Arutiunian et al., 20221414. Arutiunian V, Lopukhina A, Minnigulova A, Shlyakhova A, Davydova E, Pereverzeva D et al. Language abilities of Russian primary-school-aged children with Autism Spectrum Disorder: Evidence from comprehensive assessment. J Autism Dev Disord. 2022;52(2):584-99. https://doi.org/10.1007/s10803-021-04967-0 PMID: 33733294. https://doi.org/10.1007/s10803-021-04967...
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Rússia |
Analítico Transversal |
TEA: 82 crianças (17 meninas) DT: 25 crianças (11 meninas) |
Russian Child Language Assessment Battery Phoneme detection test from the Russian Test of Phonological Processing Custom-made Word repetition test |
Pragmático Morfossintático Semântico Fonológico |
Crianças com TEA apresentaram alta variabilidade de habilidades de linguagem (de normal a deficiente). Crianças com TEA tiveram mais dificuldade na compreensão do discurso, bem como em responder perguntas implícitas. Crianças com TEA tiveram pontuações mais baixas no processamento de sentenças do que crianças com DT. Eles repetiram frases curtas e frases com palavras de alta frequência melhor do que frases longas e frases compostas por palavras de baixa frequência. Crianças com TEA tiveram pior desempenho em nomeação de objetos, nomeação de ações, compreensão de substantivos e compreensão de verbos em comparação com crianças com DT. Crianças com TEA tiveram mais dificuldade em repetições de pseudopalavras, detecção de fonemas e discriminação fonológica em comparação com crianças com DT. |
7 a 11 anos |
Broome et al., 20212828. Broome K, McCabe P, Kimberley A, Doble M, Carrigg B. Speech abilities in a heterogeneous group of children with Autism. J Speech Lang Hear Res. 2021;64(12):4599-613. https://doi.org/10.1044/2021_JSLHR-20-00651 PMID: 34731586. https://doi.org/10.1044/2021_JSLHR-20-00...
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Austrália |
Descritivo Longitudinal |
TEA: 23 crianças (2 meninas) |
Preschool Language Scale-Fourth Edition (PLS-4) Communication and Symbolic Behavior Scales (CSBS) Polysyllable Preschool Test (POP) First Words First Sentences Test (FWFST) Spontaneous speech samples |
Pragmático Semântico Fonológico |
Crianças com TEA apresentaram alta variabilidade nas habilidades de linguagem. No entanto, de maneira geral, houve uma tendência de maior vocabulário receptivo do que expressivo e maior produção de consoantes iniciais em relação às médias ou finais. Para melhor descrever as características de linguagem das crianças, foram divididos três subgrupos (A, B e C), de acordo com sua funcionalidade: A. Habilidades de fala e linguagem relativamente altas: as crianças tinham alto vocabulário receptivo e expressivo, alta comunicação não-verbal e alta fala; apresentaram pequenos erros de articulação. B. Maiores habilidades de comunicação receptiva e não verbal em relação à fala e linguagem expressiva: as crianças apresentaram alto vocabulário receptivo, alta comunicação não verbal, baixo vocabulário expressivo e baixa fala; tinham poucas palavras, baixa precisão fonêmica. C. Baixa capacidade de linguagem e fala: as crianças apresentaram baixos níveis de linguagem, comunicação não-verbal e fala; produziram menos de 10 palavras reconhecíveis. |
2 a 6 anos |
Ferrara et al., 20201515. Ferrara M, Camia M, Cecere V, Villata V, Vivenzio N, Scorza M et al. Language and pragmatics across neurodevelopmental disorders: An investigation using the Italian version of CCC-2. Journal Autism Dev Disord. 2020;50(4):1295-309. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04358-6 PMID: 31901121. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04358...
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Itália |
Analítico Transversal |
TEA: 19 crianças DT: 70 crianças (34 meninas) |
Children’s Communication Checklist 2 (CCC-2) |
Pragmático |
Crianças com TEA mostraram alto nível de linguagem estereotipada, dificuldade na iniciação e no uso de contextos. |
8 a 10 anos |
Mazzagio, Shield, 20201616. Mazzaggio G, Shield A. The production of pronouns and verb inflections by Italian children with ASD: A new dataset in a null subject language. J Autism Dev Disord. 2020;50(4):1425-33. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04349-7 PMID: 31894460. https://doi.org/10.1007/s10803-019-04349...
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Itália |
Analítico Transversal |
TEA: 23 crianças (2 meninas) DT: 35 crianças (18 meninas) |
Children’s Communication Checklist 2 (CCC-2) |
Morfossintático Pragmático |
Crianças com TEA foram menos propensas a produzir pronomes no contexto de identificação de imagem, mas mais prováveis a produzir pronomes abertos em vez de nulos, em associação com verbos que são marcados para sujeitos de primeira e segunda pessoa. Crianças com TEA foram capazes de adquirir e usar formas pronominais, mas lutam para entender quando e onde usá-las de maneiras convencionais, apontando para desafios subjacentes com a pragmática. |
TEA: 3,7 a 10,3 anos. DT: 4,8 a 6,4 anos |
Baixauli-Fortea et al., 20191717. Baixauli-Forteaa I, Casasb AM, Berenguer-Fornerb C, Colomer-Diagoc C, Roselló-Miranda B. Pragmatic competence of children with autism spectrum disorder. Impact of theory of mind, verbal working memory, ADHD symptoms, and structural language. Appl Neuropsychol Child. 2019;8(2):101-12. https://doi.org/10.1080/21622965.2017.1392861 PMID: 29161137. https://doi.org/10.1080/21622965.2017.13...
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Espanha |
Analítico Transversal |
TEA: 52 crianças DT: 37 crianças (18 meninas) |
Children’s Communication Checklist 2 (CCC-2) |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram linguagem estereotipada, dificuldade na iniciação, no uso de contexto e na linguagem não verbal e incluíram detalhes irrelevantes na narrativa. |
7 a 11 anos |
Friedman, Sterling, 201933. Silva EAM. Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a linguagem: a importância de desenvolver a comunicação. Revista Psicologia & Saberes. 2020;9(18):174-88. |
EUA |
Revisão de literatura narrativa |
74 estudos |
Não se aplica |
Pragmático, Morfossintático, Semântico |
Crianças com TEA apresentaram: - Dificuldades com a manutenção do tópico, saudações e despedidas, mudança de direção apropriada e uso de estratégias de reparo de conversação. - Dificuldades com estruturação de frases, pretérito regular e irregular, presente e verbos regulares de terceira pessoa do singular. - Déficit na produção e compreensão de pronomes pessoais, termos do estado mental e preposições. |
Kim et al., 20181818. Kim N, Choi U, Ha S, Lee SH, Song DH, Cheon K. Aberrant neural activation underlying idiom comprehension in Korean children with high functioning Autism Spectrum Disorder. Yonsei Med J. 2018;59(7):897-903. https://doi.org/10.3349/ymj.2018.59.7.897 PMID: 30091324. https://doi.org/10.3349/ymj.2018.59.7.89...
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Coreia do Sul |
Analítico Transversal |
TEA: 15 crianças (1 menina) DT: 18 crianças (8 meninas) |
Korean Autism Social Language Task (KASLAT) |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram dificuldades em interpretar frases de acordo com o contexto, principalmente no que se refere às expressões idiomáticas. |
média de idade ± DP TEA: 9,66 ± 2,19 DT: 10,47 ± 2,78 |
Brynskov et al., 20171919. Brynskov C, Eigsti I-M, Jørgensen M, Lemcke S, Bohn O-S, Krøjgaard P. Syntax and morphology in Danish-speaking children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord. 2017;47(2):373-83. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2962-7 PMID: 27844246. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2962-...
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Dinamarca |
Analítico Transversal |
TEA: 21 crianças (5 meninas) DT: 21 crianças (6 meninas) |
Clinical Evaluation of Language Fundamentals, Preschool, Second Edition (CELF Preschool - 2),
Teste Dansk Impressiv Morfologisk (DIM) |
Morfossintático |
Crianças com TEA apresentaram repetição de frases dentro do período de memória de curto prazo sem compreensão total ou conhecimento gramatical, como também flexão verbal e uso de pronomes deficientes. Houve grande variabilidade nos resultados. |
TEA: 5 a 6 anos DT: 4 a 6 anos |
Lane et al., 20162727. Lane JD, Shepley S, Lieberman-Betz R. Promoting expressive language in young children with or at-risk for Autism Spectrum Disorder in a preschool classroom. J Autism Dev Disord. 2016;46(10):3216-31. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2856-8 Erratum in: J Autism Dev Disord. 2017 Feb;47(2):523. PMID: 27422402. https://doi.org/10.1007/s10803-016-2856-...
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EUA |
Descritivo Transversal |
TEA: 4 crianças |
Observação comportamental -Atividade livre |
Pragmático |
Crianças com TEA foram menos propensas a usar verbalizações significativas para comunicar desejos e interesses. |
4 a 5 anos |
Lee et al., 20152020. Lee SB, Song SH, Ham JH, Song DH, Cheon K. Idiom comprehension deficits in high-functioning Autism Spectrum Disorder using a Korean Autism Social Language Task. Yonsei Med J. 2015;56(6):1613-8. https://doi.org/10.3349/ymj.2015.56.6.1613 PMID: 26446644. https://doi.org/10.3349/ymj.2015.56.6.16...
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Coreia do Sul |
Analítico Transversal |
TEA: 16 crianças (4 meninas) TDAH: 16 crianças (2 meninas) DT: 10 crianças |
Korean Autism Social Language Task (KASLAT) |
Pragmático |
Crianças com TEA enfrentaram maior dificuldade do que crianças com DT em compreender expressões idiomáticas. Elas deixaram de considerar o contexto social e tenderam a interpretar as expressões literalmente. |
média de idade ± DP TEA: 9,31 ± 1,70 TDAH: 8,00 ± 1,59 |
Suh et al., 20142121. Suh J, Eigsti I, Naigles L, Barton M, Kelley E, Fein D. Narrative performance of optimal outcome children and adolescents with a history of an Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal Autism Dev Disord. 2014;44(7):1681-94. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2042-9 PMID: 24500659. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2042-...
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EUA |
Analítico Transversal |
TEA (tratamento prévio e sem sintomatologia atual): 15 crianças. TEA de alto funcionamento: 15 crianças DT: 15 crianças |
Language Data Exchange System (CHILDES) |
Morfossintático e pragmático |
Crianças com TEA sem sintomatologia aparente e TEA de alto funcionamento apresentaram disfluência de autocorreção e linguagem idiossincrática. Todos os três grupos tinham habilidades de linguagem morfológicas e sintáticas bem desenvolvidas. |
9 a 15 anos |
Paul et al., 20102222. Paul R, Orlovski SM, Marcinko HC, Volkmar F. Conversational behaviors in youth with high-functioning ASD and Asperger syndrome. Journal Autism Dev Disord. 2009;39(1):115-25. https://doi.org/10.1007/s10803-008-0607-1 PMID: 18607708. https://doi.org/10.1007/s10803-008-0607-...
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EUA |
Analítico Transversal |
TEA: 9 crianças Asperger: 15 crianças Transtorno invasivo não especificado: 5 crianças DT: 26 crianças. |
Pragmatic Rating Scale (PRS) Coding |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram dificuldades no gerenciamento de tópicos e informações, relacionadas a dificuldades em habilidades pressuposicionais e obtenção de reciprocidade relacionada à atenção e sensibilidade às dicas verbais e não verbais do parceiro. Dificuldades na habilidade, tanto verbal quanto não verbal, de manter uma troca de conversação equilibrada. |
2 a 18 anos |
Amato, Fernandes, 20102323. Amato CAH, Fernandes FDM. O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não verbais. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2010;22(4):373-8. https://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400002 https://doi.org/10.1590/S0104-5687201000...
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Brasil |
Analítico Transversal |
TEA: 20 crianças (3 meninas) |
Teste de pragmática - ABFW |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram dificuldade em interagir com o outro. Tanto as crianças autistas não verbais como as verbais faziam grande uso do meio gestual para se comunicarem. No grupo das crianças autistas verbais, em comparação com as crianças autistas não verbais, houve maior utilização do meio verbal e menor utilização do meio vocal, como observado nas crianças com DT. |
2 a 10 anos |
Saad, Godfield, 20092626. Lewis FM, Murdoch BE, Woodyatt GC. Communicative competence and metalinguistic ability: Performance by children and adults with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord. 2007;37(8):1525-38. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0265-0 PMID: 17665298. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0265-...
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Brasil |
Revisão de literatura narrativa |
27 estudos |
Não se aplica |
Pragmático Semântico |
Crianças com TEA apresentaram maiores dificuldades em compreender expressões idiomáticas quando comparadas a crianças com desenvolvimento típico e com TDAH. Além disso, as crianças com TEA apresentaram tendência a não considerar o contexto social e interpretar as expressões literalmente. |
Suh et al., 20142121. Suh J, Eigsti I, Naigles L, Barton M, Kelley E, Fein D. Narrative performance of optimal outcome children and adolescents with a history of an Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal Autism Dev Disord. 2014;44(7):1681-94. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2042-9 PMID: 24500659. https://doi.org/10.1007/s10803-014-2042-...
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EUA |
Analítico Transversal |
TEA (tratamento prévio e sintomatologia atual não aparente): 15 crianças. TEA de alto funcionamento: 15 crianças DT: 15 crianças |
Language Data Exchange System (CHILDES) |
Morfossintático e pragmático |
Crianças com TEA sem sintomatologia aparente e TEA de alto funcionamento apresentaram disfluência de autocorreção e linguagem idiossincrática. Todos os três grupos tinham habilidades de linguagem morfológicas e sintáticas bem desenvolvidas. |
9 a 15 anos |
Paul et al., 20102222. Paul R, Orlovski SM, Marcinko HC, Volkmar F. Conversational behaviors in youth with high-functioning ASD and Asperger syndrome. Journal Autism Dev Disord. 2009;39(1):115-25. https://doi.org/10.1007/s10803-008-0607-1 PMID: 18607708. https://doi.org/10.1007/s10803-008-0607-...
|
EUA |
Analítico Transversal |
TEA: 9 crianças Asperger: 15 crianças Transtorno invasivo não especificado: 5 crianças DT: 26 crianças. |
Pragmatic Rating Scale (PRS) Coding |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram dificuldades no gerenciamento de tópicos e informações, relacionadas a dificuldades em habilidades pressuposicionais e obtenção de reciprocidade relacionada à atenção e sensibilidade às dicas verbais e não verbais do parceiro. Dificuldades na habilidade, tanto verbal quanto não verbal, de manter uma troca de conversação equilibrada. |
2 a 18 anos |
Amato, Fernandes, 20102323. Amato CAH, Fernandes FDM. O uso interativo da comunicação em crianças autistas verbais e não verbais. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2010;22(4):373-8. https://doi.org/10.1590/S0104-56872010000400002 https://doi.org/10.1590/S0104-5687201000...
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Brasil |
Analítico Transversal |
TEA: 20 crianças (3 meninas) |
Teste de pragmática - ABFW |
Pragmático |
Crianças com TEA apresentaram dificuldade em interagir com o outro. Tanto as crianças autistas não verbais como as verbais faziam grande uso do meio gestual para se comunicarem. No grupo das crianças autistas verbais, em comparação com as crianças autistas não verbais, houve maior utilização do meio verbal e menor utilização do meio vocal, como observado nas crianças com DT. |
2 a 10 anos |
Saad, Godfield, 20092626. Lewis FM, Murdoch BE, Woodyatt GC. Communicative competence and metalinguistic ability: Performance by children and adults with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord. 2007;37(8):1525-38. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0265-0 PMID: 17665298. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0265-...
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Brasil |
Revisão de literatura narrativa |
27 estudos |
Não se aplica |
Pragmático Semântico |
Crianças com TEA apresentaram maiores dificuldades em compreender expressões idiomáticas quando comparadas a crianças com desenvolvimento típico e com TDAH. Além disso, as crianças com TEA apresentaram tendência a não considerar o contexto social e interpretar as expressões literalmente. |
Lewis et al., 20072424. Saad AGF, Goldfeld M. A ecolalia no desenvolvimento da linguagem de pessoas autistas: uma revisão bibliográfica. Pró-Fono R. Atual. Cient. 2009;21(3):255-60. https://doi.org/10.1590/S0104-56872009000300013 https://doi.org/10.1590/S0104-5687200900...
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Austrália |
Analítico Transversal |
TEA: 20 crianças (4 meninas) DT: 28 crianças |
Test of Language Competence-Expanded Edition (TLC-E)
The Test of Nonverbal Intelligence-Second Edition (TONI-2) |
Pragmático |
Crianças com TEA eram menos habilidosas nas tarefas de resolver ambiguidade, compreender a linguagem inferencial e usar a flexibilidade linguística para produzir atos de fala restringidos por uma situação comunicativa. |
TEA: 9 a 17 anos |
Stone et al., 19972525. Stone WL, Ousley OY, Yoder PJ, Hogan KL, Hepburn SL. Nonverbal communication in two- and three-year-old children with Autism. J Autism Dev Disord. 1997;27(6):677-96. https://doi.org/10.1023/a:1025854816091 PMID: 9455728. https://doi.org/10.1023/a:1025854816091...
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EUA |
Analítico Transversal |
TEA: 14 crianças Atraso de linguagem: 14 crianças |
Prelinguistic Communication Assessment (PCA) |
Pragmático |
Crianças com TEA eram mais propensas a solicitar objetos ou ações e menos prováveis de direcionar a atenção do examinador para um objeto ou atividade de interesse (ou seja, comentário). Também demonstraram uma taxa mais baixa e proporcionalmente menos gestos associados a comentar (ou seja, apontar e mostrar objetos), uma taxa mais baixa e proporcionalmente menos atos envolvendo o olhar fixo. Realizaram a manipulação direta da mão do examinador, principalmente para solicitar. |