1ª sessão |
Aprimorar o vocabulário receptivo |
- Jogo de mímica: o participante fará uso de gestos e expressões faciais para transmitir uma mensagem. - Desenho da palavra dita: o terapeuta diz uma palavra em voz alta e o participante terá que representar visualmente com um desenho a palavra proposta. - O terapeuta irá ler uma história ou notícia do cotidiano e, quando aparecer uma palavra específica, o participante deverá realizar uma ação acordada previamente. Exemplo: toda vez que o terapeuta ler a palavra “cachorro”, o participante terá que bater palmas. |
2ª sessão |
- Jogo de sinônimos e antônimos: o terapeuta pedirá para o participante identificar palavras sinônimas e antônimas de uma classe de palavras. - Jogo de adivinhação: o terapeuta irá fornecer ao participante uma dica ou descrição de uma palavra e pedir-lhe para adivinhar a palavra. - Contação de histórias: o terapeuta irá pedir ao participante que conte uma história usando palavras novas ou com as quais ele não esteja familiarizado. Em seguida, o terapeuta irá fazer perguntas para verificar se compreendeu o significado dessas palavras. |
3ª sessão |
Aprimorar a categorização semântica |
- Categorização de figuras: o participante deverá separar as figuras dadas pelo terapeuta de acordo com as categorias semânticas pré-determinadas (exemplo: cores, alimentos, objetos domésticos). - Armazenamento de palavras de acordo com a categoria semântica (cada palavra é adicionada, por exemplo: participante diz vaca; terapeuta dirá vaca, pato; participante dirá vaca, pato, gato). - Organização de listas: será entregue uma lista de palavras desorganizadas e o participante deverá organizar em grupos. |
4ª sessão |
Promover a compreensão de palavras e frases simples na modalidade oral |
- Associação de conceitos: o terapeuta apresentará ao paciente uma palavra central e pedirá que ele liste outras palavras relacionadas a essa palavra central. Por exemplo, se a palavra central for “escola”, o paciente pode listar palavras como “professor, aluno, lousa, estudo” e assim por diante. - Compreensão de frases por meio de interpretação e jogo digital https://wordwall.net/pt/resource/3045088/compreens%C3%A3o-de-frases. O terapeuta irá ler as frases e o participante irá elencar a resposta correta. Caso não disponibilize do recurso digital, o terapeuta irá fazer perguntas orais do cotidiano do paciente para que o mesmo responda. - Compreensão de instruções: o terapeuta dará instruções verbais e o participante deverá executar os comandos propostos. Exemplo: “pegue dois objetos que você pode usar para comer”, “encontre três objetos que são vermelhos”, “selecione três roupas que você usa no inverno”. |
5ª sessão |
Ampliar o vocabulário expressivo |
- Mudar o final da história: o terapeuta escolhe uma história e lê em voz alta, após a leitura pede para que o participante conte um novo final para a história, tentando ser o mais detalhado e criativo possível. - Teatro: o terapeuta e o participante deverão criar diálogos entre os personagens, tentando ampliar o vocabulário com o uso de novas palavras. - Sequência lógica-temporal: o participante deverá narrar a história da sequência lógica ou narrar os fatos que aconteceram no seu dia. |
6ª sessão |
Estimular a capacidade de armazenamento e manipulação das informações |
- Jogos de quebra-cabeça: o participante deverá se lembrar das peças que tentou e das estratégias que está usando para montar um quebra-cabeça de, em média, 24 peças, a depender das habilidades cognitivas do participante. - Ordenação e sequenciamento: o terapeuta pedirá ao participante que ordene uma sequência de números ou objetos, posteriormente, terá que repetir o sequenciamento sem visualizar os objetos. - Jogo de tabuleiro Lince: o terapeuta dará 10 peças e o participante terá 2 minutos para encontrar as figuras solicitadas. |
7ª sessão |
- Discriminação e memória visual com objetos/brinquedos: o terapeuta irá dispor 5 objetos para o participante visualizar por 30 segundos, sem o participante ver; o terapeuta irá retirar um objeto e expor os demais para o participante dizer o objeto que sumiu. - Jogo da memória: o terapeuta apresentará ao participante um jogo da memória de, no mínimo, 16 pares para jogar. - Stop: através de um sorteio será escolhida uma letra do alfabeto para o participante dizer um nome, cor, objeto, alimento e animal. |
8ª sessão |
- Jogo de imitação: o terapeuta pedirá ao participante para repetir um padrão de sons, palavras ou frases. Por exemplo, o terapeuta irá dizer «macaco, girafa, elefante» e pedir ao participante para repetir na mesma ordem. - Ida ao supermercado: o terapeuta montará com o participante uma lista para ir ao “supermercado”, depois o participante terá que lembrar e pegar os itens que havia colocado na lista. - Músicas: o terapeuta colocará música para o participante escutar, depois ele deverá reproduzir, pelo menos, o refrão. O gênero fica a critério do terapeuta de acordo gosto musical do participante. Sugere-se um ritmo mais lento. |
9ª sessão |
Estimular a memória de curto prazo |
- Charadas: o terapeuta irá criar charadas simples e divertidas para o participante decifrar. - Caça ao tesouro: o terapeuta irá organizar uma caça ao tesouro dentro da sala de atendimento ou ambiente externo. - Construção com blocos ou Legos: o terapeuta irá apresentar figuras de desafios para que o participante construa diferentes objetos, como, por exemplo, torres, pontes ou casas com os blocos. |
10ª sessão |
- Memória auditiva: o terapeuta irá pedir ao participante para ouvir uma série de números, palavras ou frases e, em seguida, repeti-las na ordem correta. Começar com uma lista de 3 estímulos e ir aumentando gradualmente a quantidade de informações conforme o participante progrida. - Histórias em sequência: o terapeuta irá contar uma história curta para o participante e pedir para que ele repita a história na ordem correta. - Telefone sem fio: o participante irá falar uma frase que passará para os demais, sendo um por vez. Ao final verificar se é a mesma frase do início. |
11ª sessão |
Explorar classes de palavras em categorias semânticas |
- Jogo associação de ideia e Jogos digitais: https://wordwall.net/pt/resource/3480886/categorias-sem%C3%A2nticas, https://wordwall.net/pt/resource/9042367/categorias-sem%C3%A2nticas, https://wordwall.net/pt/resource/17069031/roletas-categorias-sem%C3%A2nticas: o terapeuta buscará estimular e aumentar o repertório lexical de substantivos, adjetivos e verbos das categorias semânticas que o participante apresente dificuldade ou relacionar diferentes campos semânticos. - Jogo organizando frases e apostila de frases estruturadas com imagens em velcro: o terapeuta propiciará a combinação de diferentes significados de palavras para formar frases. |
12ª sessão |
Ampliar a categorização de palavras em substantivos, adjetivos e verbo |
- Jogo de sequência lógica: o terapeuta utilizará sequências de três figuras, representando nomes, qualidades e ações para o participante estruturar frases oralmente e relatar acontecimentos, também na modalidade oral. - Jogo “quem” “o que?” “Como?” “onde?”- o terapeuta utilizará imagens e formação de frases oralmente. |
13ª sessão |
Maximizar a percepção e concordância de elementos na organização sintática |
- Jogo de sequência lógica: o terapeuta fará uso de sequências de imagens para a produção de enunciados gramaticais na modalidade oral, relacionando à lógica temporal, de gênero e número. - Livros de histórias: como recurso para abordar aspectos da estrutura gramatical da língua, em narrativas guiadas pelo terapeuta, mas com a participação efetiva do participante. A leitura não será o alvo, mas sim, a organização sintática por meio do encadeamento das cenas e imagens. |
14ª sessão |
Identificar e corrigir frases agramaticais |
- Jogos digitais: https://wordwall.net/pt/resource/1550191/frases-agramaticais,https://wordwall.net/pt/resource/33673593/ortografia/frases-agramaticais, nestes jogos, o terapeuta fará a leitura das frases e o participante identificará e fará as correções para que elas se tornem gramaticais. - Lista de frases gramaticais e agramaticais: o terapeuta irá mediar oralmente frases gramaticais e agramaticais, com a verificação do que é adequado e inadequado numa estrutura linguística de uma sentença, e o paciente deve corrigi-las, se necessário. |
15ª sessão |
Dissociar incorreções gramaticais e semânticas |
- Lista de frases com erros gramaticais e semânticos: o terapeuta irá apresentar oralmente frases com incorreções gramaticais e semânticas para o participante manipular e dissociar o erro gramatical, sem alterar o erro semântico. Exemplo: Terapeuta: A bolas é quadrada. O paciente deve responder: A bola é quadrada. - Lista de frases com erros gramaticais e semânticos: o terapeuta irá apresentar oralmente frases com incorreções gramaticais e semânticas para o participante corrigir o erro semântico, sem alterar o erro gramatical. Exemplo: Terapeuta: A bolas é quadrada. O paciente deve responder: A bolas é redonda. |