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Estudo de caso de uma criança vítima de privação social a partir de uma perspectiva dialógica

RESUMO

O objetivo do presente estudo é discutir como a terapia fonoaudiológica baseada em uma perspectiva dialógica pode propiciar o processo de apropriação da linguagem de uma criança vítima de privação social. Neste estudo de caso, de âmbito longitudinal, foram analisados os dados coletados, de fevereiro a novembro de 2016, a partir de sessões de terapia fonoaudiológica realizadas em uma Clínica-Escola de Fonoaudiologia localizada no sul do Brasil. A paciente quando iniciou o trabalho tinha 5 anos e foi vítima de privação social na primeira infância. Para o processo terapêutico e a avaliação de linguagem utilizaram-se atividades elaboradas, contextualizadas e pautadas em uma ou várias funções sociais, tais como brincadeira de casinha, bonecas. Durante o processo avaliativo notou-se, com relação à linguagem, que a criança não demonstrava intenção para iniciar ou responder turnos, não mantinha contato visual, utilizava palavras e enunciados incompletos e, em geral, ininteligíveis. Ao longo do processo terapêutico, notou-se que ela começou a participar mais efetivamente nos diálogos, replicando os enunciados alheios, a se posicionar com relação ao outro, a se perceber como um sujeito dialógico e a iniciar o processo interativo. Por meio das interações dialógicas ocorridas neste período, considera-se que houve a ampliação das possibilidades discursivas e de interação da criança, permitindo uma melhor organização do sujeito com relação à sua fala e ao papel que desempenha em cada interação social.

Descritores:
Fonoaudiologia; Terapia; Linguagem; Criança; Interação

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