Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização dos pacientes com zumbido atendidos por serviço de Saúde Auditiva

RESUMO

Objetivo:

estabelecer o perfil dos indivíduos com zumbido, atendidos em um serviço de Saúde Auditiva e associar o sintoma com gênero, perfil audiológico e presença de vertigem.

Métodos:

estudo descritivo, retrospectivo. Foi realizada a análise de 6.000 prontuários de indivíduos atendidos em um serviço de saúde auditiva, os dados coletados do prontuário foram: dados sociodemográficos, características da deficiência auditiva, caraterísticas do zumbido e da vertigem, entrevista fonoaudiológica, avaliações otorrinolaringológicas, audiológicas, otoneurológicas, estilo de vida e dos fatores de risco. A análise descritiva, foi realizada por meio do teste de associação Qui-quadrado, sendo adotado o nível de significância estatística de 5% (p<0,05) para a análise inferencial.

Resultados:

houve associação estatisticamente significante entre presença de zumbido e gênero, audição normal e vertigem e foi constatada também associação significante entre zumbido e perda auditiva condutiva unilateral e bilateral, perda auditiva sensorioneural unilateral e bilateral.

Conclusão:

houve associação significante, na população avaliada, para presença de zumbido e gênero feminino, audição normal, perda auditiva condutiva unilateral e bilateral, perda auditiva sensorioneural unilateral e bilateral e presença de vertigem.

Descritores:
Zumbido; Vertigem; Audição; Perda Auditiva

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br