RESUMO:
Objetivo: identificar e analisar as características da produção acadêmica sob a rubrica Relato de Caso.
Métodos: realizou-se uma pesquisa empírico-analítica dos trabalhos publicados nas revistas de Fonoaudiologia - DIC, CEFAC, CODAS e ACR, dos anos de 2009 a 2014, perfazendo um total de 151 trabalhos.
Resultados: (a) uma certa predileção pelos estudos de caso único mas uma tendência clara de estudar até cinco casos em relação aos estudos com maior número de sujeitos; (b) regularidade, em umas das revistas, no número de relatos de casos publicados ao longo do período estudado; progressão em outra e decréscimo nas outras duas; (c) uma hegemonia de artigos no campo da linguagem quando se cruza número de publicações e especialidade da Fonoaudiologia; (d) uma hegemonia de estudos com crianças em relação às outras faixas etárias; (e) equilíbrio entre o número de relatos de casos que discutem diagnóstico e os que discutem intervenção; (f) os relatos de caso cujo foco são os procedimentos clínicos, aqueles em que o diagnóstico e a terapêutica ou intervenção estão associados, ocorrem em menor número. Observou-se a necessidade de analisar criticamente este achado, dado que a Fonoaudiologia, como disciplina clínica, deveria evitar a separação entre terapêutica e diagnóstico. A clínica é uma estrutura e como tal, tem seus elementos componentes em articulação constante para que o sentido da intervenção possa ser identificado, descrito e explicado.
Conclusão: embora o relato de caso tenha presença constante nas publicações analisadas, sua importância para o raciocínio clínico ainda é bastante subestimada.
Descritores: Fonoaudiologia; Estudos de Casos; Relatos de Casos; Referência e Consulta