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Modelo de correlações entre consoantes: implicações para a prática clínica

RESUMO

Objetivo:

construir um modelo de complexidade entre consoantes conforme a estrutura silábica de cada uma, evidenciando possíveis correlações estatísticas entre elas, baseando-se na estrutura do Modelo Implicacional de Complexidade de Traços (MICT) e utilizando dados de aquisição fonológica típica.

Métodos:

analisaram-se os sistemas fonológicos de 186 crianças estudantes de escolas municipais de educação infantil com idades entre um ano e seis meses e cinco anos, 11 meses e 29 dias, e desenvolvimento típico de linguagem. Com base nos fonemas adquiridos em cada faixa etária determinaram-se os níveis de complexidade. Após, buscaram-se as correlações entre os fonemas, utilizando como critérios a significância estatística e a força das correlações para criar o modelo.

Resultados:

o modelo de correlações entre consoantes foi construído com nove níveis de complexidade. O modelo mostra que o fonema menos complexo é o /t/ e o mais complexo é o /l/ na posição de onset complexo. Há várias correlações moderadas e fortes entre os fonemas, exceto para /(/. O fonema com maior número de correlações foi o /l/ na posição de onset simples.

Conclusão:

o modelo criado evidenciou muitas semelhanças com o MICT. Ele descreve detalhes da aquisição fonológica típica e pode ser um guia para a escolha dos sons alvo na terapia fonológica.

Descritores:
Lactente; Pré-Escolar; Desenvolvimento da Linguagem

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