RESUMO
Objetivo:
validar por conteúdo e usabilidade o aplicativo “NASF em Rede” direcionado para as equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
Métodos:
estudo metodológico, no qual participaram 18 especialistas, pesquisadores e profissionais, com diferentes áreas de formação, com vistas à validação de conteúdo e de usabilidade do APP. Realizado em quatro etapas: adaptação do instrumento; aplicação do instrumento de Avaliação de Adequação de Materiais (SAM); validação de conteúdo por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e avaliação da usabilidade por meio do System Usability Scale (SUS), respectivamente.
Resultados:
os participantes classificaram o material como válido, tanto no que concerne ao conteúdo quanto à usabilidade. Obteve-se índice de 83,5% para o instrumental SAM, pois 04 dos 06 tópicos constantes no instrumento apresentaram valores de 0,78, os quais foram considerados excelentes e dois deles foram avaliadas como bons, sendo acolhidas as recomendações dos juízes especialistas. O índice de usabilidade (5,5%) também foi considerado relevante.
Conclusão:
o aplicativo desenvolvido para profissionais do NASF- AB foi considerado válido quanto ao conteúdo e à usabilidade.
Descritores:
Validação; Tecnologia em Saúde; Atenção Primária em Saúde