleation analysis, PPG 3x3, include primary and secondary education, professional master and indicators of technological scientific production and solidarity. Conclusion: Medicine III has been scientifically consolidated and their scientific researchers demonstrated maturity reaching a high level and matched to areas of greatest tradition and history. For the maintenance and advancement of the area some challenges and goals were established to be developed in the period from 2013 to 2016.Resumo em Português:
Objetivo: Descrever o histórico, a origem, os objetivos, as características, as implicações, os quesitos da ficha de avaliação e alguns exemplos do Mestrado Profissional (MP), sua diferenciação com o Mestrado Acadêmico, e detectar os desafios para o próximo quadriênio de avaliação. Métodos: O site da CAPES sobre Mestrado Profissional e os documentos e relatórios de reuniões de área a partir de 2004 até 2013 da Medicina III foram lidos assim como os relatórios e a subpágina da área no site da Capes. Os dados referentes ao Processo de Avaliação e à Ficha de Avaliação das outras áreas foram computados e analisados. A partir desses dados foram detectados os desafios da Medicina III para o próximo quadriênio (2013-2016). Resultados: A criação do Mestrado Profissional é muito recente na Medicina III e nenhum curso de Mestrado Profissional da Medicina III foi avaliado. Foram descritas a definição, os objetivos, as premissas, as características, as motivações, as possibilidades, a viabilidade, o perfil do alunado, do corpo docente, a estrutura curricular, o financiamento, a produção intelectual, a inserção social, os requisitos gerais da Portaria CAPES nº 193/2011 e alguns exemplos de propostas, linhas de atuação científico tecnológica, parcerias e contrapartidas. Foi discutida a ficha de avaliação do MP, a necessidade do impacto social, econômico e político da produção intelectual e as diferenças com o MA. Foi relatado também a importância mundial do MP e a sua evolução no Brasil. A partir do entendimento do MP, a Medicina III traçou alguns desafios e metas para serem desenvolvidas no quadriênio 2013-2016. Conclusão: A Medicina III entendeu o MP como um novo horizonte científico tecnológico dentro da pós-graduação stricto sensu e com total coerência com a área.Resumo em Inglês:
Objective: To describe the history, origin, objectives, characteristics, implications, the questions of the evaluation form and some examples of the Professional Masters (MP), to differentiate the Academic Master, and identify the challenges for the next quadrennial assessment. Methods: The CAPES site on Professional Masters and documents and meeting area of reports from 2004 to 2013 of Medicine III were read as well as the reports and the sub-page of the area in Capes site. The data relating to the evaluation process and the Scoreboard of the other areas were computed and analyzed. From these data it was detected the challenges of Medicine III for the next four years (2013-2016). Results: The creation of the Professional Master is very recent in Medicine III and no Professional Master of Medicine III course was evaluated yet. Were described the objectives, assumptions, characteristics, motivations, the possibilities, the feasibility, the profile of the students, the faculty, the curriculum, funding, intellectual production, social inclusion, the general requirements of Ordinance No. 193/2011 CAPES and some examples of proposals, technological lines of scientific activities, partnerships and counterparties. The evaluation form of the MP was discussed, the need for social, economic and political intellectual production and the differences with the MA. It was also reported the global importance of the MP and its evolution in Brazil. From the understanding of the MP, Medicine III outlined some challenges and goals to be developed in the 2013-2016 quadrennium. Conclusion: Medicine III understood the MP as a new technological scientific horizon within the strict sensu post-graduate and full consistency with the area.Resumo em Português:
Objetivo: Essa revisão tem como objetivo elaborar uma análise crítica e atual da estrutura básica de um programa de Pós-Graduação para a proposição de ações de aperfeiçoamento e novos critérios de avaliação. Método: Para analisarem-se os itens áreas de concentração (AC), linhas de pesquisa (LP), projetos de pesquisa (PP), estrutura curricular e captação de recursos/fomentos foram consultados o documento de área, o relatório de avaliação 2013 e as fichas de avaliação dos programas da Medicina III, avaliados no triênio 2010-2012. Resultados: A coerência é recomendada especialmente entre AC, LP e PP, com substancial vínculo entre atividades e competências do corpo de docentes permanentes e embasamento da grade curricular na formação do aluno. A Proposta do Programa interfere, e muito, na qualificação de um programa. A estrutura curricular deverá dar subsídio à formação do pesquisador, por meio das disciplinas nucleares, e ao desenvolvimento dos PP, de competência das disciplinas de apoio às linhas e aos projetos de pesquisa. Os fomentos devem ser indicados nos projetos de pesquisa e no CV-Lattes dos beneficiados/responsáveis pelos projetos. A área recomenda que, no mínimo, 40 a 50% dos docentes permanentes apresentem captação de recursos e que o mínimo de 20 a 25% desses docentes tenham bolsa de produtividade PQ/CNPq durante o triênio. Conclusão: Há que se promover ampla discussão e encontrar um denominador de consenso para essas questões. As ações deverão contribuir para o aprimoramento das fichas de avaliação e, certamente, para a qualificação dos programas de pós-graduação.Resumo em Inglês:
Objective: This review aims to develop a critical and current analysis of the basic structure of a Postgraduate program for proposing improvement actions and new evaluation criteria. Method: To examine the items that are areas of concentration (AC), research lines (LP), research projects (PP), curricular structure and fundraising were consulted the Area Document, the 2013 Evaluation Report and the Assessment Sheets of Medicine III programs, evaluated in the 2010-2012 period. Results: Consistency is recommended especially among AC, LP and PP, with genuine link between activities and permanent teachers skills and based on structured curriculum in the education of the student. The Program Proposal interfere, and much, in qualifying a program. The curriculum should provide subsidy to the formation of the researcher, through the core subjects, and development of PP, being the concept of disciplines to support lines and research projects. Fundraise should be set out in research projects and in the CV-Lattes. The area recommended that at least 40-50% of permanent teachers present fundraising and the minimum 20-25% of these teachers to have productivity scholarship PQ / CNPq during the triennium. Conclusion: It is necessary to promote wide discussion and find a consensus denominator for these issues. The actions should contribute to the improvement of evaluation forms and certainly for the qualification of the programs but graduate.Resumo em Português:
Objetivo: Realizar análise crítica dos dois principais índices bibliométricos utilizados pela ciência: o fator de impacto e o índice H. Método: Foi realizada pesquisa no Pubmed utilizando as palavras-chave: impact factor, bibliometrics, H index. Resultados: As citações dos artigos tendem a seguir uma curva em que os artigos publicados em determinado ano aumentam agudamente para um pico que ocorre entre dois e seis anos após sua publicação. A partir deste pico, as citações declinam ao longo do tempo. Conclusão: A análise do mérito científico não deve ser baseada em apenas uma medida bibliométrica, mas em associação de medidas. O FI e o índice H se baseiam fundamentalmente no número de citações dos artigos científicos, e este parâmetro, apesar de importante, não deve ser utilizado sozinho e tampouco supervalorizado na avaliação do mérito docente.Resumo em Inglês:
Objective: To conduct a critical analysis of the two main bibliometric indexes used by science: the impact factor and the H index. Method: Research was conducted on PubMed using the keywords: impact factor, Bibliometrics and H index. Results: The citations of articles tend to follow a curve in which the articles published in a given year increase sharply to a peak occurring between two and six years after its publication. From this peak citations decline over time. Conclusion: The analysis of the scientific merit should not be based on only in bibliometric measure, but in the association of various parameters. The impact factor and the H index is mainly based on the number of citations of scientific papers, and this parameter, although important, should not be used alone, nor overvalued in the evaluation of teaching merit.Resumo em Português:
Objetivo: Apresentar revisão dos conceitos e ações que objetivam analisar os efeitos da internacionalização da ciência e da educação, com ênfase na área médica e seu embasamento nas políticas de desenvolvimento adotadas pelas nações, explorando o potencial para cooperação internacional interdisciplinar de cada laboratório, departamento, universidade ou instituto. Método: Procura de indicadores que possam avaliar o grau de internacionalização das universidades e institutos de pesquisa em vários níveis interconectados: organizacional, regional, setorial e global e para definição de políticas nas áreas de ciência, tecnologia inovação e educação superior. Resultado: A pesquisa científica ainda é realizada individualmente, mas está atualmente muito mais intimamente integrada a outros processos sociais. O cientista não é mais um estranho que tem permissão para entregar-se ao seu passatempo de fazer aquilo que bem entende. Internacionalização da pesquisa e da educação médica, embora esteja entre os tópicos de maior reconhecimento como sendo necessidade do mundo globalizado, é atividade difícil de ser avaliada. Os governantes parecem ter entendido que as sociedades do conhecimento, induzindo a política econômica baseada no conhecimento pode resultar em progresso econômico e social das nações. Esse fato tem motivado de forma crescente o incentivo às ações que visam a abordagem de problemas globais (e.g. saúde, mudanças climáticas) pelo financiamento da pesquisa que gera conhecimento novo. Conclusão: É consenso que a internacionalização da ciência é desejável e necessária para o desenvolvimento sustentável das nações. Entretanto ela não pode ser feita somente incentivando e fomentando a ida de estudantes e pesquisadores para o exterior. É preciso, em adição, oferecer condições a professores pesquisadores e estudantes estrangeiros para que possam atuar em colaboração com os brasileiros e elevar o país aos padrões científicos internacionais.Resumo em Inglês:
Objective: To review of concepts and actions that aim to analyze the effects of internationalization of science and education, with emphasis in the medical field and its basement in development policies adopted by nations, exploring the potential for international interdisciplinary cooperation of each laboratory, department, university or institute. Method: Search of indicators to assess the degree of internationalization of universities and research institutes in several interconnected levels: organizational, regional, sectoral and global, and policy-making in science, technology innovation and higher education. Result: Scientific research is still carried out individually, but is now much more closely integrated with other social processes. The scientist is no longer a stranger who is allowed to surrender to his hobby to do what it wants. Internationalization of research and medical education, although it is among the topics of greatest need, as the globalized world, is difficult activity to be assessed. The leaders seem to have understood that the knowledge societies, leading to economic policy based on knowledge, can result in economic and social progress of nations. This fact has motivated increasingly the incentive to actions aimed at addressing global problems (eg health, climate change) by funding research that generates new knowledge. Conclusion: The consensus is that the internationalization of science is desirable and necessary for the sustainable development of nations. However it cannot be done only by encouraging and promoting the outward students and researchers abroad. It is necessary, in addition, offer conditions to foreign researchers and students teachers to work in collaboration with Brazilian and raise the country to international scientific standards.Resumo em Português:
Objetivo: Verificar a existência de referências aos egressos internacionais nos sites dos programas de pós-graduação de todos os cursos de pós-graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP. Métodos: Verificar com mais atenção aos cursos notas 5, 6 e 7, e também a mesma busca nos sites dos cursos com notas 5, 6 e 7 da Medicina III da CAPES. Resultados: Dos 22 programas da FMRP apenas três tinham no site alguma informação sobre o destino dos egressos, foram eles: Clínica Cirúrgica, Genética e Imunologia Básica e Aplicada. Dos programas da área de Medicina III, notas 5, 6 e 7 apenas os programas de Oftalmologia e Ciências Visuais e Cirurgia Translacional, ambos da UNIFESP, apresentavam informações sobre o destino dos seus egressos. Conclusão: É urgente criar mecanismos de avaliação para os projetos de incentivo e fomento à pesquisa dos diferentes órgãos; estimular controles mais eficientes e atualizados em relação aos docentes e seus respectivos discentes que participam desses projetos; e estimular a interação dos docentes e discentes com a instituição e o programa.Resumo em Inglês:
Objective: Search for references in relationship to international alumni on the website of the postgraduate programs of all postgraduate courses at Ribeirão Preto Medical School - FMRP. Methods: Verify with more attention to the ones with 5, 6 and 7 notes, and also the same search on the website of courses with notes 5, 6 and 7 of CAPES - Medicine III. Results: Of the 22 programs of FMRP only three had any information on the site about the destiny of the postgraduates; they were: Surgical Clinics, Genetics, and Basic and Applied Immunology. Programs in the area of Medicine III, notes 5, 6 and 7, only Ophthalmology and Visual Programs and Translational Sciences Surgery, both of UNIFESP, presented such information. Conclusion: It is urgent: to create project and funding evaluation mechanisms that are approved by different sources; to stimulate more efficient controls in relation to teachers and their students who participate in these projects; and to stimulate the interaction of teachers and students with the institution and the program.Resumo em Português:
Objetivo: Propor métrica para qualificar a produção veiculada através de artigos publicados em programas de mestrado profissional e, a partir daí, estabelecer orientação para a avaliação dos programas de pós-graduação da Medicina III. Método: Análise dos documentos de área de 2013 dos programas de pós-graduação senso estrito no que concerne à aplicação e mensuração de pontuação a artigos publicados, e criação de proposta para métrica do tema com vistas à avaliação quadrienal da Medicina III. Resultados: Foram avaliados os documentos de área das Medicinas I, II e III; Ciências Biológicas I e Interdisciplinar, assim como os relatórios de 2013 da CAPES. Todos os programas estabelecem métrica para "Classificação de Artigos Publicados" dentro de sua produção bibliográfica embora com percentuais diferentes respeitando suas especificidades. Com esses dados levantados e correlacionando-se sua pertinência com as áreas cirúrgicas, foi elaborada proposta de quantificação da qualidade dos artigos publicados para "Programas de Pós-graduação Profissionais" na área cirúrgica que possuem características próprias de acordo com suas diretrízes, direcionando assim sua produção científica preferencialmente para revistas técnicas. Conclusão: A métrica sugerida para artigos publicados, que deve ser incluída na produção intelectual do Documento de Área, deverá ser considerada para o extrato A1 = 100 pontos; A2 = 85 pontos; B1 = 80 pontos; B2 = 70 pontos; B3 = 60 pontos; B4 = 40 pontos e B5 = 20 pontos.Resumo em Inglês:
Objective: Propose metric to qualify the production conveyed through articles published in Professional Master's Programs and, from there, to establish guidance for the evaluation of postgraduate programs of Medicine III. Method: Analysis of the documents of 2013 area graduate programs strict sense concerning the application and measurement of score the articles published, and creation of proposal for metric of the theme with the quadrennial review of Medicine III. Results: Were evaluated the medicines area documents I, II and III; Biological Sciences (I) and Interdisciplinary, as well as the 2013 reports of CAPES. All programs establish metrics for "Classification of Published Articles" within its bibliographic production although with different percentages respecting its specificities. With these data collected and correlating their relevance with the surgical areas, was drafted proposal for quantification of the quality of the published articles to "Professional Postgraduate Programs" at surgical area that have specific characteristics according to their guidelines, directing their scientific production to technique journals preferably. Conclusion: The metric suggested for published articles, that should be included in intellectual production of the Area Document, should be considered for the extract A1 = 100 points; A2 = 85 points; B1 = 80 points; B2 = 70 points; B3 = 60 points; B4 = 40 points and B5 = 20 points.Resumo em Português:
Objetivo: Revisar as normas, resoluções e documentos vigentes relativos ao tema consultoria e assessoria para melhor orientar as atuações de quem exerce esses papéis. Métodos: Foram consultados os seguintes documentos: Estatuto da CAPES, por meio do Decreto Nº 7.692, de 02 de março de 2012; Portaria nº 47 de 17/10/1995; Parecer 977 de 1965 de Newton Sucupira; Documento de Área da Medicina III; Portaria Interministerial 251 de 2012, com base no Decreto nº 7642 de 2011 do Ministério de Ciência e Tecnologia; e Regimento da CAPES. Resultados: O gerenciamento dos programas de pós-graduação stricto sensu requer estrutura multiprofissional diversificada em todos os seus níveis, constituída por corpo próprio da instituição e por componentes agregados, incluindo os consultores e assessores. O consultor é pessoa independente, sem vínculo com quem o convida e, nesse sentido, espera-se dele isenção na execução das tarefas solicitadas, nas quais se pressupõe domínio cultural, científico e humanístico. No Documento de Área da Medicina III, a consultoria é valorizada como atributo importante do Corpo Docente e está mencionada na Proposta dos Programas de Pós-graduação em seu item 2.1. Por outro lado, o assessor está vinculado ao solicitante em relação de dependência funcional. Dentro de sua área do conhecimento, o assessor é considerado adjunto do solicitante e pode substituí-lo ou representá-lo. No Documento de Área da Medicina III, o desempenho de assessoria pelo Corpo Docente está mencionado na Proposta dos Programas de Pós-graduação em seu item 5.2. Ter conhecimento sobre o que significa ser consultor e assessor é necessário para exercer a função dentro dos limites que lhe compete e na dimensão que a envergadura do profissional permite. Conclusão: Nada impede que uma pessoa seja consultora em situação e assessora em outra, até na mesma instituição. Ter conhecimento sobre o que significa ser consultor e assessor é necessário para poder exercer a função dentro dos limites que lhe compete e na dimensão que a envergadura do profissional permite.Resumo em Inglês:
Objective: To review the rules, resolutions and existing documents relating to consultant and advisor to better target the actions of those who exercise these roles. Methods: The following documents were consulted: Statute of CAPES, through Decree No. 7692 of March 2, 2012; Ordinance No. 47 of 17/10/1995; Opinion 977 1965 Newton Sucupira; Area Document of Medicine III; Interministerial Ordinance 251 of 2012, based on Decree No. 7642 of 2011 of the Ministry of Science and Technology; CAPES Regiment. Results: The Brazilian Postgraduate system is divided in two different fields, according to its aspects: the "lato sensu" postgraduate, defined as all professional studies performed after the high school graduation; and the "stricto sensu" postgraduate that includes the master degree and the doctorate, both of them different from what is known as MSc or MS and PhD. The Brazilian doctorate is recognized as academic because its purposes include to improve the scientific and the teaching levels of university docents. The master degree has two different objectives one is to be academic and similar to the doctorate; the other is to upgrade professionals to a higher level than specialist or MBA and is denominated professional master degree. The master degrees and the doctorate are designated as courses and may be put together in a structure known as stricto sensu postgraduate program. The complexity of these courses and programs in all the areas of the superior human knowledge requires a large number of professional directly involved with this system and other professionals that attend them, called consultants and advisors. The consultants are counselors, and the advisors are assistants, both of them legally established with the incumbency to aid the postgraduate staff in all their duties. Conclusion: Nothing prevents a person from being a consultant on the situation and advisor on another, even in the same institution. Have knowledge about what being a consultant and advisor is required to exercise the function within the limits and dimension that the wingspan of the professional allows.Resumo em Português:
Objetivo: Desenvolver uma proposta de métricas para patentes a serem aplicadas na avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área Medicina III - Capes. Métodos: A partir da leitura e análise dos documentos de área de 2013 de todas as 48 Áreas da Capes, desenvolveu-se uma proposta de métricas para patentes, a ser aplicada na avaliação dos programas da área. Resultados: Constatou-se que, com exceção das áreas Biotecnologia, Ciência de Alimentos, Ciências Biológicas III, Educação Física, Engenharias I, III e IV e Interdisciplinar, a maioria não adota sistema de pontuação para patentes. A proposta desenvolvida baseou-se nos critérios da Biotecnologia, com adaptações. De uma forma geral, foi valorizado, em ordem crescente, o depósito, a concessão e o licenciamento/produção. Também foi atribuída maior pontuação a patentes registradas no exterior e com participação de discentes. Conclusão: Esta proposta poderá ser aplicada ao item Produção Intelectual da ficha de avaliação, no subitem Produções Técnicas, patentes e outras produções consideradas relevantes. Deverá ser mantida, neste subitem, a porcentagem de 10% para os programas acadêmicos e 40% para os mestrados profissionais. Será considerado Muito Bom o programa que obtiver 400 pontos/triênio ou mais, Bom entre 200 e 399 pontos; Regular entre 71 e 199 pontos; Fraco até 70 pontos; e Deficiente sem pontuação.Resumo em Inglês:
Objective: To develop a proposal for metrics for patents to be applied in assessing the postgraduate programs of Medicine III - Capes. Methods: From the reading and analysis of the 2013 area documents of all the 48 areas of Capes, a proposal for metrics for patents was developed to be applied in Medicine III programs. Results: Except for the areas Biotechnology, Food Science, Biological Sciences III, Physical Education, Engineering I, III and IV and Interdisciplinary, most areas do not adopt a scoring system for patents. The proposal developed was based on the criteria of Biotechnology, with adaptations. In general, it will be valued, in ascending order, the deposit, the granting and licensing/production. It will also be assigned higher scores to patents registered abroad and whenever there is a participation of students. Conclusion: This proposal can be applied to the item Intellectual Production of the evaluation form, in subsection Technical Production/Patents. The percentage of 10% for academic programs and 40% for Masters Professionals should be maintained. The program will be scored as Very Good when it reaches 400 points or over; Good, between 200 and 399 points; Regular, between 71 and 199 points; Weak up to 70 points; Insufficient, no punctuation.Resumo em Português:
Objetivo: Proporcionar informações que sejam de auxílio no amadurecimento da concepção geral sobre inserção social e solidariedade. Métodos: Foram consultadas as seguintes fontes oficiais da CAPES: resoluções do Conselho Técnico-Científico; modelos das fichas de avaliação; legislação e portarias vigentes; relação dos cursos da Grande Área; avaliação de projetos Dinter e Minter; e o aplicativo de avaliação. Resultados: Inserção social e solidariedade são parâmetros recentes e inovadores como ações a serem desenvolvidas por programas de pós-graduação e avaliadas pelos comitês de áreas organizados pela Capes. Há necessidade de melhor compreensão por parte dos professores de pós-graduação da Medicina III das características de ações relevantes de inserção social. O tema de suporte básico de vida ajuda na compreensão de como a área da Medicina III pode ampliar sua atuação em educação básica, sem comprometer o caráter inovador e transformador da pós-graduação. Conclusão: À pós-graduação cabe inovar quando de sua inserção em processos de ensino, administração de cuidados ou qualquer outro campo. O que se busca é o poder de transformação social que ela tem e exerce.Resumo em Inglês:
Objective: To provide information in the maturation process of the general conception of social inclusion and solidarity. Methods: The following official CAPES sources were consulted: resolutions of the Technical-Scientific Council; models of evaluation forms; current legislation and ordinances; relationship with the Great Area courses; Dinter and Minter evaluation projects; and the assessment application. Results: Social inclusion and solidarity are recent and innovative parameters to be developed by postgraduate programs and evaluated by area committees organized by Capes. There is need for better understanding by the postgraduate faculty of Medicine III the characteristics of relevant actions on social inclusion. The basic theme of life support help in understanding how Medicine III can expand its operations in basic education without compromising the innovative and transformer character of postgraduate. Conclusion: Postgraduate must innovate its insertion in teaching processes, managed care or any other field. What is sought is the power of social transformation, inherent to its spirit and exercise.Resumo em Português:
Objetivo: Apresentar um projeto piloto de inserção do ensino médio em programas de pós-graduação (PPG) e discutir os mecanismos para a formação de líderes em ciência. Métodos: Realizou-se um estudo de revisão e apresentação de piloto. A busca bibliográfica ocorreu nos sites da CAPES, MEC, Scielo e biblioteca de livros virtuais, de janeiro/2014 a fevereiro/2015. O piloto ocorre nos PPG-Medicina III em Cirurgia Translacional/UNIFESP e Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas/UERJ. Os alunos de iniciação científica júnior (ICj) são oriundos de escola pública e desenvolvem atividades científicas: participação em reuniões científicas, graduação e inserção nos projetos de pesquisa. A avaliação ocorrerá ao final de um ano, com redações dos resultados, relatórios e participações em eventos científicos. Resultados: No Brasil, um dos principais desafios da educação é a alta média de anos de estudo. O PNPG (2011-2020) apresenta a inserção da educação básica em todos os PPG. Na Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas/UERJ há atualmente 11 alunos do ensino médio, que já acompanharam as reuniões científicas e preparam-se para a inserção em projetos de pesquisa. Houve 30% de desistência, devido à alta carga horária escolar. Esse resultado e a experiência vivenciada permite criar alternativas futuras para aprimorar o projeto de inserção. Conclusão: A liderança em ciências é formada a partir de uma complexa relação entre educação básica e investimentos na pesquisa. Cursos de PPG-Medicina III seguem na vanguarda com iniciativas focadas no desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, projetos envolvendo alunos da educação básica representam modelo e ambiente promotor de líderes.Resumo em Inglês:
Objective: To present a high school insertion pilot project in post graduate programs (PPG) and discuss the mechanisms for the formation of leaders in science. Methods: This study presents a review and pilot project. Bibliographic search occurred in sites of CAPES, MEC, SciELO and library of virtual books from January/ 2014 to February/2015. The pilot is in PPG-Medicine III Translational Surgery/UNIFESP and Pathophysiology and Surgical Sciences / UERJ. The junior undergraduate students (ICj) came from public school and develop scientific activities: scientific meetings, graduation and inclusion in research projects. The evaluation will occur at the end of one year, with the results essays, reports and participation in scientific events. Results: In Brazil, one of the main challenges of education is the high average years of study. The PNPG (2011-2020) shows the insertion of basic education in all PPG. In the Pathophysiology and Surgical Sciences/UERJ there are currently 11 high school students who have followed the scientific meetings and are being prepared for the inclusion in research projects. There was 30% of absence, owing to the high school hours. This result and the experience allow creating future alternatives to enhance the integration project. Conclusion: The leadership in science is formed from a complex relationship between basic education and investment in research. PPG-Medicine III courses follow the vanguard with initiatives focused on scientific and technological development. Thus, projects involving basic education students represent promoter model and environment leaders.Resumo em Português:
Objetivo: Estimular e despertar o interesse dos alunos do ensino médio ou fundamental de escolas públicas na pesquisa e na ciência por meio de estágios de Iniciação Científica Junior no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional da Unifesp. Método: O público alvo para o desenvolvimento das atividades científicas foram alunos regularmente matriculados em curso de nível médio (segundos anos inicialmente) e que tivessem aprovação de sua participação pela direção da escola e responsáveis legais. Quanto aos critérios de inclusão: proximidade física com a instituição de ensino superior, assinatura do termo de consentimento pelos responsáveis dos alunos, pela diretoria da unidade escolar e pelo pesquisador. Inicialmente, os alunos realizaram avaliação diagnóstica acerca dos conhecimentos prévios de biologia, ciências e pesquisa científica. A partir daí as aulas eram elaboradas com base no resultado deste teste, para então iniciar as atividades de Iniciação Científica Junior. Resultados: A escola escolhida para esta fase inicial do projeto piloto foi a Escola Estadual Rui Bloem que possui 13 salas de aula para o segundo ano do ensino médio com total de 390 alunos. Destes, 160 (41%) apresentaram-se interessados; porém, somente 16 (10%) foram elegíveis para iniciar o projeto piloto no Laboratório de Cirurgia Translacional da Unifesp. Estes alunos apresentaram rendimento médio de 50% na prova diagnóstica e deverão iniciar os próximos treinamentos no Laboratório de Biologia Celular e Molecular e também a frequentar as reuniões científicas. Conclusão: Nesta fase inicial houve interesse dos alunos do ensino médio e o projeto piloto apresentado estimulou e despertou interesse dos alunos de escola pública na pesquisa e na ciência. A escolha de uma escola pública foi para o acesso à universidade e proximidade. Além disso, esses alunos têm mais carências e deficiências. Mas isso não significa que o fascínio pela carreira científica não pode transformá-los em grandes pesquisadores, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e intelectual do nosso país através da pesquisa científica.Resumo em Inglês:
Objective: To stimulate and awakening the interest of students of high school or elementary public schools in research and science through scientific initiation stages in the Postgraduate Program in Translational Surgery. To stimulate and awakening the interest of students of high school or elementary public schools in research and science through scientific initiation stages in the Postgraduate Program in Translational Surgery. Method: The target audience for the development of scientific activities were students enrolled in mid-level course (second year initially) and have approval of their participation in this project by the school and by legal guardians. The inclusion criteria were: physical proximity to the higher education institution, signing the consent form by the legal responsible for the students, and for the board of the school unit and the researcher. Initially, students performed diagnostic evaluation about the prior knowledge of biology, science and scientific research. From there, the classes were prepared based on the result of this test, then started the activities of Junior Scientific Initiation in basic education. Results: The school chosen for this initial phase of the pilot project was the State School Rui Bloem which has 13 classrooms for the second year of medium education in a total of 390 students. Of these, 160 (41%) were interested but only 16 (10%) were eligible to start the pilot project in Translational Surgery Laboratory of Unifesp. These students showed average yield of 50% in diagnostic test and should start the next training in cell and molecular biology laboratory and also to attend scientific meetings. Conclusion: In the initial phase of the project, was observed the great student interest in scientific career, but at the same time, a great need for improvement. The choice of public school was for access to university and proximity. In addition, these students have more shortcomings and deficiencies. But this does not mean that the fascination for scientific career cannot turn them into great researchers thus contributing to the economic, social and intellectual growth of our country through scientific research.Resumo em Português:
Objetivo: Propor a métrica para qualificar a produção veiculada através de livros e capítulos e, a partir daí, estabelecer orientação para a avaliação dos programas de pós-graduação da Medicina III. Método: Análise dos documentos de área de 2013 dos programas de pós-graduação senso estrito das áreas: Ciência da Computação; Biotecnologia; Ciências Biológicas I; Saúde Coletiva; Medicina I. Resultados: Excetuando-se o programa da Medicina I, que não adotou a métrica para classificação de livros e capítulos, todos os demais estabeleceram-na dentro da sua produção intelectual, embora com percentuais desiguais. Conclusão: É desejável inserir a métrica de livros e capitulos de livros na produção intelectual do Documento de Área dos programas, ortorgando a ela percentual de 5% das publicações qualificadas dos programas da Medicina III.Resumo em Inglês:
Objective: To propose metrics to qualify the publication in books and chapters, and from there, establish guidance for the evaluation of the Medicine III programs. Method: Analysis of some of the 2013 area documents focusing this issue. Were analyzed the following areas: Computer Science; Biotechnology; Biological Sciences I; Public Health; Medicine I. Results: Except for the Medicine I, which has not adopted the metric for books and chapters, all other programs established metrics within the intellectual production, although with unequal percentages. Conclusion: It´s desirable to include metrics for books and book chapters in the intellectual production of post-graduate programs in Area Document with percentage-value of 5% in publications of Medicine III programs.Resumo em Português:
Objetivo: Desenvolver proposta de métricas para protocolos e outras produções técnicas a serem aplicadas na avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área Medicina III da Capes. Métodos: Foram lidos os documentos de área de 2013 de todas as 48 Áreas da Capes. A partir da análise dos critérios utilizados por elas na avaliação trienal 2013, foi desenvolvida uma proposta de métricas para protocolos e outras produções técnicas. Esta proposta foi baseada nos critérios adotados pelas Áreas Ciências Biológicas I e Interdisciplinar. Resultados: Apenas sete áreas descreveram sistema de pontuação para produtos técnicos, e as produções consideradas e a pontuação variaram amplamente. Dada à imensa gama de produções técnicas diferentes que podem ser consideradas relevantes, e que não seriam contempladas em sistema de pontuação caso fossem especificadas, foi desenvolvida para a Medicina III uma proposta de métricas em que são analisados cinco critérios específicos para cada produção: Demanda, Relevância/Impacto, Abrangência, Complexidade e Aderência ao Programa. Com base nestes critérios, cada produção pode receber de 10 a 100 pontos. Conclusão: Esta proposta poderá ser aplicada ao item Produção Intelectual da Ficha de Avaliação, subitem "Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes". Será considerado Muito Bom o Programa que obtiver média ≥150 pontos/docente permanente/quadriênio; Bom, média entre 100 e 149 pontos; Regular, média entre 60 e 99 pontos; Fraco, média entre 30 e 59 pontos; e Deficiente média ≤29 pontos/docente permanente/quadriênio.Resumo em Inglês:
Objective: To develop a proposal for metrics for protocols and other technical products to be applied in assessing the Postgraduate Programs of Medicine III - Capes. Methods: The 2013 area documents of all the 48 Capes areas were read. From the analysis of the criteria used by the areas at the 2013's Triennal Assessment, a proposal for metrics for protocols and other technical products was developed to be applied in assessing the Postgraduate Programs of Medicine III. This proposal was based on the criteria of Biological Sciences I and Interdisciplinary areas. Results: Only seven areas have described a scoring system for technical products. The products considered and the scoring varied widely. Due to the wide range of different technical products which could be considered relevant, and that would not be punctuated if they were not previously specified, it was developed, for the Medicine III, a proposal for metrics in which five specific criteria to be analyzed: Demand, Relevance/Impact, Scope, Complexity and Adherence to the Program. Based on these criteria, each product can receive 10 to 100 points. Conclusion: This proposal can be applied to the item Intellectual Production of the evaluation form, in subsection "Technical production, patents and other relevant production". The program will be scored as Very Good when it reaches mean ≥150 points/permanent professor/quadrennium; Good, mean between 100 and 149 points; Regular, mean between 60 and 99 points; Weak mean between 30 and 59 points; Insufficient, up to 29 points/permanent professor/quadrennium.Resumo em Português:
Objetivo: Avaliar os resultados preliminares sobre a Medicina III do up-grade oportunizado pela Capes para todas as áreas. Métodos: Foram utilizados os documentos de áreas e os relevantes ao tema disponíveis online no site da Capes entre 2009 e 2013. Procurou-se focar a pesquisa em dois aspectos para responder duas perguntas: 1) a estratificação do Qualis é semelhante nas três áreas da medicina? e 2) a evolução do Qualis da Medicina III foi maior? Resultados: A Medicina III apresentou evolução em sua classificação Qualis e está publicando em revistas com maior fator de impacto e é praticamente igual ao da Medicina I e II. Conclusão: A área foi a que apresentou maior evolução nestes últimos triêniosResumo em Inglês:
Objective: To evaluate the preliminary results related to journals up-grade that was used by Medicine III, through opportunity offered by Capes to all agency areas programs. Methods: Were used area document of Medicine I, II and III, besides other relevant topics available online at Capes site, between 2009 and 2013. The research was focused to answer two questions: 1) the stratification of Qualis is similar in the three areas of medicine? and 2) the evolution of Qualis in Medicine III was higher? Results: Medicine III showed an increase in its Qualis classification and is publishing in journals with higher impact factors, virtually the same as the Medicine I and II. Conclusion: The area showed the strongest growth in recent three-year periods.Resumo em Português:
Objetivo: Analisar criticamente a eficácia e valor de indicadores bibliométricos dos periódicos da Cirurgia e Cirurgia Cardiovascular no contexto dos Programas de Pós-Graduação da área Medicina III da CAPES. Métodos: Foi avaliada uma amostragem com 16 programas acadêmicos e um mestrado profissional da área de Medicina III, compreendendo a Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, a Cirurgia Cardiovascular e Cursos Multidisciplinares com estes conteúdos. Utilizaram-se as bases de dados Thomson Reuters/ISI (JCR), Elsevier/Scopus (SJR), além do Scielo. Resultados: Somente nos programas 7, os docentes têm média de artigos Qualis A1 maior ou igual que os demais estratos. Apenas 11 periódicos da área de Cirurgia estão no estrato A1 (5%) e na Cirurgia Cardiovascular são 25%. Dos seis periódicos com o maior número de publicações na área Medicina III, Qualis A1, cinco não são específicos da área. A Acta Cirúrgica Brasileira representou 58% das publicações no estrato A2. Há alguns óbices na classificação Qualis com pouca uniformidade entre as Medicinas I, II e III. Conclusões: Se impõe a criação de um comitê permanente para atualização do Qualis, composto pelas três áreas da Medicina. Deve-se ponderar a utilização de outras bases de indexação e a unificação dos critérios Qualis para as revistas das áreas de medicina. Critérios de classificação dos periódicos multi e transdisciplinares precisam ser revistos. É imprescindível suporte financeiro institucional aos periódicos nacionais escolhidos pelos pares visando informatização completa e prover revisão profissional da língua inglesa, tendo como meta a elevação do fator de impacto.Resumo em Inglês:
Objective: To analyze critically the effectiveness and value of bibliometric indicators in journals of Surgery or Cardiovacular Surgery in the context of the postgraduate programs of CAPES Medicine III. Methods: A sampling with 16 academic programs and one professional master of Medicine III, encompassing the General and Digestive System Surgery, Cardiovascular Surgery and Multidisciplinary courses with such contents, was evaluated. Thomson Reuters/ISI (JCR), Elsevier/Scopus (SJR), and also Scielo databases were used. Results: Only in seven programs, the teachers had an average of Qualis A1 articles greater than the others strata. Eleven journals in the surgical area are in stratum A1 (5%) and it reaches 25% in Cardiovascular Surgery. Among the six journals with the largest number of publications Qualis A1 in area Medicine III, five are from non-specific areas. The Acta Cirúrgica Brasileira represented 58% of the publications in the stratum A2. There are some obstacles in the Qualis classification with little uniformity among the Medicine areas I, II and III. Conclusions: A permanent committee should be set to update the Qualis, composed by the three medical areas. It should be considered using other index databases and the unification of the Qualis criteria for journals in medicine. Rating criteria of multi and transdisciplinary journals need to be reviewed. It is essential an institutional financial support for national journals chosen by peers aiming to provide a full computerization process and a professional reviewer of the English language, in order to increase the impact factor.Resumo em Português:
Objetivos: Realizar análise ampla dos periódicos da Medicina III - CAPES e, especificamente, os pertencentes à Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, e Cirurgia Torácica. Método: Busca ativa do fator de impacto dos periódicos das áreas citadas no Journal Citation Report e Scimago, sua indexação no Scielo, Lilacs, Scopus, Google Scholar e sua estratificação no WebQualis. Resultados: Para a Otorrinolaringologia foram encontrados 44 periódicos, cujo fator de impacto variou de 3.006 a 0.128; entretanto, apenas 26 deles (60%) tinham Qualis medido pela CAPES; nas estratificações encontrou-se nenhuma revista em A1, três em A2 e nove em B1. Para a Cirurgia Torácica foram localizados três periódicos, sendo que apenas um tinha Qualis medido (A2) com média de 3.61. Os resultados da busca para a Ortopedia e Traumatologia permitiu encontrar 67 periódicos, cuja variação do fator de impacto foi de 4.699 a 0.156; apenas 38 deles (60%) tinham Qualis medido; três periódicos tinham estratificação A1, sete A2 e 25 em B1. Conclusão: A busca por revistas de maior impacto faz com que muitos especialistas deixem de publicar em revistas de sua área enfrentando mais dificuldades que pesquisadores das outras áreas.Resumo em Inglês:
Objectives: To perform an extensive analysis of journals in Medicine III - CAPES, and specifically those in the areas of Otorhinolaryngology, Orthopedics and Traumatology and Chest Surgery. Method: An active search for the impact factors in the Journal Citation Reports, Scimago, their indexation in Scielo, Lilacs, Scopus and Google Scholar, and their stratification in WebQualis was done. Results: Forty-four journals with measured impact factors ranging from 3.006 to 0.128 were detected in the area of Otorhinolaryngology; however, only 26 of them (60%) had a Qualis measured by CAPES; in the stratification, no journal was detected in A1, three were A2 and nine B1. Three journals were located for Chest Surgery, with only one of them having a measured Qualis (A2) with a mean of 3.61. Sixty-seven journals were detected for Orthopedics and Traumatology, with an impact factor ranging from 4.699 to 0.156; Qualis was measured in only 38 of them (60%); there were three journal stratified as A1, seven as A2 and 25 as B1. Conclusion: The search for journals of higher impact induces authors to not publish in journals related to their area and facing more difficulties than investigators from other areas.Resumo em Português:
Objetivo: Conhecer a publicação atual das subáreas Anestesiologia e Ginecologia e Obstetrícia, para subsidiar a atualização dos critérios Qualis-periódicos, específicos dessas subáreas. Método: Estudo de corte transversal, descritivo, onde avaliou-se, de modo quantitativo e qualitativo, a produção bibliográfica das subáreas Anestesiologia e Ginecologia e Obstetrícia, no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2012. Foram definidos os valores do fator de impacto das revistas; foram calculados (i) o número (n) e percentual de periódicos em cada um dos estratos Qualis - A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5 e (ii) os valores de mediana e respectivos limites extremos (valores mínimo e máximo) e quartis (p25; p50; p75; p90) dos fatores de impacto nos diferentes estratos. Resultados: A produção bibliográfica do triênio 2010-2012 foi divulgada em 69 periódicos na subárea Anestesiologia e em 345 na subárea Ginecologia e Obstetrícia. Na subárea Anestesiologia, 44% dessa produção estava nos limites de fator de impacto dos estratos superiores A1, A2 e B1; na subárea Ginecologia e Obstetrícia, 42,4% estavam nesses limites e estratos. Conclusões: Apesar de aquém do desejado para os padrões internacionais, as publicações das subáreas Anestesiologia e Ginecologia e Obstetrícia mostram tendência para melhorar a qualidade. Nessas subáreas, a mediana do fator de impacto dos periódicos está além dos limites definidos pela área na última avaliação. Impõe-se, portanto, novos indicadores para a avaliação desse quesito.Resumo em Inglês:
Objective: To know the current publication of Anesthesiology and Obstetrics and Gynecology subareas, to support the updating of Qualis Journals criteria in these specific subareas. Method: Cross-sectional, descriptive study in which was evaluated in quantitatively and qualitatively way the bibliographic production of Anesthesiology and Obstetrics and Gynecology subareas, from January 2010 to December 2012. Were investigated the values of the impact factor; calculated (i) the number (n) and the percentage of journals in each stratum Qualis A1, A2, B1, B2, B3, B4 and B5, and (ii) the median values and their extreme limits (minimum values and maximum) and quartiles (p25; p50; p75; p90) of the impact factors in the different strata. Results: The bibliographic production of the three-year period 2010-2012 was published in 69 journals in Anesthesiology subarea and in 345 in Gynecology and Obstetrics. In Anesthesiology, 44% were within the limits of impact factor of superior A1, A2 and B1; in Obstetrics and Gynecology, 42.4% were in those limits and strata. Conclusions: Despite lagging behind by international standards, publications of Anesthesiology and Obstetrics and Gynecology showed tendency to improve the quality. In these sub-areas, the median of journals impact factor is beyond the limits defined by the area in the last assessment. Therefore, it must be reconsidered new indicators to assess this aspect.Resumo em Português:
Objetivo: Procurar destacar os principais periódicos utilizados na urologia e na cirurgia plástica. Métodos: Foi consultada a base de dados WebQualis. Selecionou-se a opção "consultar", depois a opção "classificação" e por fim por "título do periódico". Cruzaram-se também os seguintes descritores: urology, urologic, urological, prostate, prostatic, plastic, reconstructive, aesthetic. Os periódicos classificados na área da Medicina III da Capes foram selecionados, e seus respectivos estratos registrados. Para confirmação do fator de impacto de 2014, consultou-se a base de dados http://www.impactfactorsearch.com/, onde a digitação do nome do periódico revela automaticamente seu impacto. Resultados: Foram encontrados 23 periódicos urológicos e 12 na cirurgia plástica. O fator de impacto médio dos urológicos foi de 2.256 e o da cirurgia plástica de 1.060. Entre os periódicos urológicos, sete (30,4%) encontravam-se no estrato A do Qualis e entre os da cirurgia plástica apenas um (8,3%) encontrava-se neste estrato. Conclusão: Existem diferenças quantitativas e qualitativas entre os periódicos urológicos e os da cirurgia plástica. Estes dados podem auxiliar na elaboração de métodos de avaliação adequados para cada especialidade, considerando-se as diferentes características dos periódicos apresentados.Resumo em Inglês:
Objective: Find out the main journals used in Urology and Plastic Surgery. Methods: Was consulted the WebQualis database and selected the "consult" after the "rating" and finally by "journal title." Also was crossed the following keywords: urology, urologic, urological, prostate, prostatic, plastic, reconstructive, aesthetic. The journals classified in the field of Capes Medicine III were selected, and registered their respective strata. To confirm the 2014 impact factor, was consulted the http://www.impactfactorsearch.com/ database; simply typing the journal title its impact factor appears automatically. Results: Was found 23 journals in Urology and 12 in Plastic Surgery. The average impact factor of urological journals was 2,256 and in Plastic Surgery 1,060. Among the urological journals, seven (30.4%) were in the A WebQualis rating and among Plastic Surgery only one (8.3%) was found in this stratum. Conclusion: There are quantitative and qualitative differences between journals in Urology and Plastic Surgery. These data can help to develop appropriate assessment methods for each specialty, considering the different features of the presented papers.Resumo em Português:
Objetivo: Atualização do conhecimento dos meios e métodos de acessar e visualizar os periódicos do Qualis da Medicina III da CAPES e a mensuração do Fator de Impacto. Método: Buscou-se verificar a forma utilizada pelo Qualis para classificar os periódicos referidos pelos programas de pós-graduação da Medicina III em seus períodos de avaliação e os fatores de impacto obtidos pelas revistas em base indexadora. Resultados: A classificação é anual e são enquadrados em estratos que variam de A1, o mais elevado, a A2; B1; B2; B3; B4; B5; C. Este último tem peso zero. Esses estratos levam como referência o Fator de Impacto dos periódicos referidos pelos programas. Um mesmo periódico pode ter classificação em Qualis diferentes em outras áreas, e isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, àquela determinada revista científica. O Fator de Impacto é mensurado navegando-se no site do Journal of Citation Report da Web of Knowledge. Conclusão: A utilização dos critérios estabelecidos pelo WebQualis para estratificação dos periódicos é norteadora da qualidade do que se produz nos programas e, com base nela, pode-se fazer comparações de desempenho científico. Já a consulta ao JCR é complementarmente adequada de ser feita porque define com exatidão qual é o fator de impacto da revista, em função de que o Qualis estratifica faixas numéricas e não especificidade individual do periódico.Resumo em Inglês:
Objective: To update knowledge and methods to access and view the journals included in Qualis of CAPES Medicine III, and how to measure the impact factor. Method: Document review on the attempt to verify the way Qualis uses for ranking journals cited by the post-graduate programs of Medicine III in their evaluation periods, and the impact factors obtained by journals indexing base. Results: The classification is annual and are ranking in strata ranging from A1, the highest, and A2; B1; B2; B3; B4; B5; C. The latter has zero evaluation weight. These strata take as reference the impact factor of the journals listed by the programs. The same journal can be classified into different Qualis in other areas, and this is no inconsistency, but expressed the assigned value, in each area, at that particular journal. The Impact Factor is measured using the Journal of Citation Report in Web of Knowledge website. Conclusion: Using the criteria established by WebQualis for stratification of journals there is a quality guidance of what is produced by the program and, based on it, can be made scientific comparison of program performance. Consulting the JCR is recommended because it defines exactly what is the journal's impact factor; Qualis stratifies numerical intervals and not individual journal specificity.Resumo em Português:
Objetivo: Recomendar métrica para qualificar a produção de software propondo diretrizes para a avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Medicina III. Método: Identificação das características de qualidade para o processo de desenvolvimento, para os atributos do produto e para o uso de software, determinadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), International Organization Standardization (ISO) e International Electrotechnical (IEC), importantes na perspectiva dos usuários correlatos da Área Medicina III da CAPES, embasando a criação de proposta para métrica do tema, com vistas à avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação. Resultados: A percepção de qualidade em uso do software pelo usuário resulta da efetividade, produtividade, segurança e satisfação proporcionada, que têm origem nas suas características de funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade (métricas de qualidade em uso). Tal percepção depende do cenário de uso específico. Conclusão: A métrica de software deve ser incluída na produção intelectual do Documento de Área do programa, ponderando os resultados nas medidas de comportamento do sistema em avaliação de desempenho por usuários, considerando a somatória da pontuação favorável para as seis métricas de qualidade em uso (27 sub-itens, de 0 a 2 pontos cada) e a comprovação da percepção de qualidade (quatro itens, de 0 a 10 pontos cada). Será considerado muito bom (MB) de 85 a 94 pontos; bom (B) de 75 a 84 pontos; Regular (R) de 65 a 74 pontos; fraco (F) de 55 a 64 pontos; deficiente (D) < 55.Resumo em Inglês:
Objective: To recommend metrics to qualify software production and to propose guidelines for the CAPES quadrennial evaluation of the Post-Graduation Programs of Medicine III about this issue. Method: Identification of the development process quality features, of the product attributes and of the software use, determined by Brazilian Association of Technical Standards (ABNT), International Organization Standardization (ISO) and International Electrotechnical (IEC), important in the perspective of the CAPES Medicine III Area correlate users, basing the creation proposal of metrics aiming to be used on four-year evaluation of Medicine III. Results: The in use software quality perception by the user results from the provided effectiveness, productivity, security and satisfaction that originate from its characteristics of functionality, reliability, usability, efficiency, maintainability and portability (in use metrics quality). This perception depends on the specific use scenario. Conclusion: The software metrics should be included in the intellectual production of the program, considering the system behavior measurements results obtained by users' performance evaluation through out the favorable responses punctuation sum for the six in use metrics quality (27 sub-items, 0 to 2 points each) and for quality perception proof (four items, 0 to 10 points each). It will be considered as very good (VG) 85 to 94 points; good (G) 75 to 84 points; regular (R) 65 to 74 points; weak (W) 55 to 64 points; poor (P) <55 points.Resumo em Português:
Objetivo: Descrever as principais medidas adotadas com o intuito de elevar o conceito do programa da Urologia da FMUSP, e desta forma poder ajudar outros programas com deficiências semelhantes a sanar estes problemas. Métodos: Foram destacadas as medidas adotadas entre os anos de 2005 e 2013 que contribuíram para a elevação do conceito do Programa de Pós-Graduação em Urologia da FMUSP. Resultados: Criou-se um novo programa de disciplinas voltado para a formação de pesquisadores e professores ao invés de especialistas clínicos. Foram criadas linhas de pesquisa específicas para cada orientador permanente, e as dissertações e teses passaram a ser vinculadas a estas linhas. Todo o corpo discente e docente que não se mostrava interessado ou que possuía desempenho abaixo da média foi desligado do programa. Estimulou-se a instituição de cultura de captação de recursos. Destaca-se ainda a criação do prontuário online, onde os dados clínicos de todos os pacientes atendidos na Divisão de Urologia ficam armazenados. Conclusão: Seleção rigorosa do corpo docente e discente motivado, capaz de criar infra-estrutura adequada e de conseguir recursos financeiros é de fundamental importância para a consolidação de um programa de pós-graduação.Resumo em Inglês:
Objective: To describe the main measures adopted in order to raise the concept of USP Urology program, and thus be able to help other programs with similar shortcomings to remedy these problems. Method: We highlighted the measures taken between the years 2005 and 2013 which contributed to the CAPES elevation of the Postgraduate Program of the USP Urology concept. Results: It was created new disciplines focused on researchers and teachers training rather than clinical aspects. Specific research areas have been created for each permanent teacher, and the theses and dissertations became linked research lines. The entire student body and faculty not interested or who had performance below the average was off the program. Was encouraged fundraising culture into program. It was also highlighted the creation of online medical record, where the clinical data of all patients treated at the Urology Division were stored. Conclusion: Rigorous selection of motivated faculty and students, able to create adequate infrastructure and achieving financial resources, is of fundamental importance for the consolidation of a postgraduate program.Resumo em Português:
Objetivo: Mostrar o caminho para alcançar e se manter na nota 6 no processo de avaliação da Medicina III da Capes. Métodos: Foram revisadas as determinações da Capes concernentes ao tema, conceitos 6 e 7, e também as dificuldades e facilidades próprias da execução de um programa que ascendeu à nota 6 após reestruturação e adequação às normas vigentes. Resultados: Os pontos principais para alcançar e manter conceito 6 foram: : 1) produção regular de teses de mestrado e doutorado com distribuição adequada entre todos os orientadores; 2) tempo médio de titulação adequado, assim como rígida seleção do alunado que zera as desistências e cancelamentos; 3) produção de artigos científicos alta em revistas de impacto e com participação docente e discente na sua grande maioria; 4) aumento progressivo e substancial da captação de recursos e busca de patentes; 5) aumento progressivo dos intercâmbios internacionais com produção conjunta; 6) visibilidade através de novo site bilíngue e atualizado semanalmente; 7) inúmeras atividades de solidariedade em pesquisa, mas também em Serviços de Saúde para a população e mesmo no ensino básico; 8) rigorosa seleção dos alunos (através de análise de projeto, currículo e programa de estágio docente); 9) manutenção de índices elevados de produção dos docentes; 10) preparação de novos docentes para orientação através de participação como co-orientação e envolvimento no programa para se adequar às necessidades. Conclusão: O Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional passou por momentos difíceis e que através de uma série de medidas, ajustes e a colaboração e compreensão do seu corpo docente pode sair da nota 3 e quase fechamento, para um nível de excelência mantendo nota 6 em três triênios seguidos.Resumo em Inglês:
Objective: To show the way to reach and stay in note 6 in the evaluation process of Medicine III of CAPES. Methods: Capes determinations were reviewed concerning this topic, grades 6 and 7, and also the difficulties and facilities of running a program that amounted to Note 6 after restructuring and being in compliance with regulations. Results: The main points to achieve and maintain Note 6 were: 1) regular production of master's and doctoral theses with appropriate distribution among all teachers; 2) average time of appropriate titration, as well as strict selection of students who resets the withdrawals and cancellations; 3) production of scientific articles in high impact journals and with academic and student participation in most part; 4) progressive and substantial increase in fundraising and patent search; 5) progressive increase in international exchanges with joint production; 6) visibility through new bilingual website and updated weekly; 7) numerous solidarity activities in research, but also in health services for the population and even in basic education; 8) rigorous selection of students (through design analysis, curriculum and teacher training program); 9) maintenance of high levels teachers production; 10) preparing new teachers for guidance through participation as co-supervision and involvement in the program to fit the needs. Conclusion: The Postgraduate Program in Translational Surgery went through difficult times; was submitted to a series of measures, adjustments, cooperation and understanding of the teaching staff, that took the program from note 3 - and almost closing - to a level of excellence keeping note 6 for three consecutive three-year periods of evaluation.Resumo em Português:
Introdução: A internacionalização é o processo no qual se integra dimensão universal, intercultural ou global em um programa, no caso, de pós-graduação. Ela pode ser compreendida como o processo de participação crescente em operações internacionais. Método: Apresentar concepção logística e motivacional de como executar um processo de relações científicas internacionais. Resultados: É necessário o desenvolvimento de vários e diferentes aspectos para ser alcançada a internacionalização: conhecer os grandes eixos da internacionalização; ter visão internacional; promover estratégia para a internacionalização; saber das características de um centro institucional de internacionalização; e conhecer as vantagens institucionais da internacionalização. Conclusão: A internacionalização é imprescindível para arejar a pós-graduação brasileira e não a descaracteriza, menospreza ou enfraquece. Ao contrário, contribui para aumentar sua vitalidade e capacidade de inovação. Na atualidade não dá para imaginar a ciência sem internacionalização.Resumo em Inglês:
Introduction: Internationalization is the process which integrates universal, intercultural or global dimension in a program, in this case, postgraduate. It can be understood as the process of increasing participation in international operations. Method: To offer design and motivational logistics on how to run a process of international scientific relationship. Results: It is necessary to develop several different aspects to be reached internationalization: to know the fundamentals of internationalization; to have international vision; to promote strategy for internationalization; to know the characteristics of an institutional center of internationalization; and to understand the institutional advantages of internationalization. Conclusion: Internationalization is essential to aerate the Brazilian postgraduate and not mischaracterize or weakens the process. On the contrary, it contributes to increase its vitality and capacity for innovation. Today is not possible to imagine science without internationalization.Resumo em Português:
O docente tem importância fundamental no programa de pós-graduação, pois é quem planeja e executa grande parte das tarefas, sendo também o responsável por difundir conhecimentos aos alunos. O professor deve utilizar recursos didáticos que o qualifiquem continuamente, criando condições favoráveis para que o aluno se desenvolva e aprenda da melhor maneira e com mais facilidade. A homogeneidade no grupo de pós-graduação consiste da presença de subgrupos de pesquisa correspondentes às Áreas de Concentração, onde cada subgrupo trabalhe com algumas linhas de pesquisas diversificadas. É desejável que o corpo docente tenha significativa produção científica, de qualidade e distribuída homogeneamente entre os docentes. Estes devem sistematicamente buscar recursos em agências de fomento para pesquisa, tanto para o custeio dos estudos, quanto para a valorização dos pesquisadores envolvidos em todas as atividades. Os programas de pós-graduação precisam investir na formação de seus docentes, os quais devem aprimorar seus conhecimentos em epidemiologia de estudos clínicos, ética em pesquisa e em didática. Duas das características do sistema de pós-graduação no Brasil são a nucleação e a solidariedade, embasadas na capacidade e/ou interesse dos mais estruturados se solidarizarem com os programas iniciantes, cooperando com as suas atividades. A Capes valoriza a inserção social no contexto das atividades dos programas de pós-graduação, prevendo nos critérios de avaliação o reconhecimento de atividades com impacto tecnológico, cultural, educacional e social. Existe um modelo ideal de pós-graduação? Partimos do pressuposto de que não há uma fórmula matemática ou modelo ideal de pós-graduação e sim que cada instituição deve se adequar e buscar aperfeiçoar seu corpo docente e discente.Resumo em Inglês:
The professor plays a fundamental role in a graduate program, considering he/she is who plans and performs a great part of the tasks, and he/she is also responsible for spreading knowledge among students. The professor should use didactical resources for his/her continuous qualification, being responsible for situations favoring the development of students who should learn according to the best and easier way. The homogeneity in the postgraduate program consists of having subgroups of research corresponding to the Areas of Concentration, where each subgroup works with some distinct topics of research. It is desirable that the staff of postgraduate program has a significant and high quality scientific production, homogeneously distributed among them. The professors must systematically search for resources for research in agencies supporting research, not only for sponsoring the studies, but also for adding value to the researchers involved in the whole activities. The postgraduate programs need to support the professional qualification of their staff who should improve their knowledge on epidemiology for clinical studies, ethics in research and teaching skills. Two characteristics of the postgraduate system in Brazil are the nucleation and solidarity, based on the capacity and/or interest of those more structured programs to help those beginners, cooperating with their activities. The Capes (the national governmental agency responsible for coordinating and evaluating all postgraduate programs in Brazil) valorizes the social insertion in the context of postgraduate programs´ activities. It includes the recognition of activities with technological, cultural, educational and social impact as criteria for evaluation of the programs. Does exist an ideal model of postgraduate program? We think that there is no a mathematical formulae nor an ideal model for a postgraduate program. Each institution should make adaptations and search for improvements of their faculty and students´ teams.Resumo em Português:
Poucos são os autores que se debruçam no estudo dos critérios de elaboração de manuais, sendo muitas vezes criticados pelo rigor metodológico das informações. Contudo, eles são interessantes no entender o que é errado, compreender prognóstico, na autoassistência, na prevenção de complicações, para identificar melhores serviços e informações, motivando a busca pela excelência no atendimento assistencial. Em sua elaboração devem ser valorizados os requisitos básicos de um manual, que são: 1) conter redação simples, concisa, eficiente e clara, contendo índice ou sumário; 2) utilizar as normas institucionais vigentes; 3) serem flexíveis; e 4) ter processo contínuo de revisão, atualização e distribuição. No processo de avaliação da Medicina III poderá ter os seguintes estratos: M4 – 100 pontos: registro no ISBN e divulgação em outros idiomas; M3 – 75 pontos: registro no ISBN apenas em nível nacional; M2 – 50 pontos: registrado em bibliotecas regionais; M1 – 25 pontos: manual de uso intrainstitucional por grupos interdepartamentais; M0 – 0 ponto: manual de uso intradepartamental ou de ensino. Em conclusão, sabe-se que o uso de manuais está destinado a quem não sabe do assunto; no entanto, trata-se de ferramenta importante que pode minimizar erros, consolidar condutas, otimizar recursos, permitindo avaliação criteriosa e aprofundada do tema em pauta.Resumo em Inglês:
There are few authors focused on the study of preparing manuals criteria, often criticized for methodological rigor of the information. However, it is interesting to understand what is going wrong; to understand prognosis in self-handling; in prevention of complications; in identifying better services and information; in encouraging the pursuit of excellence in the healthcare. In its preparation should be valued the basic requirements of a manual, which are: 1) wrote in simple words, being concise, efficient, clear with index or table of contents; 2) using the existing institutional rules; 3) being flexible; and 4) having ongoing process of review, update and distribution. In the process of evaluation of Medicine III manuals may have the following stratification: M4 - 100 points: when there is ISBN registration and disclosure in other languages; M3 - 75 points: registration with the ISBN only in our country; M2 - 50 points: registered in regional libraries; M1 - 25 points: manual use for inter-departmental or intra-institutional groups; M0 - 0 point: use of manual in intra-departmental teaching. In conclusion, it is known that the use of manuals is focused to the ones who do not know the subject; however, it is also an important tool that can minimize errors, avoid professional misconduct, optimize resources, and at the end allowing assessment of the subject at hand.Resumo em Português:
As colaborações científicas em rede podem ocorrer entre países, instituições acadêmicas e entre pares de pesquisadores e, uma vez estabelecidas, contribuem para a disseminação do conhecimento e estruturação da pesquisa em saúde. Diversas vantagens são atribuídas ao trabalho em rede como: a inclusão de maior número de participantes nos estudos; gerar evidências mais fortes e com maior representatividade da população (generalização secundária e validade externa); maior facilidade das publicações oriundas dos estudos serem aceitas em periódicos de impacto e abrangência; maior probabilidade de obtenção de verbas para financiamento; maior facilidade na coleta de dados sobre condições raras; inclusão de participantes de diferentes grupos étnicos e culturas, entre outras. No Brasil a Rede Brasileira de Estudos em Saúde Reprodutiva e Perinatal foi criada em 2008 com o objetivo inicial de desenvolver rede nacional de cooperação científica para vigilância da morbidade materna grave. Desde sua formação, cinco estudos foram desenvolvidos, alguns já encerrados e outros em fase de finalização, com outros dois em fase final de implantação. Os resultados das atividades desta Rede têm sido bastante produtivos e impactaram positivamente não apenas no Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Universidade Estadual de Campinas, seu centro coordenador, mas também o de outros centros participantes, uma vez que expressivo número de artigos científicos foi publicado, mestrados e doutorados foram defendidos e pós-doutorados finalizados, de alunos de diversas áreas da saúde, de diferentes regiões e de várias instituições de todo o país, com alto impacto social dada a relevância dos temas estudados para o país.Resumo em Inglês:
The scientific collaboration in networks may be developed among countries, academic institutions and among peer researchers. Once established, they contribute for knowledge dissemination and a strong structure for research in health. Several advantages are attributed to working in networks: the inclusion of a higher number of subjects in the studies; generation of stronger evidence with a higher representativeness of the population (secondary generalization and external validity); higher likelihood of articles derived from these studies to be accepted in high impact journals with a wide coverage; a higher likelihood of obtaining budgets for sponsorship; easier data collection on rare conditions; inclusions of subjects from different ethnic groups and cultures, among others. In Brazil, the Brazilian Network for Studies on Reproductive and Perinatal Health was created in 2008 with the initial purpose of developing a national network of scientific cooperation for the surveillance of severe maternal morbidity. Since the establishment of this Network, five studies were developed, some of them already finished and others almost being completed, and two new ones being implemented. Results of the activities in this Network have been very productive and with a positive impact on not only the Postgraduate Program of Obstetrics and Gynecology from the University of Campinas, its coordinating center, but also on other participating centers. A considerable number of scientific articles was published, master´s dissertations and PhD theses were presented, and post-doctorate programs were performed, including students from several areas of health, from distinct regions and from several institutions of the whole country. This represents a high social impact taking into account the relevance of the studied topics for the country.