RESUMO
Objetivo:
avaliar o avanço da intenção comunicativa e da cognição em crianças com Transtorno do Espectro Autista após a aplicação de metodologia personalizada de comunicação alternativa.
Métodos:
foram realizadas dez sessões estruturadas de comunicação alternativa e os pacientes foram avaliados antes e após a intervenção quanto a intenção comunicativa e cognição (Vineland-3). Como material suplementar deste trabalho, foi elaborado o podcast “Desmistificando a Comunicação Alternativa”. Foi utilizado teste t-Student com o p <0,05 onsiderado significante.
Resultados:
os pacientes apresentaram melhoras quanto à intenção comunicativa, demonstrando maiores escores após a realização da intervenção.
Conclusão:
apesar de os pacientes apresentarem uma idade equivalente inferior à idade real na avaliação do subdomínio da comunicação, estes demonstraram avanços quanto às variáveis de comunicação expressiva, linguagem e escrita.
Descritores:
Transtorno do Espectro Autista; Linguagem Infantil; Cognição; Cognição Social; Fonoaudiologia