Acessibilidade / Reportar erro

Biofeedback eletromiográfico e feedback visual na terapia miofuncional: perfil de uso pelos fonoaudiólogos

RESUMO

Objetivo:

identificar o perfil de uso do espelho e do Biofeedback Eletromiográfico como suporte à terapia miofuncional por Fonoaudiólogos atuantes na área de Motricidade Orofacial no Brasil.

Métodos:

estudo quantitativo e transversal, por meio da aplicação de questionário online (plataforma SurveyMonkey). O questionário foi estruturado com perguntas sobre o uso do espelho e/ou do Biofeedback Eletromiográfico. Foi realizada análise descritiva e aplicação dos Testes U de Mann-Whitney e Qui-quadrado (p<0,05).

Resultados:

a maioria dos profissionais, 23 (82,14%), utiliza o espelho, enquanto apenas cinco (17,85%) utilizam o biofeedback eletromiográfico. O Biofeedback Eletromiográfico é eventualmente utilizado em todas as faixas etárias, assim como para as funções de mastigação, deglutição e mímica facial. As patologias referidas com uso regular e eventual foram a disfagia e a paralisia facial. Houve associação significante na percepção dos pacientes em relação ao uso de algum dos instrumentos, porém no grupo do Biofeedback Eletromiográfico houve consenso entre os pacientes e, no grupo espelho, aproximadamente metade 12 (52,17%) achou indiferente.

Conclusão:

o perfil encontrado foi de profissionais adultos jovens, com uso de instrumentação nacional. Os achados reforçam a necessidade de pesquisas voltadas aos procedimentos terapêuticos complementares na área de Motricidade Orofacial, sobretudo Biofeedback Eletromiográfico.

Descritores:
Eletromiografia; Neurônios-Espelho; Fonoterapia; Retroalimentação Sensorial; Fonoaudiologia

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br