Acessibilidade / Reportar erro

Revisão bibliométrica: estratégias de triagem auditiva de idosos

RESUMO

Objetivo:

analisar o perfil das publicações a respeito dos métodos e instrumentos utilizados para realizar triagem auditiva em idosos.

Métodos:

esta pesquisa revisou a produção científica sobre métodos de triagem auditiva no idoso. A busca deu-se com artigos publicados entre 2016 e 2022. Os dados foram coletados nas bases de dados: PubMed, Scopus, LILACS, Web of Science e Google Scholar. Os artigos foram categorizados quanto ao ano, tipo de artigo, autores e instrumento de triagem. Além disto, os dados foram analisados com sugestões de aspectos potenciais a serem considerados para futuras pesquisas na área.

Revisão da Literatura:

foram encontrados 26 artigos com base nos critérios de elegibilidade. O pico de publicações referente ao estudo ocorreu no ano de 2016, seguido por 2020. Predominaram os estudos publicados no Estados Unidos (18%), o instrumento mais utilizado foi o HHIE-S, 90% das publicações estão na língua inglesa, e o tipo de estudo mais realizado é a pesquisa transversal, seguida dos Estudos de validação dos instrumentos.

Conclusão:

o estudo mostra a escassez de produção científica sobre triagem auditiva do idoso nas pesquisas nacionais e internacionais. Foram observadas variações da população e dos métodos de triagem, diferenças nas definições de perda auditiva entre os estudos elegíveis e diferenças nos sistemas de saúde e políticas públicas dos países em que esses estudos foram realizados. É necessária melhor implementação metodológica em futuras pesquisas na área.

Descritores:
Perda Auditiva; Presbiacusia; Triagem; Idoso

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br