RESUMO
Objetivo:
avaliar a implantação do programa de conservação auditiva em duas empresas de grande porte.
Métodos:
trata-se de uma pesquisa avaliativa de análise de implantação do tipo 1b. O estudo foi conduzido em três etapas, sendo: determinação do grau de implantação do Programa de Conservação Auditiva das empresas avaliadas; análise dos contextos políticos e estruturais das empresas avaliadas; e, por fim, uma análise da influência dos contextos políticos e estruturais no grau de implantação nas empresas avaliadas. Foram realizadas as seguintes análises para coleta dos dados: entrevistas, análise documental e observacional.
Resultados:
o Programa de Conservação Auditiva na 'empresa A' foi classificado como ‘implantado’ (91,1%) e na 'empresa B' como ‘parcialmente implantado’ (62,7%). O contexto de implantação da 'empresa A' se apresentou favorável à implantação do programa. Já na 'empresa B' o contexto foi considerado desfavorável, tendo categorias não favoráveis. Foi possível relacionar, também, que as características do contexto de implantação influenciaram positiva ou negativamente na implantação do programa.
Conclusão:
houve resultados satisfatórios quanto à implantação do Programa de Conservação Auditiva em ambas as empresas avaliadas.
Descritores:
Avaliação em Saúde; Perda Auditiva Provocada por Ruído; Avaliação de Programas