Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da pandemia da Covid-19 no acesso aos procedimentos ambulatoriais de fonoaudiologia do Sistema Único de Saúde

RESUMO

Objetivo:

analisar a variação percentual do indicador de acesso aos procedimentos fonoaudiológicos no Sistema Único de Saúde durante a pandemia.

Métodos:

trata-se de um estudo ecológico, realizado por meio das produções ambulatoriais disponibilizadas no Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde, de 2019 a 2021. As produções ambulatoriais foram agrupadas em Ações de Promoção e Prevenção em Saúde (01); Procedimentos com Finalidade Diagnóstica (02); Procedimentos Clínicos (03); e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (07), por ano e pelas regiões do Brasil. Os dados foram processados pelo TabNet, os indicadores de acesso foram calculados, tabulados e dispostos em um mapa temático.

Resultados:

houve redução nos indicadores de acesso aos procedimentos ambulatoriais de Fonoaudiologia entre 2019 e 2020. Em 2021, houve aumento, mas não superou as produções de 2019. A região com maior redução do indicador de oferta foi o Sudeste, e o grupo de procedimentos com maior redução foi o de ações de promoção e prevenção à saúde. A região Norte foi a única que apresentou um padrão de manutenção nos indicadores de acesso de 2021 em relação a 2019.

Conclusão:

houve redução no acesso aos procedimentos em quase todas as regiões do Brasil e grupos de procedimentos.

Descritores:
Acessibilidade aos Serviços de Saúde; Fonoterapia; Sistema Único de Saúde; Pandemias; COVID-19

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br